TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relacoes De Trabalho

Exames: Etica E Relacoes De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - Ética e Relações Humanas no Trabalho

ALINE NUNES DA SILVA – 4571868764

ANGELICA OLIVEIRA - 1299863617

CARLOS A. A. DE ABREU – 4542860981

GILDEMÁRIO SOUZA -1299894623

GRACIELA COSTA - 1299903962

MARCOS FONSECA - 3815624004

BELO HORIZONTE / MG

2012

ALINE NUNES DA SILVA – 4571868764

ANGELICA OLIVEIRA - 1299863617

CARLOS A. A. DE ABREU – 4542860981

GILDEMÁRIO SOUZA -1299894623

GRACIELA COSTA - 1299903962

MARCOS FONSECA - 3815624004

Professor tutor presencial:

Professora tutora a distância: Josiane Fernanda Sartore

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Logística Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Josiane Fernanda Sartore.

BELO HORIZONTE / MG

2012

SUMÁRIO

Introdução 4

Cenário atual do mercado de trabalho 5

Conceito e diferença de ética, moral e lei 7

Aplicação das normas morais

Cidadania empresarial das organizações

Mapa Conceitual.................................................................................

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Abordaremos um tema bem controverso e interessante, ética e relações humanas no trabalho, além de vermos conceitos de moral, lei, valores, condutas, costumes, comportamentos, e ética ligada à responsabilidade social. É normal encontrarmos empresas agindo sem ética no mercado, por causa de alguns gestores que tem uma visão distorcida do que é ética e de como agir com ética no mercado. Discutiremos as relações humanas nas empresas, até onde vai à obediência de colaboradores a gestores sem ética. Veremos o perfil de empresas socialmente responsáveis que agem com ética com os seus colaboradores e com a sociedade e exigem o mesmo dos seus fornecedores, produtores e distribuidores.

CENÁRIO ATUAL DO MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho esta mudado e com isso a forma de você gerir sua

Carreira também.A décadas na qual vivemos hoje será lembrada no futuro como o

Início de uma revolução imperceptível.O ritimo alucinante de mudanças na qual vivemos impede as empresas de fazerem planos de carreira de longo prazo.O maior

Inimigo do sucesso e o próprio sucesso que acaba fazendo nos acomodar.

Em um mercado aonde não somente tecnólogos em logística, mas tantos profissionais têm deixado de lado princípios básicos de ética e da moral, é necessário que eu, você, nós, tecnólogos em logística norteemos nossos caminhos levando em consideração os princípios éticos, para que nossas ações sejam diferenciadas dos demais, visando que o mercado está cada vez mais exigente, competitivo e inovador afim de buscar profissionais qualificados, que tenham postura pró-ativa e que sejam empreendedoras.

O grande desafio atual é desenvolvermos excelentes gestores em logística para o segmento público e privado. Simples, porém complexo, porque a implementação das melhores práticas logísticas tornou-se uma das áreas operacionais mais desafiadoras e interessantes por que a grande finalidade da logística é não somente satisfazer o cliente colocando o produto certo, no local certo, na hora certa, pelo menor preço, demonstrando a sua competência logística.

O objetivo no mercado de trabalho é apresentar ao cliente qualidade, velocidade e consistência de entrega, se tornando uma empresa como fornecedora preferencial, fidelizadora e ideal. É a grande meta a ser alcançada.

O cenário atual do mercado para logística é bastante promissor, principalmente com o crescimento dos pedidos ecomerce. A globalização tem sido o diferencial para este segmento, acabando com barreiras, exigindo dos profissionais a excelência, pontualidade e principalmente a tecnologia para saber exatamente a hora da saída e da chegada dos seus produtos, inclusive acompanhamento em tempo real. Nesse mercado a exigência tem sido enorme, e somente empresas sérias e comprometidas com ética e seus valores é que conquistarão o mercado, inclusive um mercado sem fronteiras.

