TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Por:   •  14/9/2018  •  Artigo  •  5.476 Palavras (22 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 2]

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Alessandra Antonia de Almeida Lopes

Dourados – MS 2018


[pic 3]

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

(O ESTUDO DO ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL)

ALESSANDRA ANTONIA DE ALMEIDA LOPES

Artigo apresentado ao Programa de Pós- Graduação Lato Sensu da Faculdade Iguaçu, Capanema-PR, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Educação Especial, sob orientação da professora Dra Nubea Rodrigues Xavier.

Dourados – MS 2018


AGRADECIMENTOS

A Deus, por ter me dado o dom da vida.

Agradecemos também, os incentivos recebidos por toda família e amigos que de forma direta ou indireta contribuíram para o meu sucesso.

Aos nossos familiares, pela força nos momentos difíceis, pelo carinho e amor.

A nossa orientadora, Dra. Nubea Rodrigues Xavier pelas orientações prestadas e incentivos.

Aos demais professores do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial, Lato senso da faculdade Iguaçu, Capanema- PR, que contribuíram para a realização dessa etapa da nossa formação.

E aos colegas de curso, que estiveram sempre ao nosso lado, contribuindo na realização da nossa formação.

A educação em si é capaz de lapida qualquer ser humano.

(Raimundo Soares de Andrade)


Resumo.

A escola, em seu objetivo da inclusão fomenta a aprendizagem comum a todos os alunos, por meio dos recursos proporcionados pelo Estado e pelo papel desempenhado pelo professor na educação. Neste trabalho discutimos a educação e a inclusão escolar. Discutimos também como o aluno com Deficiência Intelectual pode se desenvolver no ensino regular. E o que contribui para a aquisição de conhecimentos na vida como um todo, busca valorizar a importância do aprendizado em sala de aula no cotidiano do aluno e, também por considerar um tema atual e relevante tanto para professores de educação básica no contato direto com as crianças com necessidades educacionais especiais. A prática educativa do professor, juntamente com a escola, tem o compromisso de buscar meios que contribuam para o desenvolvimento do aluno, não somente enquanto educando da escola, mas como ser humano. Desse modo, o educador saberá criar estratégias e situações que gerem aprendizagens usando de recursos na formação de seus educandos.

Palavras-chave: Aprendizado; Educação; Ensino Especial; Inclusão Escolar


Sumário

  1. Introdução        4
  2. Deficiência intelectual e suas implicações: conceito e estratégias para profissional da educação        5
  3. Ensino e Aprendizagem do aluno com deficiência intelectual        8
  4. Considerações finais        15
  5. Referências bibliográficas        17


Introdução

Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre o que é deficiência intelectual, suas limitações e propostas de aprendizagens, dificuldades do professor em ambiente escolar na busca da melhoria da qualidade das respostas educativas para uma escola inclusiva, sendo elas: professor, como ele deve atuar em sala de aula, quais as suas propostas de trabalho, como lidar com o aluno, acolhendo e capacitando, buscar alternativa que colaborem tanto para a inclusão, como para o desenvolvimento dessas crianças torna- se um desafio, pois a educação inclusiva deve respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem, considerando as limitações de cada aluno na elaboração dos planejamentos de ensino, ao passo que também repensa as práticas pedagógicas o que acaba implicando numa nova proposta curricular para atender tal demanda em meio a escola comum SCHMID, (2011, p. 26) É importante que o professor tenha os conhecimentos específicos na área,

para isso qualificar-se é fundamental, o educador deve tornar a sua pratica pedagógica um momento de prazer e significação, que esse aluno constitui no âmbito escolar um conhecimento significativo , conheceremos a organização de ensino do aluno com deficiência intelectual no ensino regular, há muito a ser explorado, considerando - se a necessidade de aprofundar os conhecimentos para o atendimento à diversidade encontrada nas salas de aula, em todos os níveis e modalidades do sistema educacional brasileiro.

A educação inclusiva implica eliminar barreiras que se contrapõem à aprendizagem e à participação de muitas crianças, jovens, adultos, com a finalidade de que as diferenças culturais, socioeconômicas, individuais e de gênero não se transformem em desigualdades educativas. Definitivamente, a educação inclusiva centraliza a sua preocupação no contexto educativo e em como melhorar as condições de ensino e aprendizagem, para que todos os alunos participem e se beneficiem de uma educação de qualidade (ALVES, 2005, p. 23).

Quando uma criança tem acesso ao conhecimento é uma das maneiras de efetivar a inclusão social e escolar das pessoas com necessidades especiais ou não. Ao pesquisar e conviver com essas pessoas mudam-se as concepções, preconceituosas e atitudes inadequadas instaladas no ser humano em relação as diferenças, o contato direto com elas nos dá o entendimento que somos todos iguais.


  1. Deficiência intelectual e suas implicações: conceito e estratégias para profissional da educação

KRYNSKI (1983) explica que tipo de deficiência é um rasto complexo de quadros clínicos, produzidos por várias etiologias e que se caracteriza pelo desenvolvimento intelectual insuficiente, em termos globais e específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com