TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da Solubilidade dos Compostos e Determinação de Álcool na Gasolina

Por:   •  12/6/2015  •  Artigo  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Edson Carlos de Souza Santos Nascimento

Química Geral

25 - Abril - 2015

Salvador – BA

Resumo

No cotidiano muitos produtos contem substancias, propriedades e suas funções químicas . Por meio de aulas pratica e teóricas observamos a propriedade e características destas funções químicas. Indicadores como substancias que auxiliam a percepção qualitativa das referidas características alterando a cor, analise e variação de uma solução. Através dos processos possíveis reconhecerem aspectos, perceptível aos cincos sentidos humano, de ocorrência de uma dada reação química. Alguns destes aspectos são mudanças de temperatura, mudanças de coloração, liberação de gases, formação de precipitado entre outros. Esta obra tem por finalidade publicar os resultados obtidos a partir de experimentos que permitiram aos autores identificar suas reações químicas.

Palavra Chave: Reações químicas.

Sumário

1. Introdução

2. Objetivo

3. Parte experimental

3.1 Materiais e reagentes

3.2 Procedimentos experimentais

4. Resultado

4.1 Resultado parte 2

5. Referências Bibliográficas

6. Conclusão

Introdução

As propriedades e características vêm sendo estudadas há séculos por diversos cientistas das mais variadas nacionalidades. Cada função química apresenta um comportamento e propriedade particulares que podem ser constadas ou estudadas a partir de reações entre elas e observações dos produtos ou resultados obtidos. As propriedades destas substancias consiste em permitir a identificação dessas propriedades por variados meios (variação de cor, corrente e tensão elétricos) e a constatação da função química da substancia em analise.

Objetivo

O objetivo principal da pratica realizada e permitir aos alunos.” Caracterizar, através de experimentos, a variação das propriedades químicas e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um período da tabela periódica; estuda a polaridade das moléculas de solventes e solutos; estudar a influencia da polaridade das moléculas na solubilidade em diferentes solventes; aplicar o conhecimento de solubilidade para determinar a quantidade de álcool em gasolina”.

Parte Experimental

A aula laboratorial de estudos da solubilidade dos compostos na determinação de gasolina em agua os alunos realizaram duas etapas. Na primeira eles dissolveram em água, etanol e hexano: água, etanol, hexano, óleo, cloreto de sódio e gasolina em recipientes distintos para observar se a mistura formada foi homogênea ou heterogênea.

Na segunda parte os alunos fizeram, com o professor, um teste para determinação de álcool em gasolina, aprendendo a identificar se o combustível foi adulterado ou não.

Materiais e reagentes

Para realizar as práticas propostas no item anterior e cumprir com o objetivo das mesmas foram necessários os materiais e reagentes indicados na Tabela x.

Tabela x - Materiais e reagentes usados na prática

Descrição de quantidade

  • Tubo de ensaio 12 unidades
  • H2O (destilada) 10 ML
  • Etanol 10 ml
  • Hexano 10 ml
  • Óleo 06 gotas
  • Solução de cloreto de sódio 50 ml
  • Gasolina 56 ml
  • Fenolftaleína 08 gotas
  • NaCl(s) 3 porções pequenos
  • Proveta de 100 ml
  • Grande tubo de ensaio 1
  • Par de luvas plásticas 2

Procedimento experimental

Estudo da Solubilidade dos Compostos e Determinação de Álcool na Gasolina

Na primeira parte da aula prática a solubilidade de compostos os alunos numeraram os 12 tubos de ensaio, e inseriram os solutos e solventes conforme a Tabela x obedecendo  o procedimento do fluxograma da figura.

Tabela x - mistura de reagentes nos tubos de ensaio

                                                                                                                                                                                                     [pic 2]

A mistura dos reagentes foi executada sobre a bancada de atividades e os alunos observaram a mistura dos reagentes em cada tubo e anotaram os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (116.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com