TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Dos Sistemas Operacionais

Monografias: Evolução Dos Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

Evolução dos Sistemas Operacionais

(1) Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA)

Rua Monte Elísio, Sem Número – Visconde de Araújo - Macaé/RJ

RESUMO

Este artigo tem por objetivo principal, apresentar a função e a importância dos sistemas operacionais dentro de um computador, sua integração com o hardware. Ainda, ter uma visão geral da evolução dos sistemas operacionais, observando os avanços década por década, mostrando algumas características de cada avanço. E por fim, mostrar um breve histórico de alguns dos principais sistemas operacionais que se destacaram dentro da evolução dos sistemas operacionais, como por exemplo MSDOS, WINDOWS, UNIX, OS/390.

ABSTRACT

This article's main objective is to present the role and importance of operating within a computer, its integration with the hardware. Still, an overview of the evolution of operating systems, noting the advances decade by decade, showing some characteristics of each advance. And finally, show a brief history of some of the major operating systems that have excelled in the evolution of operating systems such as MS-DOS, WINDOWS, UNIX, OS/390.

INTRODUÇÃO

Quando paramos para analisar a evolução humana, percebemos uma capacidade extremamente aguçadas de criar, inventar, de superar limites, de inovar, enfim, capacidades muitas vezes ligadas especificamente a sobrevivência, mas outras vezes ligadas a necessidades de épocas e ainda, por motivos de satisfação, agilizar tarefas exercendo cada vez mais funções de domínio e controle do planeta. Na história da evolução humana e sua relação com o planeta alguns processos foram lentos e demorados, outros foram aprimorados e assimilados rapidamente, porém, esses processos permanecem em constante evolução e aprimoramento.

Desde surgimento existe uma interação intrínseca entre o Hardware e Software, que interagem entre si para o usuário. Com o surgimento dos sistemas operacionais, foi possível uma maior interação do usuário com os computadores, pois o sistema operacional é nada mais que um programa que possui sua principal função ser o intermediário entre o usuário e o Hardware de um computador. É responsável pela administração e gerenciamento de todos os componentes da computação.

1 - FUNÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Para Ida M. Flynn e Ann Mcher Mchoes, sistema operacional “é uma espécie de gerente executivo, ou seja, aquela parte de um sistema de computação que administra todos os componentes de Hardware e de Software. Em termos mais específicos, o sistema operacional controla cada arquivo, dispositivo, seção de memória principal e nanossegundo de tempo de processamento. Controla quem pode utilizar o sistema e de que maneira. Em Suma, é o chefe”(FLYNN e MCHOES, 2002). Para que o hardware possa funcionar, faz-se necessário um conjunto de regras e ordens que coordenem todos os processos realizados. Tal conjunto denomina-se software. Graças ao software (integrado por uma enorme quantidade de programas que interagem entre si) todos os recursos podem ser utilizados em qualquer sistema informático.

O sistema operacional é essencial para o funcionamento de um computador.

Sem ele grande parte dos recursos do sistema não estaria disponível, ou se apresentaria de uma forma complexa para utilização pelos usuários. O sistema operacional reúne programas que desempenham serviços de mais alta utilidade: rotinas necessárias ao funcionamento do computador que coordenam processos, alocam recursos e geram todas as facilidades. Com maior ou menor potencialidade e variável grau de facilidade de comando, estão sob a direção do sistema operacional: o gerenciamento de memória, a administração dos dados (leitura e gravação dos periféricos, controle de formatos etc.); o acionamento dos dispositivos (comunicação com impressoras, modens e outros periféricos); a execução de utilitários (cópias de arquivos, organização de diretórios, etc.).

Cada sistema operacional é desenvolvido em consonância com as características de determinado microprocessador. Por isso os fabricantes lançam novos sistemas operacionais ou novas versões ante a concepção ou aprimoramento de um computador, essencialmente de seu processador e/ou de seus dispositivos periféricos. Toda evolução dos SO ocorre paralelamente com à evolução dos computadores, ou seja, a evolução dos sistemas operacionais foi uma consequência dos avanços ocorridos no hardware dos computadores.

2 - EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Inicialmente a partir da década de 40, ou seja, com a primeira geração de computadores, não havia muita necessidade de um SO padronizado, o uso de computadores era restrito a poucos profissionais trabalhando em aplicações militares, cientificas, matemáticas.

A partir da década de 50 (1955-1965) os computadores foram desenvolvidos para atender as necessidades de um novo mercado: as empresas. O ambiente empresarial valorizava muito um equilíbrio entre os custos e os benefícios de um sistema. Os computadores ainda eram muito caros. O objetivo dos sistemas operacionais oriundos desse período limitava-se a auxiliar os programas nas operações de entrada e saída e na tradução nos programa-fonte, escritos em linguagem pouco evoluídas. Os programas ainda eram executados no modo serial em lotes, ou seja, um de cada vez.

A partir da década de 60, houve um grande avanço no desenvolvimento de sistemas operacionais. Já encontramos tradutores simbólicos mais evoluídos, programas de serviços para transferência de informação entre periféricos e programas de controle de entrada saída, ou seja, os famosos IOCS (Input Ouput Control System).

Nesse período passou-se a utilizar nos computadores a multiprogramação, ou seja, a ativação simultânea de vários programas que compartilham a capacidade de processamento de uma única CPU.

Foram utilizados a partir da década de 70 tradutores de altíssimo rendimento permitindo utilização de linguagens de programação simbólica quase idêntica a linguagem normal utilizada pelo homem, estruturas modulares e operações padronizadas, com redução sensível do tempo gasto na programação bem como o tempo de aprendizagem de novas linguagens, distanciando gradativamente os programadores das complexidades internas do computador.

Já os sistemas desenvolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com