TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Excelentes tecnologias no campo dos recursos humanos

Tese: Excelentes tecnologias no campo dos recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  7.024 Palavras (29 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 29

Faculdade Anhanguera

Superior de Tecnologia em Recursos Humanos (2012/2)

Tecnologia da Gestão

ATPS

Tecnologia da Gestão

1ª Etapa

Veremos a história de uma das maiores lojas do comércio varejista nada mais que CASA BAHIA que atende pela razão social de Nova Casa Bahia S/A e fantasia Casa Bahia que atua no comércio varejista com uma grande diversidade de produtos eletrodomésticos, móveis, áudio vídeo, som e umas variedades de móveis, buscando sempre a realização dos sonhos de seus clientes. A empresa foi escolhida devido a integrante do grupo trabalhar na empresa Danielle Oliveira.

Fundada por um mascate polonês naturalizado brasileiro Samuel Klein que veio para o Brasil devido à guerra civil da Bolívia e passou rapidamente pelo Rio de Janeiro e viajou para São Caetano do Sul na região do ABC paulista. Começou mascatear pelas ruas de São de Caetano em 1957 com capital suficiente para dar mais um passo rumo ao sucesso comprou sua primeira loja que chamou de CASAS BAHIA em homenagem aos imigrantes nordestinos que foram para região em busca de uma nova vida. A empresa possui uma fabrica de móveis Bartira que tem 50 anos é a maior fábrica de móveis do Brasil responsável pela produção de 80 mil dormitórios, 200 mil peças de cozinha, 27 mil criados/cômodas e 17 mil racks/estantes que estão presentes em milhares de lares brasileiros.. A Casa Bahia é benchmark em tecnologia da informação no varejo. As instalações do centro de tecnologia da empresa, localizado no complexo da matriz, em São Caetano do Sul que opera 24 horas por dia em sete dias da semana e 365 dias do ano com disponibilidade de 99,99 % ao processamento de dados da rede.

Localização a matriz está localizada em São Caetano do Sul – SP e 500 filiais 06 centros de distribuição e 01 com mais de 300 M2 de área construída e contornada por uma vasta floresta preservada e mais de 25 entrepostos por todo Brasil.

Porte A Casa Bahia é a 10ª empresa varejista do mundo com um faturamento de R$ 13,9 bilhões a Casas Bahia é referência de estudo pela universidade de Stanford da Califórnia nos EUA que foi case de estudo no curso de MBA cerca de 30 alunos passaram por lá.

MISSÃO

Realizar o sonho dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negocio, no respeito e na dedicação total aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

VISÃO

Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenda as necessidades de todas as classes sociais, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil. marca de referência no mercado.

VALORES

Os valores para realização da missão e visão estão baseado neles: humildade, disciplina, eficiência, equilíbrio emocional, garra e determinação.

3º PASSO

Mudança organizacional e quebra de paradigma

A Mudança Organizacional hoje é uma constante. Empresas que desejam adentrar, firmar-se ou permanecer no mercado não podem ser estáticas. Devem acompanhar essas transformações, quer tecnológica, econômicas, social e ecológica. Mas para que isso ocorra necessidade de reagir no momento certo para que as mesmas sejam produtivas e não negativas.

Não basta apenas mudar de forma inconsequente. É preciso mudar e agir de tal forma que a organização inteira entenda que a mudança é produtiva e adapte-se a ela, para que funcione.

Também não é fácil. Às vezes os colaboradores se intimidam, não reage bem à informação. A insegurança, o medo de perder o emprego, novas tecnologias, pode gerar um bloqueio e ate um boicote da parte dos colaboradores. Por isso, desde a concepção, a mudança organizacional deve ser bem esclarecida e explicada aos colaboradores. Eles devem ter o máximo de informação a respeito. Deve-se estabelecer o que deseja. E determinar como atingir.

Para ilustrar: tenha como exemplo uma empresa de prestação de serviços que após alguns anos de atividade, de se firmar no mercado, decida estabelecer certos padrões.

Alguns colaboradores estão ali desde a fundação da empresa e não entendem a necessidade de, por exemplo, contratar um gerente de vendas, um profissional de recursos humanos, que sejam mais severos com as formalidades de ponto eletrônico, saídas, estabelecerem um padrão para as vendas, porque no inicio tudo era informal.

Essas mudanças mexem com o emocional: estamos aqui desde que isso início, e esses novatos querem mandar na gente? Em geral é isso que ocorre. Logo surgem as panelinhas e há o boicote das ações de melhoria.

Para que as mudanças surtam o efeito desejado, e necessário desde a concepção do projeto, informá-los que as melhorias são para beneficio próprio dos mesmos. Melhor aferição das horas trabalhadas, relatórios precisos de vendas que gera lucro para empresa e colaborador. Nem sempre é fácil, como comentamos, mas muitas vezes é necessário, para obter melhores resultados.

A mudança deve ser motivada para responder a uma necessidade – interna ou externa. Quando bem elaborada:

Direciona os colaboradores a como agir para atingir seus objetivos;

Direciona os gestores a como gerir suas metas;

Direciona a organização ao êxito.

Com um ambiente de alta instabilidade e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir as organizações sentem a necessidade de sempre esta acompanhando as oscilações do mercado, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais. Mudança organizacional nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, para satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com