TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da desistencia de alunos na faculdade

Por:   •  9/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE NOBRE

ENGENHARIA MECÂNICA

A DESISTÊNCIA DOS ALUNOS

[pic 1]

Caio Vinicius

Diego Vito

Marlon Mateus

Vinicius Bispo

OUTUBRO / 2014

  1. Introdução

        Muitas pessoas tem a ambição de adentrar a uma instituição de ensino superior com o intuito de obter status perante a sociedade, ou com a finalidade de conseguir uma melhor condição de vida. Dessa forma, acabam optando por cursos que possuem uma melhor valorização salarial. Dentre estes cursos, os que possuem um maior número de inscritos são as engenharias.

         O fato é que as turmas de engenharia começam cheias e vão, ao longo dos semestres, diminuindo. Os alunos culpam a falta de uma base solida nas Ciências Exatas, em relação aos conhecimentos adquiridos nos Ensinos Fundamental e Médio. Objetivando tentar reduzir o índice de evasão do curso, a Faculdade Nobre incorporou na sua grade a matéria Pré-calculo.        

                   

  1. Problemática                

         Será que todos os egressos do curso de engenharia possuem aptidão nas ciências exatas? Menos de um terço dos inscritos conseguem chegar até a etapa final. Dessa forma, buscamos analisar os principais fatores que interferem no andamento do curso e encontrar uma possível solução para essa evasão. Muitos dos alunos tem que conciliar o estudo com o trabalho para, na maioria das vezes, sustentar uma família. Assim, acaba inviável a dedicação total do bacharelando.

        Outro fator que contribui em grande escala para esse abandono do curso é o descaso dos alunos. Estes, acabam entrando no ensino superior só para conseguir o diploma e optam pela engenharia pela alta remuneração no mercado de trabalho. Por tanto, não conseguem acompanhar a exigência imposta.

        Por último, mas não menos importante, está a falta de preparo dos egressos. Os discentes chegam a faculdade com a mínima noção do curso, pensando que encontrarão facilidades. Assim, a falta de informação de muitos, os levam a deixar o curso.

  1. Objetivo Geral

        Compreender os reais motivos que levam os alunos a desistência repentina do curso de engenharia.

  1. Objetivos Específicos

3.1

        Colher dados resultantes de pesquisas em campo.

3.2

        Analisar os resultados obtidos pelos alunos nas matérias posteriores ao pré-cálculo.

3.3

        Encontrar soluções para a grande evasão dos alunos.

  1. Justificativa

        Observando a dificuldade presente na maioria dos calouros, fizemos esse projeto de pesquisa a fim de entender esse déficit educacional na área da engenharia. Assim, essa grande desistência dos alunos ocasiona uma grande perda na formação de futuros profissionais nessa área.

        Os dados obtidos nessa pesquisa serão importantes na busca de medidas educacionais que visem a correção do respectivo problema. A solução obtida será importante não somente para a faculdade, mas para todo o mercado educacional e profissional.

        Esse tipo de pesquisa, já foi feita anteriormente e alcançou grandes resultados, como exemplo, temos a adesão da matéria pré-calculo na grade curricular da Faculdade Nobre. Essa adesão, visa a melhora na base estudantil da matemática para os calouros da engenharia. Por tanto, esse tipo de pesquisa é fundamental para o aperfeiçoamento do curso.

  1. Fundamentação Teórica

                Para muitos autores, um sistema acadêmico que possui algum déficit, deve, de alguma forma, ser inovado. Para Barcelos (2003), um sistema que precisa ser inovado é aquele no qual as barreiras são interpretadas como sinônimos de inovação. Por tanto, para que essas inovações ocorram é necessário o estimulo da universidade para os estudantes na busca constante de informação, para que assim eles tirem suas próprias conclusões a respeito da sua área de atuação.  

                Já para Peter Drucker (apud Rocha, 2009), “inovação é a ferramenta específica dos empreendedores, o meio através do qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio ou serviço diferente”. Assim, os estabelecimentos de ensino devem sempre buscar inovar os serviços prestados, para que, futuramente recebam o retorno tanto lucrativamente quanto no prestígio.

                O professor do curso de Mecânica do Campus São Paulo, Roaldo Tonhon Filho, autor do livro “Ensino superior & mercado de trabalho - engenheiros no Brasil’, aborda, na sua publicação, a evasão nos cursos de Engenharia. Na sua obra, ele faz um apanhado geral das principais causas da evasão presente no curso e sugere mudanças inovadoras para as instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com