TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relacoes Humanas No Trabalho

Ensaios: Etica E Relacoes Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema Ética e Relações Humanas no Trabalho e este tema têm como principal objetivo estudar e pontuar a importância da ética dentro das empresas e também na nossa vida pessoal

Acreditamos que este estudo contribuirá para o grupo no aprendizado de ética e assim poderá nos auxiliar a entender melhor esta disciplina.

Para a elaboração do trabalho negociamos entre os integrantes do grupo a divisão das tarefas, que envolveu pesquisas em sites e no filme assistido pelo grupo e também com debates nas nossas próprias experiências em organizações onde trabalhamos.

ETAPA 1 – Ética e Administração

O estudo sobre ética permite a reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, e o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, para mostrar a teoria da finalidade e o sentido da vida humana, A obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

Contudo, o entendimento ético segue em épocas diferentes e por vários pensadores, dando assim, diferentes conceitos e formas ao assunto.

A ética é um assunto de grande importância, principalmente dentro das organizações. As empresas se preocupam com a conduta ética de seus colaboradores.

Embora seja praticamente impossível controlar a conduta ética de cada colaborador, é fundamental esclarecer da linha de conduta considerada adequada pela organização. É de uma atitude indispensável da administração para com seus colaboradores, já que é justo que eles sejam alertados de forma clara, consistente e contínua sobre os tipos de conduta serão ou não aceitos, minimizando assim os erros provocados por desconhecimento, por desinformação ou até mesmo, por ingenuidade.

Nos dias atuais é de fácil percepção ver que as condutas antiéticas são praticadas diariamente nas organizações e são aceitas com certa tranquilidade. Práticas desleais, assédio moral e tantas outras condutas equivocadas são detectados entre os colaboradores, mas permanecem impunes. Muitas vezes ficam somente nas conversas de corredor porque as pessoas não encontram um canal de denúncias ou não se sentem seguras para denunciar.

No meio profissional, a ética é fundamental por estar presente nas atitudes pequenas e vemos em que todas as profissões existe uma maneira correta, prudente e justa de se realizar as tarefas e de se comportar no trabalho. Por isso, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e dos grupos dentro das organizações ou dentro da sociedade.

Por isso se criou o código de ética profissional, um meio de formalizar as normas de conduta para o cumprimento das profissões.

As empresas estão Investindo no desenvolvimento da consciência ética para diminuir o risco do negócio, criando um ambiente mais saudável, onde as pessoas terão mais espaço para desenvolver suas habilidades sem receios e para haver mais confiança e credibilidade, e melhorando o ambiente ético na sociedade pois o que o colaborador vive dentro da empresa poderá ser utilizado também na vida pessoal.

ETAPA 2 – Ética Profissional

O filme Amor sem escalas tem como objetivo monstra sobre a crise econômica em 2008 que afetou muito os EUA.

Neste filme monstra empresas Americanas optando pela demissão de funcionários que geralmente começa pelos mais antigos. Esse terrível trabalho de demissão é feito pelo ator George Cloney, sua missão é viajar por varias cidades trabalhando para uma empresa que é contratada por outras empresas para demitir seus funcionários.

Analisando o conteúdo assistido chegamos as partes que se relaciona a Ética profissional do filme “Amor sem Escalas”

Ryan interpretado por George Cloney, não aceita a forma de demissão um tanto fria feita por computador via web can que o chefe dele contratou. Ele debate com Natalie interpretada por Anna Kendrick que trouxe esse novo método a empresa, que a pessoa precisa de um olho no olho no momento da demissão.

Ryan é extremamente profissional tanto que não se tem uma vida social e pessoal em troca de seu trabalho.

Natalie chegou com uma novidade, mas era leiga no assunto que na hora de viajar chegou ao aeroporto com uma velha mala cheia de coisas inúteis atrasando a viagem.

No momento em que Natalie demitia um funcionário queria dar motivação dizendo que ele passava por um momento de transição positiva.

Natalie observa que o método de Ryan é o melhor a ser usado, por se tratar de Ética profissional onde a pessoa demiti olho no olho Natali se mostra educada, atenciosa, companheira e amiga.

Com as demissões via internet, as pessoas não tinham a oportunidade de argumentarem. Com isso elas acabariam indo embora frustradas, se sentindo derrotadas e sem consideração com o que tinham feito pela empresa. Porém com o método de Ryan, se tornava uma situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com