TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O valor da ética no trabalho do administrador

Artigo: O valor da ética no trabalho do administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Artigo  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

Ética é um grupo de valores morais que dirigem a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social e ela é estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A Filosofia estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade, ou seja, ser ético é agir direito, sem prejudicar os outros, é estar com a consciência tranquila!

Na administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescer dentro da organização. Agindo com ética o profissional não estará só contribuindo para si, mas para a empresa e para a sociedade (clientes), para um todo.

Atualmente encontram-se inúmeras empresas em todas as partes do país. Essas empresas, também conhecidas como organizações ou pessoas jurídicas, costumam contratar pessoas físicas para a realização dos processos necessários para alcançarem determinado objetivo. Segundo Maximiano (1992) a organização é a união das forças entre indivíduos para realizar algum objetivo comum. Ele diz que ela consegue fazer aquilo que uma pessoa por si só não conseguiria.

Considerando que as empresas são feitas de pessoas, pode-se dizer que a ética é uma condição “sine qua non” para o convívuo entre os indivíduos. O Código de Ética Profissional do Administrador, então, aparece com a finalidade de propor princípios éticos para a conduta do administrador dentro das companhias onde trabalham estabelecendo-lhes direitos, proibições e deveres.

Administrar e um trabalho repleto de situações problemáticas, e o administrador precisa estar preparado para lidar com diversas situações na empresa, e assim poder atender as necessidades do mercado. Para isso o profissional precisa ter seus valores fundamentados na ética.

Em todas as empresas, ou em qualquer atividade humana temos que lidar com o tema ético, discutir a importância do comportamento ético e moral das pessoas, isso esta cada vez mais comum entre as empresas.

Para se ter um bom negocio, uma empresa depende do desenvolvimento do seu funcionário, da relação a longo prazo e principalmente da troca de confiança e comprometimento ético do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com