TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 - Ergonomia E Segurança Do Trabalho

Trabalho Universitário: Etapa 3 - Ergonomia E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 3 – Diagnóstico do trabalho de Campo

Este relatório tem por finalidade mencionar todas as irregularidades encontradas no posto de trabalho do Controlador do transporte coletivo, relacionando todos os problemas com os conceitos de ergonomia e antropometria.

O primeiro Problema que pode ser encontrado é o estresse enfrentado por ele diariamente. Seu cérebro é exigido quase que 100% do tempo, e precisa tomar decisões a todo instante, alem de inúmeras outras tarefas que ele precisa realizar, ou seja, o funcionário esta sobrecarregado. São muitas tarefas para apenas uma pessoa realizar. Poderíamos pensar na opção de dividir todo esse trabalho com mais de uma pessoa.

O segundo problema era para buscar os escaninhos de todos os ônibus. Já dissemos que todos esses escaninhos deveriam ser substituídos por planilhas de Excel, mante-las salvas virtualmente no computador, pois existem mais de 50 onibus e 20 microônibus que precisam ser controlados, e todos eles possuem pastas individuais, ou seja, são mais de 70 pastas que necessitam ser buscadas constantemente no nível do chão. Alem de essa atividade afetar fisicamente o controlador, forçando-o a abaixar e levantar inúmeras vezes no dia, e comprometendo sua postura, também causa um estresse muito grande, só pelo fato de perder tempo procurando cada pasta. Se essas informações estivessem salvas no computador, o controlador não precisaria abaixar-se constantemente, e também facilitaria a procura de cada pasta.

È citado que o controlador precisa constantemente virar-se para trás para atender às pessoas que se posicionam atrás dele, ou seja, o layout da sala esta incorreto. A mesa do controlador deve estar disposta de forma que ele veja quando uma pessoa adentra sua sala, e ele não precise se virar para atende-la, mas sim manter sua postura de trabalho.

Existem muitos telefones a serem atendidos por ele. Ninguém consegue realizar duas tarefas ao mesmo tempo, e cumprir 100% das necessidades exigidas por essas tarefas, então, o mais viável seria unificar essas linhas, para que não haja a possibilidade de atender dois telefones ao mesmo tempo.

Outra irregularidade são as condições da sala do controlador. Podemos observar que a sala que ele trabalha é escura, barulhenta e quente, que vai totalmente contra aos princípios ergonômicos. O ambiente de trabalho deve ser claro, com muita luminosidade, deve possuir uma acústica boa, que não ira causar danos à sua audição, e também um ar arejado, seja ele o ar ambiente, que adentra pelas janelas, ou até mesmo o ar condicionado.

• Passo 3

1. Quais são as principais causas do estresse no trabalho?

De acordo com pesquisas realizadas entre os trabalhadores, a principal causa de estresse no trabalho é o fato de se trabalhar sob pressão. Essa respostas apareceu em 28% dos entrevistados.

Em segundo lugar com 26% de freqüência nas respostas, o fator de estresse foi a falta de ferramentas adequadas.

Em terceiro lugar com 22% dos votos, foram citados o mau humor de chefes e colegas de trabalho.

Em seguida vem dois itens empatados. São eles: Trabalhar mais do que deve, e Ganhar menos que o colega.

E os outros 4% apresentaram motivos diversos.

2. Como ocorre a insatisfação dos trabalhadores?

Vou citar alguns fatores que podem causar insatisfação no trabalho:

INSEGURANÇA: Queda de produtividade e motivação. Esses fatores levam ao presenteísmo - quando o profissional está no escritório, porém seu rendimento é baixo -, pois a pessoa está mais preocupada com a manutenção do emprego do que com a qualidade do que faz.

SOBRECARGA DE TRABALHO: Nervosismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com