Atualmente as empresas a procura de vantagens competitivas tem constantemente se renovado e se inventando.Com o crescimento econômico aumentou a oferta e o consumo de bens e serviços fazendo com que as empresa

passem a produzir e competir em escala global .O desafio e preparar um profissional

que atenda ao mesmo tempo as necessidades das empresas e que tenha uma preparação para minimizar os problemas decorrentes da globalização.E preciso saber se adequar a nova lei de sobrevivência do atual mercado de trabalho que exige uma constante atualização e desenvolvimento de especialidades e competências de modo a atender aos novos requisitos técnicos ,econômicos e empregatícios.

OBSERVAÇÕES:

- Este relatório deverá ter até 2 (duas) páginas;

CONCEITO É DIFERENTE DE ÉTICA, MORAL E LEI

Ética: A ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade ou uma organização que interage. A ética é tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que torne uma moradia saudável. A ética é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.

É como o homem deve se comportar na sociedade, garantindo uma boa convivência com o seu semelhante, então pode se referir a regras e também princípios para a sua conduta.

Moral: A moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, que tem como fundamento a obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais. A moral identifica um modo de agir humano regido por normas e valores, por hábitos e costumes. Comportamento prático do homem. A moral esta ligada a consciência para que o homem não somente saiba a diferença mas escolha entre o certo e o errado.

Lei: Uma regra de conduta humana que é imposta e ministrada aos cidadãos de um estado. Toda lei é uma regra para ser cumprida, e cumpri-la é usar a ética, seja qual for a lei a cumprir e para isso estar interligado a moral, comportamento adquirido em sociedade. São regras que devem ser obedecidas e ministradas em cada país, em cada cultura de acordo com seus costumes diversos.

Ética é o nome geralmente dado aos assuntos morais, diferenciam-se da Moral pois, enquanto esta se fundamenta na obediência, a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais hierárquicos ou religiões, a ética ao contrário busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Não se deve confundir Lei com Ética, embora ambos estão ligados com princípios éticos. Diferente do que ocorre com a Lei, nenhuma pessoa pode ser reprimida pelo estado ou por outras pessoas a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer punição pela desobediência a estas, mas a Lei pode ser omissa quanto a questões éticas.E importante entender que a ética vem também com os valores morais e que os gestores desenvolvem não so no ambiente de estudos ao longo do seu processo educacional ,mas com valores familiares e sociais.O prudente e aquele que em todas as situações ,e capaz de julgar e avaliar qual a atitude e qual a ação que melhor se realizará a finalidade da ética ,ou seja,entre as varias escolhas possíveis,qual e a mais adequada para o sujeito seja virtuoso e que realiza o que e bom para si e para os outros ao seu redor contribuindo para um desenvolvimento mais tranguilo.

- Este relatório deverá ter até 2 (duas) páginas;

APLICAÇÃO DAS NORMAS MORAIS

Por que a ética nos negócios? Porque comprovadamente empresas éticas apresentam um desempenho 160% melhor do que as menos éticas, além de ter a sua imagem admirada pela sociedade e pela concorrência. Na negociação é importante ter ética pois para negociar temos que estabelecer normas e regras e agir com transparência, normas ou regras existentes. Quando queremos vender ou comprar um produto estabelecer ética faz parte do jogo para atingir o resultado.

Quais os benefícios que uma empresa obtém na ética nos negócios? Por que empresas assim fazem negócios em seu próprio interesse também, além de obter a confiança dos consumidores com os seus produtos, também valoriza a sua marca e tem respostas positivas dos seus colaboradores. As empresas atraem benefícios não somente da sociedade mas também do governo quando aplicam seus valores éticos com transparência.

É possível que as empresas éticas consigam obter lucros com essa prática? Sim da lucro pois a garantia do bom conceito se traduz em confiabilidade fundamental para efetivar negócios, pois empresas éticas não vão querer trabalhar com pessoas e produtos não confiáveis e nem estabelecem vínculos com empreendimentos duvidosos. O lucro em geral ganha força e significado puramente financeiro. Além de valorizar sua marca, suas ações e também será uma empresa menos arriscada para investidores. Agir sem ética pode até trazer alguns resultados de momento com duração curta, porém o futuro será desastroso.

