TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de Resistores: fixo e variável

Artigo: Exemplos de Resistores: fixo e variável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Artigo  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Um resistor é um dispositivo elétrico que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, utilizados como aquecedores ou como dissipadores de energia meio do efeito joule, além de serem utilizados com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.

Para o caso da finalidade dos resistores de oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material, denomina-se o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm (Ω ou R). Sendo assim, causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, mas a corrente elétrica permanece constante. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.

Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Os resistores fixos são aqueles cujo valor da resistência não pode ser alterada e são comumente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica, a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potência elétrica dissipada. Os resistores variáveis são conhecidos como potenciômetro, devido suas aplicações como divisores de tensão em circuitos eletrônicos e têm a sua resistência modificada dentro de uma faixa de valores através de um cursor móvel.

Alguns resistores são longos e finos, com o material resistivo colocado ao centro, e um terminal de metal ligado em cada extremidade.

O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um ohmímetro.

Figura 1 – Exemplos de Resistores: fixo e variável.

1.1. OBJETIVO

Realizar a leitura do valor ôhmico dos resistores utilizados no experimento.

2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

O resistor é um semicondutor cuja função é dificultar a passagem de corrente elétrica, limitando a sua intensidade através de uma resistência elétrica e distribuindo-a aos demais componentes. Este apresenta-se em dois tipos: Fixo e variável e tem como unidade de medida de resistência elétrica o Ohm (Ω ou R). O valor de um resistor pode ser determinado através da leitura do código de cores ou utilizando um ohmímetro ou multímetro.

Os resistores de filme de uso geral possuem em seu corpo um código de cores que identifica a sua resistência e tolerância. A leitura do código de cores é realizada de acordo com a tabela dos valores de cada cor, apresentada abaixo:

Cada faixa de cor contida no resistor representa um valor numérico, tendo a terceira (ou quarta, se houver) como o fator multiplicador que representa a quantidade de zeros ao final da resistência. A última faixa representa a tolerância, ou seja, a faixa de valores onde se encontra a resistência e onde esta pode variar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com