TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame microbiológico da água

Por:   •  14/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Engenharia de Alimentos[pic 1][pic 2]

Unicamp- Universidade Estadual de Campinas

Relatório 3 - Exame Microbiológico da água

 

Heloísa Peruchi Marra, 146399

Giulia Isabela Magossi, 155581

Gustavo Henrique Goebel, 155666

Isabella Peressinoto Romero, 155808

Prof. Natália Cirone e Prof. Dirce

TA 615 Microbiologia de Alimentos

Turma A

2º Semestre 2016

Campinas, 28 de setembro de 2016

Objetivos

 

Coletar água no sistema de distribuição (torneira) e realizar análises microbiológicas para identificação de microrganismos presente na amostra.

Resultados e Discussão

1) ANÁLISE DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES
NMP - ANÁLISE PRESUNTIVA

Nessa análise, realizou-se o procedimento com a amostra de água retirada da torneira utilizando 10 tubos com 10 ml de caldo LST. O resultado obtido após a leitura dos tubos foi um total de 0 tubos positivos, pois nenhum deles apresentou gás retido no tubo de Durhan. Portanto, o número mais provável de acordo com a tabela da FDA 1998 é < 1,1/100 ml.

Conforme a RDC 12, o número máximo permitido de coliformes termotolerantes para água envasada utilizada no preparo de alimentos é de 5x10². Uma vez que o NMP/100mL encontrado na água da torneira é abaixo do máximo permitido, a amostra se encontra dentro dos padrões microbiológicos

2) CONTAGEM DE MICRO-ORGANISMOS HETEROTRÓFICOS


        Em aula prática, realizou-se o procedimento de inoculação da amostra de água em uma placa de petri com o meio PCA fundido e a 50ºC. A contagem das colônias formadas foi realizada somente na aula seguinte, e o resultado obtido visualmente foi a formação de 3 colônias na placa com 0,1 ml de amostra e de 5 colonias na placa de 1 ml da amostra . Sendo assim, o resultado expresso em UFC/ml é igual a 5 UFC/ml na primeira placa e 30 UFC/ml na segunda. Ambos resultados estão abaixo do limite descrito pela Portaria Nº 2914 de 2011 que é de 500 UFC/ml para a contagem de bactérias heterotróficas.

3) MÉTODO DE MILLIPORE OU MÉTODO DA MEMBRANA FILTRANTE PARA COLIFORMES

         O método da membrana filtrante é Ideal para determinação de bactérias em grandes volumes, concentrando os micro-organismos presentes.Este foi demonstrado em aula prática e na semana seguinte a contagem das colônias típicas foi realizada visualmente. O resultado adquirido foi de 25 colônias de microrganismos como demonstrado na figura abaixo.[pic 3]

                                     Figura 1. Placa m-Endo para coliformes

Conclusão

De acordo com os resultados adquiridos acima, a amostra de água obtida se encontra dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação (Portaria N° 2914 de 2011). Os padrões se baseiam em um conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano, conforme definido nesta Portaria.
        Sendo assim, uma vez que o NMP/100 ml e o UFC/ml estão dentro do limite de padrões microbiológicos definido pela portaria, pode-se afirmar que a água obedece os requisitos para ser considerada potável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (318.8 Kb)   docx (262.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com