- Este relatório deverá ter até 2 (duas) páginas;

CIDADANIA EMPRESARIAL

Conceito de Responsabilidade Social: Responsabilidade social é uma visão empreendedora mais preocupada com o entorno social em que a empresa está inserida, não visando o lucro no primeiro momento, mas sim como um meio de atingir um desenvolvimento sustentável em prol de uma melhor qualidade de vida, por meio de um comportamento ético que contribua para o desenvolvimento econômico social ambiental.

Muito mais do que teoria, são práticas diárias do individuo com o seu semelhante e com a natureza, principalmente para as grandes empresas que querem não somente serem reconhecidas no mercado como empresas que são somente geradoras de lucro, mas que estão atrás de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida melhor para a sociedade.

Os Stakeholders envolvidos nesse processo: São os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, planejadores, acionistas, fornecedores, governo e demais instituições que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização. Um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores.

Toda interferência, desde a sugestão de um fornecedor até a reclamação de um consumidor, visa aumentar o nível de satisfação a respeito da empresa e aprimorar todos os processos de trabalho. É necessário o envolvimento e capacidade de consideraras opiniões e projetos que possam cercar e adentrar numa empresa.

Como implantar o processo de responsabilidade social no ambiente de trabalho: Principalmente através dos gestores e dos acionistas, também através de reeducação dos seus colaboradores, incentivando e até mesmo premiando aqueles que têm ações empreendedoras em beneficio da empresa e da sociedade. Mudando a concepção de alguns gestores do quão é importante ter e ver a elevação da imagem da sua empresa como quem se preocupa e trabalha em favor de uma sociedade mais justa e mais igualitária.

Certificações para empresas socialmente responsáveis: A Norma SA8000 é uma certificação social almejada por toda empresa que se preocupa com a responsabilidade social, mas para receber este certificado é preciso uma série de quesitos observados pela empresa, como por exemplo, se observa a visão e a missão da empresa, as práticas gerais de RH, relações de trabalho/sindical, saúde, relacionamentos com a cadeia produtiva (produtores, fornecedores, distribuidores), relação com acionistas, práticas de mercado, atendimento ao consumidor, marketing social, balanço social, relação com o Governo, meio ambiente, ações culturais, apoio a comunidade e direitos humanos. As empresas tem observado que a sociedade tem valorizado quem se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade em geral. A sociedade tem fidelizado empresas que tem a sua marca ligada a compromissos com a comunidade e o com o meio ambiente.

Marketing Social: É uma ação de estratégia, um mecanismo que usa atitudes e práticas de conduta orientados por conceitos éticos, técnicas mercadológicas visando a satisfação e promoção do bem social nas questões de higiene, saúde pública, de trabalho, habitação, transportes e nutrição. O marketing social é elaborado através de pesquisa que procura solucionar os problemas sociais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De uma forma clara e concisa vimos o quão está faltando ética em negociações, ética para não simplesmente fazer bons gestores ou bons negócios, mas principalmente fazer pessoas melhores, pessoas que além de se preocupar com a sua empresa se preocupa com o seu semelhante. Com uma sociedade sustentável, através de boas ações e inovadoras com o meio em que vive pudemos ver que empresas que usam ética nos seus relacionamentos não são somente empresas sustentáveis; mas empresas que tem a admiração do estado e da sociedade. Vimos também que é perfeitamente possível e lucrativa a concorrência de empresas éticas no mercado, vimos empresas que pensam não somente em médio prazo, mas também em longo prazo, enfim; vamos valorizar aqueles gestores que acima de tudo agem com ética em suas negociações, também é bom salientar que devemos preservar os valores, princípios, respeitando o comportamento humano que sempre irá variar de acordo com a ética e moral de cada um.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Gomes, Francisco: Ética na Gestão Empresarial – Editora Saraiva PLT 284

Edrenekintz: Com/ética/moral – Pesquisa dia 17.05.2012

www:portal-rp.com.br/projetos acadêmicos/conceituais – Pesquisa dia 14.05.2012

bronswer.yahoo.com – (ciências sociais/ciências humanas) – Pesquisa dia 14.05.2012

www.slideshare.net. – Pesquisa dia 14.05.2012

...

Baixar como  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »