TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio no Setor Engenharia de Manufatura

Por:   •  1/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.560 Palavras (19 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

Gabriel Vergani

estágio no setor engenharia de manufatura linha leve empresa fras-le

CAXIAS DO SUL

2023

GabrielVergani

estágio no setor engenharia de manufatura linha leve empresa fras-le

Relatório de Estágio em Engenharia de Produção apresentado à Universidade de Caxias do Sul, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Produção.

Orientador Profa. Me. Michele Otobelli Bertéli

CAXIAS DO SUL

2023

sumário

1        INTRODUÇÃO        3

1.1        DESCRIÇÃO DA EMPRESA        3

1.1.1        PRODUTOS E/OU SERVIÇOS        3

1.2        DESCRIÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO        5

1.3        JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA DO ESTÁGIO        5

2        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

2.1       MANUFATURA ENXUTA – FERRAMENTAS                                                          7

3        PLANO DE ATIVIDADES        9

4        DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO        10

4.1       ANÁLISE DAS ATIVIDADES                                                                                   10

4.2       ANÁLISE DAS OPERAÇÕES                                                                                    11

4.3       ESTUDO DE TEMPO – CRONOANÁLISE                                                               11          

4.4       ESCOLHA DO PROCESSO ANALISADO                                                                12

4.5       MATERIAIS UTILIZADOS                                                                                        13                                    

4.6       APLICAÇÃO DO MODELO DE CRONOANÁLISE                                                13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem como finalidade descrever as atividades realizadas durante o período de estágio supervisionado. Todas as atividades foram realizadas com conhecimentos adquiridos ao longo de minha graduação e também durante o estágio. O estágio é uma etapa da vida acadêmica de suma importância, onde pode-se colocar em prática todos os aprendizados obtidos durante o período de graduação, usando todo esse conhecimento para promover melhorias para a empresa. Além de conhecimentos que já possuo na parte fabril da empresa, o estágio vai oportunizar não só o ganho de aprendizado, mas também o esclarecimento de dúvidas que se geram ao longo da caminhada profissional na empresa.  Poderei conhecer o dia a dia de um analista de processo, assim como as necessidades enfrentadas pelos mesmos e ter a vivência com outros profissionais de diversas áreas.

O estágio foi realizado na Empresa Fras-le SA, uma empresa que atua na área de fabricação de autopeças, como lona e pastilha de freio. Investe continuamente em tecnologia para garantir a máxima segurança a seus clientes. Localizadas na RS 122, Km 66, nº 10945 - Forqueta, RS, - Brasil, sendo uma empresa de grande porte, possuindo um conjunto profissional de várias áreas como Engenharia do Produto, Marketing e outros. O estágio por sua vez se realizará no âmbito do setor Engenharia de Manufatura Linha Leve, juntos aos analistas de processos, que têm suas atividades como fundamental importância para a empresa, pois são eles que analisam e otimizam os processos de uma organização, com o objetivo de melhorar a eficiência, a qualidade e a produtividade do trabalho realizado.

No percorrer do estágio serão desenvolvidas várias atividades, geradas pelas demandas dos analistas, mas nem todas serão detalhadas neste relatório, foco principal será a cronoanálise, onde tem como objetivo de mensurar, os desperdícios embutidos nos processos.  

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Fras-le é uma empresa global dedicada a oferecer produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas estradas, trilhos e pistas de pouso, garantindo assim, a integridade da vida. Nasceu em 1954, em Caxias do Sul (RS), Brasil, fundada por Francisco Stedile, hoje, é o centro de força de reposição em autopeças, reunindo produtos de qualidade premium e marcas icônicas em seu portfólio, além de ser o maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais.

         Caracteriza-se no desenvolvimento, produção e comercialização de materiais de fricção e não fricção para a aplicação em sistemas de frenagem e suspensão. Além disso, tem um portfólio amplo de componentes para os sistemas de freio, transmissão, motores, suspensão, entre outros.

Ganhando maior força, entre os passar dos anos, tem construído uma plataforma cada vez mais diversa em relação ao mix de produto, vivendo uma jornada de aquisições que tem como principal objetivo a manutenção, o crescimento e a perpetuidade dos negócios. Em adição aos movimentos de aquisição, investimos constantemente em nossa expertise química, física e de engenharia para desenvolver materiais mais inteligentes, sejam eles mais leves, mais eficientes ou com matérias primas mais sustentáveis. Opera em mais de 120 países, com dez unidades industriais e dois centros de tecnologia e desenvolvimento. Desde 1996, faz parte das Empresas Randon.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (649.1 Kb)   docx (718.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com