TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da tecnologia

Seminário: Evolução da tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

A evolução da Tecnologia

A Evolução Tecnológica é algo que sempre esteve presente na vida do homem, e cada vez aumenta mais sua relação com o homem, e cada vez aumenta mais seu ritmo de evolução. Tecnologia, é de uma maneira geral, todas as criações feitas pelo homem, para ampliar sua atuação no planeta e simplificar o modo de vida. Inclui, por exemplo, desde simples ferramentas até complexos aparelhos para se explorar o universo. Compreende coisas simples, que se tornaram fundamentais no cotidiano, como também instrumentos mais complexos indispensáveis a certos ramos profissionais.

A tecnologia é um termo que envolve o conhecimento tecnico e cíentifico, e que de certa forma geral tem um encontro de ciência e engenharia. Pode se dizer que existe um equilibrio grande entre as vantagens e desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. Uma das maiores vantagens é na produção industrial, que a tecnologia torna a produção mais rapida e maior, sendo assim, o resultado final é um prduto mais barato e com maior qualidade. E já a desvantagem que a tecnologia tras, pode se dizer que é o desemprego gerado pelo uso intesifico das maquinas na indústria, na agricultura, e no comercio. Que de certa forma são substituidos pelas máquinas.

A tecnologia é normalmente a consequência da ciência e da engenharia. A história da tecnologia é um pouco antiga, a descoberta e o consequente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnologica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. A ferramentas mais sofisticadas incluem desde máquinas simples como a alavanca, o parafuso, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor elétrico, e entre outros. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande. Então, será que existe mesmo um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens no avanço da tecnologia? Pode se dizer, que essa é uma questão que leva muitas pessoas a infinitas discussões sem qualquer conclusões. Tem como vantagens também na aréa da saúde e no meio educacional. Do simples ato de caçar para alimentar-se, até a descoberta do fogo, a evolução tecnológica têm sido uma constante em nossa existência ao passo que a cada dia surgem novas necessidades e por consequência, novas formas de suprirmos estas necessidades através das invenções e novas descobertas. Se pensarmos bem, na pré história não possuía um centéssimo das necessidades que hoje, os aflige. Não precisavam de controle remoto, pois não tinham TV, e nem precisavam de TV, pois não tinham energia, e nem precisavam de energia, porque nem sabiam que existia.

A revolução agricola é outro ponto chave na evolução tecnologica, transformou completamente o modo de vida de pessoa desconhecidas, que viviam da caça e coleta de cereais que encontravam. Foi a partir desse tempo que essas pessoa passaram a fixar-se em terras cultiváveis, formando uma sociedade mais sólida. A evolução tecnológica também favoreceu corridas armamentistas entre nações imperialistas. Após a segunda guerra, o período da guerra fria, favoreceu a evolução de tecnologias avançadíssimas ao passo que as duas grandes potências mundiais, rivalizando-se em terra, rivalizaram-se também no espaço, promovendo até mesmo a chegada do homem á lua.

Hoje, atualmente, nos comunicamos em tempo real com qualquer parte do mundo. A chamada globalização, advento que transformou a vida da população mundial, ultimo sinal da evolução tecnólogica na era contempôranea, é o maior exemplo de como a tecnologia é capaz de super a si mesma, sob a responsabilidade da satisfação das necessidades e das demandas do homem. E hoje? Será que já esgotamos as possibiidades de avanço tecnolólogico? Será que, diferente de ontém, as descobertas e invenções são de fato para atender nossa demanda , nossas necessidades?

São perguntas que ainda não existem respostas. Ainda há muito o que evoluir, pois na indecisão, apesar de tanta evolução, ainda temos muito que aprendermos quando o assunto são doenças incuravéis, genética e outras tantas questões que independente dos recursos disponíveis, ainda estão longe de serem respondidas ou resolvidas pela tecnologia.

Mas uma coisa podemos afirmar com certeza, é que na história da humanidade, percebe-se que a necessidade promitiva foi a responsável pelo surgimento da tecnologia e sua evolução, e também pode constatar um inversão nos dias de hoje que a tecnologia se tranformou como um necessidade para todos.

A tecnologia pode também ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visão permitir a produção, armazenamento, transfusão, acesso e o uso das informações. É a área da informática que trata a informação, organiza, e classifica de forma a permitir a tomada de decisão em favor de algum objetivo. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação, introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadaz. Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, atráves de programas de processamento de texto, de formação de banco de dados, de editoração eletrônica, bem como de tecnologias que permitem a trasmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos.

As tecnologias de classificação e organização de informações existem desde que as bibliotecas começaram a ser formadas. Qualquer livro sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com