TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Projeto

Por:   •  12/3/2016  •  Exam  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

[pic 1]Dizemos  que os resistores estão associados em série quando são ligados de modo a serem percorridos pela mesma corrente, como mostra a figura a seguir;

O que caracteriza o fato de os resistores estarem em série, é serem percorridos pela mesma corrente. Assim, não é necessario que eles fiquem em linha reta.

[pic 2]Na figura abaixo, representamos três lampadas ligadas entre os dois pólos,de uma bateria. Dizemos que elas estão ligadas em paralelos entre os ponto A e B.

Nesse caso as três lâmpadas estão submetidas à mesma diferença de potencial, que existe entre A e B da bateria. A corrente que sai da bateria se divide passando pelas três lâmpadas. Em geral as resistências R1, R2, R3 . . . Rn, são diferentes e, assim a intensidade da corrente é diferente. Porém, quando as resistências forem iguais, a corrente também é igual.

A potência elétrica pode ser definido como o trabalho elétrico desenvolvido pela corrente elétrica num período de tempo. Em termos mais simples é a conversão de energia elétrica em outra energia útil ao ser humanos. No caso do chuveiro, quanto maior potência elétrica, maior a quantidade de calor que ele gera para aquecer a água.

Nos equipamentos elétricos e eletrodomésticos a informação da potência é muito importante, primeiro pois ela é quem define o quão “forte” seu equipamento é em relação a outros modelos e em segundo pois é ele que nos da a informação para a devida instalação deste aparelho, como o cabo que será usado para ele ou até mesmo o disjuntor de proteção.


  1. MATERIAL NECESSÁRIO

Associação de resistores em Série

  • 1 quadro eletroeletrônico CC e AC;
  • 1 conector com ponte elétrica;
  • 3 conectores com resistores de 100Ω;
  • 2 cabos flexiveis com pinos de pressão para derivação;
  • 1 multímetro regulado para ohmímetro;

Associação de resistores em Paralelo

  • 1 quadro eletroeletrônico CC e AC;
  • 1 conector com ponte elétrica;
  • 3 conectores com resistores de 100Ω;
  • 2 cabos flexiveis com pinos de pressão para derivação;
  • 1 multímetro regulado para ohmímetro;

Medições em circuitos eletricos e Potência eletrica

  • 1 quadro para associações eletro eletrônicas EQ230;
  • 1 conector com ponte elétrica;
  • 2 conectores com resistores R1 e R2;
  • 6 conexões de fios com pinos de pressão;
  • 1 voltímetro (multiteste na escala 20V CC);
  • 1 Amperímetro (multiteste na escala de 200 Ma;
  • 1 fonte CC tipo EQ030;

  1. DESENVOLVIMENTO

Associação de resistores em Série

        Montamos o experimento na seguinte forma, Associação em série de 2(dois) resistores: a ponte aos bornes A1 e A2, o resistor R1 aos bornes D1 e E1 e, o resistor R2 aos bornes D2 e D3; Com o Ohmímetro medimos o valor da resistência equivalente de H1 e H2; Fizemos uma associação com 3(três) resistores, conectando o resistor R1 aos bornes A1 e A2, o resistor R2 aos bornes D1 e E1 e, o resistor R3 aos bornes H1 e H2; Com os tres resistores colocados, conectamos o ohmímetro aos bornes D2 e E2 e medimos sua resistência equivalente;

Associação de resistores em Paralelo

Montamos o experimento da seguinte forma, Associação em paralelo com 2(dois) resistores: Conectamos o resistor R1 aos bornes E1 e E2 e R2 aos bornes F1 e F2, conectamos o ohmímetro e calculamos a resistência equivalente entre os bornes H1 e H2 da associação; Na associação em paralelo de 3(três) resistores: conectamos o resistor  R1 aos bornes E1 e E2, o resistor R2 aos bornes F1 e F2 e, o resistor R3 aos bornes G1 e G2, Conectamos o ohmímetro aos bornes H1 e H2 e medimos a resistencia equivalente existente entre os mesmo.

Medição em circuitos elétricos e potência elétrica

        Montamos o experimento  da seguinte forma: conectamos o resistor R1 nos bornes B1 e B2, o resistor R2 nos bornes  D1 e E1 e, a ponte nos bornes D2 e E2; Ligamos a fonte em 0 VCC, classificamos o tipo de associação existente no mesmo, a associação existente entre as resistências elétricas, a associação resistiva existente entre todos os componentes do circuito e analisamos como se comporta a corrente eletrica nesse tipo de resistores. Regulamos a fonte para 5VCC, fizemos a leitura do amperímetro e calculamos a relação existente entre a corrente total, que passa pelo circuito


  1. EXERCICIO PROPOSTO

Circuito em Série

4.2.     Conecte o ohmímetro aos bornes H1 e H2, meça e anote a ressistencia equialente da associação;

R= 200,3Ω

  • Compare com o valor calculado com o medido com o ohmimetro e discuta o resultado em termo de tolerância dos resistores;

[pic 3]

Req= R1+R2

           Req= 100+100

           Req= 200Ω

R: Estimando a resistencia equivalente como 200r com tolerância de +- 5%, podemos ter uma variavel de +-10r, neste experimento tivemos um calor medido de 200,3r uma variação de +-0,015% confirmando que a ΔR% está dentro do informado pelo fabricante.

4.3. Calcule a resistência equivalente entre os bornes D2 e E2 da associação e anote-a;

R= 300,2Ω.

4.4. Conecte o ohmímetro aos bornes D2 e E2, meça e anote a resistência equevalente da associação;

R= 300,2Ω.

  • Compare o valor calculado com o medido com o ohmímetro e discuta o resultado em termos de tolerância dos resistores;

R= Estimando a restistência equivalente como 300r com tolerância de +-5%, podemos ter uma variavel de +-10Ω, neste experimento tivemos um valor medido de 300,2Ω uma variação de +-0,006% confirmando que ΔR% está dentro do informado pelo fabricante.

Circuito Paralelo

4.1 Conecte o resitor R1 aos bornes E1 e E2 e R2 aos bornes F1 e F2;

  • Calcule a resistência equivalente entre os bornes H1 e H2 da associação;

Rt= R1xR2/R1+R2

[pic 4]Rt= 100x100/100+100

Rt= 10000/200 = 50Ω

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (413.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com