TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de aia

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Controle Ambiental (PCA), desenvolvido pelos alunos...., do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE-MG, objetivando o licenciamento ambiental para empreendimento de uma usina de produção de carvão vegetal a partir do plantio de eucalipto no município de Carbonita-MG.

1      CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

  1. Identificação de empresas

  1. Razão Social: Usina de Carvão Vegetal de Carbonita AS.
  2. CNPJ: 78.425.986/0036-15
  3. NOME FANTASIA: CARBONITA.
  4. Endereço: Rua Jequitibá, nº 69, Bairro Olaria, Carbonita-MG, CEP 35171-056.
  5. Telefone: (38) 3846-6962.

  1. Responsável Técnico
  1. Nome:
  2. Formação profissional:
  3. CREA:
  1. INTRODUÇÃO

Este documento constitui o PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL, solicitado pela professora Tânia, realizado pelos alunos ....., contendo informações necessárias à análise do Licenciamento Ambiental.

O empreendimento consiste na construção de uma Usina de carvão vegetal por plantio de eucalipto na Fazenda do Campo, madeira, Cabo Verde, Jac, Jequi e Arroz situado em Carbonita-MG. O porte e o potencial poluidor do empreendimento pode ser considerado classe 3 segundo a Deliberação Normativa COPAM Nº074 de 09 de setembro de 2004, sendo assim este faz do Anexo 1 e é passível de Licenciamento Ambiental.

O Carvão Vegetal no Brasil é responsável pela produção de 30% do ferro-gusa, a liga metálica que dá origem ao aço utilizado em veículos, máquinas, navios, trens, cabos, entre outros produtos, o Brasil também é responsável por cerca de 30% da produção mundial de Carvão Vegetal. Este produto é imprescindível para diversas atividades industriais e familiares não apenas no Brasil como no mundo, este tem por característica ser uma substancia adsorvente que consegue reter materiais em sua superfície devida sua porosidade, porém o grande problema na produção de Carvão Vegetal no Brasil é a forma rudimentar usada em tal processo, sendo estes fornos feitos de tijolos, com aparência de um Iglu chamado Meda ou Rabo-Quente.

A produção de Carvão Vegetal na maioria das vezes tambpem se dá pela queima de mata nativa, o que gera degradação do solo, destruição de habitats naturais e do ecossistema em geral, podendo também prejudicar áreas próximas ao empreendimento devido à grande emissão de poluentes atmosféricos. Formas de diminuir impactos na produção do Carvão Vegetal vêm sendo implantadas, como queima de madeira de reflorestamento, como eucalipto, e o uso de fornos metálicos cilíndricos que garantem maior rendimento na produção que os fornos “Iglus” e ainda garantem a total exaustão dos gases produzidos, reaproveitando-os novamente no processo de aquecimento.

Apesar dos problemas relacionados à produção do carvão vegetal como foi dito acima, existem formas mais limpas para a produção deste. O carvão é uma fonte energética natural, com baixa emissão de poluentes e que vem cada vez mais ganhando mercado mundial.

  1. OBJETIVOS

O Plano de Controle Ambiental tem por objetivo apresentar à proposta de parcelamento, assim como, as medidas de mitigação, controle e compensação ambiental dos impactos negativos decorrentes da instalação do empreendimento.

  1. CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS E MEDIDAS MITIGADORAS

  1. Ruídos
  1. Geração

O ruído gerado na Usina de Carvão Vegetal é oriundo do maquinário utilizado para os cortes de eucalipto e transporte deste.

  1. Controle de Emissão de Níveis de Ruídos

O empreendimento deve ser implantado no interior da floresta de eucalipto para que o ruído gerado seja abafado pela floresta, o maquinário utilizado deve passar por manutenção periódica e os colaboradores devem fazer uso de EPI’s relacionados a proteção auricular.

  1. Gases
  1. Geração

Os gases gerados na produção do carvão vegetal são oriundos do processo de carbonização. O Dióxido de Carbono também é disponibilizado para a atmosfera pelos veículos utilizados no empreendimento, sendo que também pode ocorrer emissão de enxofre e dióxido de nitrogênio através da queima de combustível com presença de impurezas.

  1. Monitoramento das Emissões e Qualidade do Ar

O monitoramento das emissões e da qualidade do ar serão realizados através de células de monitoramento, que irá mensurar as taxas de emissão de dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio,monóxido de carbono e material particulado, devidamente ligadas à um computador central (PLC), que enviará os dados pela internet para Fundação Estadual do Meio Ambiente FEAM.

Tal monitoramento permite que seja feita a modelagem, e consequentemente a previsão da dispersão atmosférica dos poluente na área sobre a influencia dessa usina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com