TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Organizacional Do SENGE - Setor De Engenharia Da Empresa SESI

Trabalho Universitário: Processo Organizacional Do SENGE - Setor De Engenharia Da Empresa SESI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA

ÁREA DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Delimar Paredes

Hamon Dantas

João Batista Neto

Josely Silva

Maria Lúcia Remigio

Mychelle Meireles

Processo organizacional do SENGE

setor de engenharia da empresa SESI

Belém – PA

2012

Delimar Paredes

Hamon Dantas

João Batista Neto

Josely Silva

Maria Lúcia Remigio

Mychelle Meireles

Processo organizacional do SENGE

setor de engenharia da empresa SESI

Orientador: Prof. Luiz Carlos Ongaratto

Belém – PA

2012

1. INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico interdisciplinar a seguir trata-se de uma composição escrita, denominada de Tempo Verde do 4º período do curso de Bacharelado em Administração, do Centro Universitário do Pará (CESUPA), seu foco é a análise do processo organizacional e a construção de um relatório analítico-crítico, com destaque para as funções e as variáveis administrativas envolvidas na série de ações que ocorrem de maneira determinada dentro do lócus em estudo. Bem como a proposição de melhorias a partir do cruzamento dos fatores potenciais e limitadores observados no departamento em questão.

O Lócus escolhido foi o Setor de Engenharia (SENGE), este departamento pertencente ao Serviço Social da Indústria – Departamento regional do Estado do Pará (SESI – DR/PA). Foram realizadas duas visitas ao local de estudo, onde foram usados como métodos para coleta de informações: a entrevista com o gestor, onde o mesmo apresentou o departamento e sua função específica dentro do SESI; e um questionário de perguntas relativas ao funcionamento do setor e seu processo organizacional.

O trabalho está dividido em Delimitação da Unidade – Caso e subdividido em: Empresa, onde de forma sintética há a descrição geral do SESI, sua criação e atuação no Brasil, Pará e Belém e aspectos relevantes como origem dos recursos, estrutura, projetos em educação, saúde, esporte, lazer e responsabilidade Social; A célula observacional, destacando as ações e estratégias do SENGE e correlacionando as variáveis e funções administrativas com no ambiente organizacional; O quadro analítico que identifica as potencialidades e limitações do departamento, levando em consideração a realidade quotidiana observada anteriormente pelos métodos já destacados; O cruzamento das informações obtidas, onde é feita a análise criteriosa dos fatores potenciais e limitadores; As ações de melhorias propositivas é a etapa onde a luz das teorias da administração as ações de aperfeiçoamento da realidade retratada são apresentadas, com o objetivo de propor soluções aos problemas encontrados dentro do ambiente organizacional, e por último as considerações finais.

2. DELIMITAÇÃO DA UNIDADE - CASO

2.1 A EMPRESA

Criado como instituição privada e sem fins lucrativos, o SESI é uma organização que, segundo o Portal da Indústria Brasileira, tem o objetivo de promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde, cultura, esporte, lazer, e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial. O esforço está, em conjunto com as empresas, instigar o crescimento educacional dos brasileiros, capacitando com ferramentas que estimulam um ambiente de trabalho seguro ao mesmo.

Desde 1946 o Serviço Social da Indústria se espalhou pelo Brasil chegando até os 26 estados e Distrito Federal através dos departamentos regionais. Atualmente encontram-se 1218 unidades, contando com escolas que oferecem ensino básico para jovens e adultos, acompanhamento pedagógico, bibliotecas, teatros e centros culturais. Ao lado de outras instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (SEBRAE), o SESI compõe o sistema S , que possui o objetivo de disponibilizar uma boa educação profissional e promover o bem-estar social.

Fundado em Belém inicialmente como uma Delegacia Regional, foi instituída em 1954, como Departamento Regional. No Pará o SESI está inserido em 23 municípios com 11 unidades operacionais e nove unidades moveis, contando com 503 colaboradores na força de trabalho. Em 2011, a receita alcançada pela instituição no Estado foi de 10 milhões de reais, estimando-se o mesmo resultado até o fim de 2012. As cidades de Ananindeua, Marabá, Altamira, Castanhal, Santarém e Santa Izabel do Pará foram ás primeiras cidades onde o SESI se instalou no Estado.

As responsabilidades na administração, organização e planejamento do SESI estão delegadas aos conselhos (nacional e regional) e aos departamentos (nacional e regional), sendo as funções normativas e de fiscalização dirigidas aos conselhos e o as funções executivas e operacionais aos departamentos. Composto por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores, o conselho é a ordem superior do SESI. O departamento nacional é chefiado pela diretoria de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e executada pela superintendência nacional.

Segundo a Lei nº 5.107, de 1966, as empresas arrecadam 1,5% sobre o total da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com