TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de gestão de projetos

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Projetos

Exercício do 1º. Bimestre (1 ponto)

Neste exercício pretende-se complementar o entendimento sobre os conceitos da disciplina em uma situação real, permitindo associar a teoria com a prática.

Importante: Considerar as regras da ABNT para a formação e elaboração do exercício.

O que deverá ser feito:

  1. Leia a Unidade 1 na área do aluno, principalmente, estude o conceito de projeto e suas características;

O que é um projeto?

Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.

 Características de um projeto

 As principais características dos projetos são a temporariedade, a individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido pelo projeto, a complexidade e a incerteza.

 Temporariedade significa que todo projeto apresenta um início e um fim definidos;

 Individualidade do produto ou serviço produzido pelo projeto significa realizar algo que não tinha sido realizado antes;

  Complexidade, conjunto de coisas ligadas por um nexo comum e que contenha várias ideias;

  Incerteza, não conhecer os fins ou as consequências, caso contrário é processo.

  1. Pesquise na internet, em revistas ou jornais um projeto relacionado a um assunto interessante. Pode ser um projeto de infraestrutura do governo, um produto tecnológico, ou um tipo de serviço inovador. Certifique-se de que há informações suficientes para apresentá-las no exercício. Confirme comigo se estiver inseguro(a) na escolha.

Projeto será o do cristo redentor

  1. Sobre este projeto escolhido pesquise e responda, considerando os conceitos da Unidade 1 e complementados em sala:
  1. Elabore um resumo das informações pesquisadas do projeto em 1 página (0,1 ponto). 

A estátua de 38 metros de altura e mais de mil toneladas levou cinco anos para ser construída. O engenheiro Heitor da Silva Costa fez o primeiro projeto, o artista plástico Carlos Oswald se encarregou do desenho final e o escultor francês Paul Landowski modelou as peças que compõem a estátua. Sua construção começou a ser planejada em 1921, quando religiosos e autoridades do governo se reuniram em uma associação chamada Círculo Católico, no Rio de Janeiro, para discutir a ideia. Dois anos depois, foi realizado um concurso de projetos, vencido por Heitor da Silva Costa, e uma campanha nacional arrecadou fundos para a obra. Além do Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio também foram lembrados como possíveis pontos para o monumento. Para a execução da obra, existiram muitas dificuldades técnicas, sendo a maior delas quanto à execução dos braços pois não havia solo muito firme para apoiar os andaimes.

Para agravar a dificuldade, existia o fato de a base do pico do Corcovado ser pequena, contando com cerca de apenas 15 metros.

Máxima perícia e cuidado na construção e montagem era necessário, pois o menor descuido poderia gerar um acidente grave e fatal.

A obra foi feita, como não poderia deixar de ser, a mais de 700 metros de altura, o que proporcionava extremas e difíceis condições de trabalho, onde os trabalhadores operários ficavam expostos a fortes ventos, mudanças de temperaturas que variavam do frio ao calor intensos, para não dizer dos temporais e raios.

Mas ao final, a obra foi um sucesso, e felizmente durante as obras não foram registrados acidentes. A inauguração do monumento se deu em 12 de outubro de 1931.

  1. Descreva o projeto em até 5 linhas. Importante: lembre-se da definição de projeto (0,1 ponto).

O projeto escolhido foi a construção do cristo redentor, A estátua de 38 metros de altura e mais de mil toneladas levou cinco anos para ser construída. O engenheiro Heitor da Silva Costa fez o primeiro projeto, o artista plástico Carlos Oswald se encarregou do desenho final e o escultor francês Paul Landowski modelou as peças que compõem a estátua. É um projeto inigualável, único, com meio e fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com