TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Empresa de Segmento Comercial

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

AVA2

TRABALHO DA DISCIPLINA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

Estudo de caso: Empresa de segmento comercial

Estudo de caso – Lanchonete Pie House

Foi realizada uma visita na lanchonete Pie House, que é uma empresa de pequeno porte com cerca de 40 funcionários localizada em Duque de Caxias - baixada fluminense.

Após conversa com o proprietário do estabelecimento, que está sempre presente supervisionando de perto e recebendo os clientes. O estabelecimento está sempre muito lotado, e pude notar que o diferencial além do sabor dos alimentos, está sem dúvida na organização e agilidade em atender os clientes. Os funcionários mantem um padrão onde o cliente passa por etapas entre fazer o pagamento do pedido até receber o lanche (o que faz com que seja tudo bem rápido e eficiente). Identifiquei estar presente a teoria estruturalista que possui como base a estrutura das relações humanas, onde é entendida a importância de comportamentos motivacionais dentro de uma organização. O proprietário procura estar sempre presente fazendo visitas periódicas no estabelecimento, O supervisor está sempre ao lado da equipe, mostrando sempre muita cordialidade para com os clientes, motivando os funcionários, mantendo a ordem e trazendo soluções rápidas aos eventuais problemas do dia a dia. O proprietário enfatizou que a agilidade no serviço e o bom atendimento aos clientes é prioridade e por esse motivo é muito importante que seus funcionários estejam sempre motivados para assim, executar o trabalho com perfeição. Os funcionários, por exemplo, recebem um bônus referente a uma porcentagem dos lucros obtidos naquele mês.

Assim como o Burger King, A Pie House já possuiu algumas mudanças que por sua vez são analisadas em menores períodos de tempo. Foi relatado que a cada trimestre o proprietário e seu sócio, juntamente com o supervisor, tendem a se reunir comparando os lucros e índices para decidir o que pode ser mudado e o que deve continuar sendo utilizado no estabelecimento como forma de melhorar as vendas e a receita. O estabelecimento também utiliza de pesquisas para saber como andam as vendas e os preços dos concorrentes para estabelecer um padrão de preços.

Abaixo algumas mudanças que foram realizadas.

- Descontos nos lanches para estudantes uniformizados em dias úteis.

- Garçonetes no salão para auxiliar aos clientes e organizar os lugares com mais agilidade.

- Mudança na decoração e melhoria nos móveis para melhor conforto dos clientes.

- Disponibilizaram massas e salgados congelados para revenda.

O estabelecimento fica localizado no centro de Duque de Caxias, que dispõe de muitas lanchonetes e redes de fast-food, o que torna a concorrência gigantesca. É preciso grandes estratégias, mas é notável a popularidade da Pie House pois está sempre bem lotada e ainda assim, segundo seus clientes, o estabelecimento não perde no quesito de agilidade no atendimento e qualidade no sabor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com