TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial

Por:   •  1/5/2016  •  Seminário  •  8.848 Palavras (36 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 36

Universidade Federal de Viçosa[pic 6]

Estudo da Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial

e do Impacto Ambiental e Social

(EVTECIAS)

Título do Projeto

Nome dos Pesquisadores

Mês – 2009

Orientações Iniciais

O Estudo da Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial e do Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS) é um documento que deve ser entregue ao final da Primeira Etapa do Programa de Incentivo à Inovação (PII).

Para garantir a qualidade das informações que serão apresentadas, este documento deve ser construído ao longo do desenvolvimento do projeto. Os autores devem estar cientes de que o modelo que será apresentado é uma importante ferramenta de orientação para as atividades que serão desenvolvidas, tendo sido baseado na experiência do NTQI em Programas passados. Além disso, o processo de construção deste documento não é linear nem seqüencial; ou seja, várias atividades, como coleta de informações e reuniões com a equipe de pesquisadores, acontecerão em paralelo.  

É muito importante que os autores se preparem adequadamente para organizarem e armazenarem as informações que forem coletadas no processo (eg. por meio de planilhas e gráficos), pois é grande a quantidade de informações que serão geradas e coletadas. Além disso, a construção do modelo visou minimizar a repetição de informações, sem, entretanto, comprometer a coesão do documento. A função do documento, então, é explicitar os principais dados que serão requisitados para a posterior avaliação dos projetos pelos potenciais investidores, futuros parceiros e agências de patentes. Enfim, o foco de toda a equipe (pesquisadores, empreendedores e bolsistas) deve ser diminuir, ao máximo, o grau de incerteza associado às definições do projeto.

O EVTECIAS abrangerá cinco dimensões principais, imprescindíveis para avaliar o potencial de sucesso do projeto, a saber: (i) a tecnologia e suas aplicações; (ii) os recursos humanos envolvidos no projeto (pesquisadores-empreendedores e sua equipe), (iii) o mercado-alvo e potenciais clientes; (iv) o modelo de negócio vislumbrado; e (v) os recursos de pessoal, estrutura física e econômico-financeiros necessários para levar o projeto à etapa de comercialização. Após a análise dessas dimensões, concluir-se-á sobre a viabilidade de cada um desses aspectos.

O EVTECIAS deverá ser preenchido nesse mesmo documento, já formatado de acordo com os padrões do PII. Para tanto, deve-se deletar o conteúdo explicativo de cada tópico, mantendo-se apenas o título de cada um deles, a estrutura de sumário e as listas de tabelas e figuras. Também devem ser excluídas as Notas de Rodapé explicativas, para isso basta deletar o número sobrescrito no corpo do texto relativo àquela nota.[1]

Em relação ao número de páginas desse documento, não há a necessidade de atingir um número certo de páginas. O importante é que o texto esteja bem estruturado, com informações diretas e concisas. Com base em programas anteriores, acredita-se que um bom EVTECIAS tenha em torno de 30 páginas, excluindo eventuais anexos.


Sumário[2]

1.        Tecnologia, produtos e oportunidades de negócio        

1.1.        Caracterização da tecnologia        

1.2.        Oportunidades de negócio        

1.2.1.        Oportunidades inicialmente previstas pelos empreendedores        

1.2.2.        Outras oportunidades investigadas        

1.2.3.        Matriz de oportunidades        

1.3.        Proteção intelectual        

1.4.        Estágio de desenvolvimento        

1.5.        Processo produtivo        

2.        Equipe empreendedora        

2.1.        Equipe técnica        

2.2.        Equipe gerencial        

2.3.        Rede social        

3.        Mercado        

3.1.        Aspectos regulatórios        

3.1.1.        Legislação e regulamentação        

3.1.2.        Certificação e registros        

3.1.3.        Tendências dos aspectos regulatórios        

3.2.        Informações do setor alvo        

3.2.1.        Contexto de mercado e suas tendências        

3.2.2.        Dimensionamento de mercado        

3.2.3.        Segmentação de mercado        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59 Kb)   pdf (794.5 Kb)   docx (451.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com