TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios topografia

Por:   •  22/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 7

Exercício para estudar

  1. Qual o principal objetivo do nivelamento?

R: a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhe, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando a representação altimétrica da superfície levantada.

  1. Quais os conceitos de cota e altitude?

R: Cota: é a distância medida ao longo da vertical de um ponto até um plano de referência qualquer.

Altitude ortométrica: é a distância medida na vertical entre um ponto da superfície física da Terra e a superfície de referência altimétrica (nível médio dos mares).

 

  1. No Brasil o datum altimétrico é tido como base em qual localização e porque este local foi selecionado?

R: No Brasil o datum altimétrico é o ponto associado com o nível médio do mar determinado pelo marégrafo de Imbituba, Santa Catarina

  1. O que denominamos de referências de nível se refere a quê?

R: As altitudes dos pontos que fazem parte desta rede, denominada de referências de nível (RRNN, plural de RN) são determinadas utilizando o nivelamento geométrico (de precisão ou alta precisão). Este é um procedimento lento e delicado, em virtude da precisão com que devem ser determinados os desníveis.

  1. O que são as RRNN, onde elas localizadas?

R: As RRNN são marcas características de metal (latão ou bronze) cravadas em pilares de concreto erguidos nos extremos das seções ou pontos notáveis (obras de arte, monumentos, estações ferroviárias ou rodoviárias) dos percursos de linhas geodésicas.

  1. Onde podemos obter as informações sobre a rede altimétrica brasileira?

R: através do site do IBGE. Para tal, deve-se conhecer o nome da RN e sua posição (latitude e longitude), tendo em vista que as informações foram organizadas com base nas folhas da Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo.

  1. Quais os métodos de nivelamento mais utilizados?

R: Nivelamento geométrico ou nivelamento direto

Nivelamento trigonométrico

Nivelamento taqueométrico

  1. Definir resumidamente cada método.

R: Nivelamento geométrico ou nivelamento direto: “nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos no terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.”

Nivelamento trigonométrico: “nivelamento que realiza a medição da diferença de nível entre pontos no terreno, indiretamente, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a distância medidos, levando em consideração a altura do centro do limbo vertical do teodolito ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado.”

Nivelamento taqueométrico: “nivelamento trigonométrico em que as distâncias são obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada verticalmente no ponto cuja diferença de nível em relação à estação do teodolito é objeto de determinação”.

  1. A NBR 13133 estabelece quatro classes de nivelamento de linhas ou circuitos e de seções, abrangendo métodos de medida, aparelhagem, procedimentos, desenvolvimentos. Quais seriam estas 4 classes? Defini-las.

R: Classe IN - nivelamento geométrico para implantação de referências de nível (RN) de apoio altimétrico.

Classe IIN - nivelamento geométrico para a determinação de altitudes ou cotas em pontos de segurança (Ps) e vértices de poligonais para levantamentos topográficos destinados a projetos básicos executivos e obras de engenharia.

Classe IIIN - Nivelamento trigonométrico para a determinação de altitudes ou cotas em poligonais de levantamento, levantamento de perfis para estudos preliminares e/ou de viabilidade de projetos.

Classe IVN - Nivelamento taqueométrico destinado a levantamento de perfis para estudos expeditos.

  1. Quanto ao funcionamento, como os equipamentos utilizados para o nivelamento geométrico podem ser? Defini-los

R: O nivelamento geométrico é a operação que visa a determinação do desnível entre dois pontos a partir da leitura em miras (estádias ou em código de barras) efetuadas com níveis ópticos ou digitais. Este pode ser executado para fins geodésicos ou topográficos. A diferença entre ambos está na precisão (maior no caso do nivelamento para fins geodésicos) e no instrumental utilizado.

  1. Quais os principais métodos de nivelamento geométrico – defini-los.

R: É possível dividir o nivelamento geométrico em quatro métodos:

- visadas iguais

- visadas extremas

- visadas recíprocas

- visadas equidistantes

  1. Como podemos diferenciar o nivelamento geométrico simples e composto?

R: Simples: é determinado com apenas uma única instalação do equipamento, ou seja, um único lance.

Composto: o desnível entre os pontos será determinado a partir de vários lances, sendo o desnível final calculado pela somatória dos desníveis de cada lance.

  1. Como podemos verificar o Erro Cometido e a Tolerância Altimétrica num determinado nivelamento – descreve-lo.

R: Cálculo do Erro Cometido e da Tolerância Altimétrica

Para realizar a verificação do procedimento de campo, as seções devem ser niveladas e contraniveladas (nivelamento geométrico duplo), e os desníveis obtidos nos dois casos comparados. A diferença encontrada deve estar abaixo de uma tolerância estabelecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (284.7 Kb)   docx (449.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com