TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Construção civil 2

Por:   •  28/2/2016  •  Exam  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 5

1. Faça uma pesquisa utilizando-se de referências bibliográficas, buscando sites de internet, etc das características de esquadrias de portas e janelas produzidas em:

a) PVC: Características para portas e janelas de PVC é a grande resistência mecânica garantida pelo uso de alma de aço nos perfis de PVC. Graças a grande resistência do aço é possível fechar vãos enormes sem grandes modificações. O aspecto geral é praticamente o mesmo entre pequenas e grandes esquadrias, mantendo a aparência delicada, porém muito resistente, principal característica das esquadrias de PVC.

Possui estanqueidade, performance térmica e acústica, instalação ágil, durabilidade e fácil manutenção.

No composto de PVC utilizado na fabricação de esquadrias, há por exemplo, alta concentração de pigmentos brancos, que têm como objetivo, aumentar a resistência às radiações solares.

São ideais para aplicações em ambientes agressivos, não precisam ser pintadas, não mancham e nem perdem o brilho, facilidade de limpeza e manutenção, bastando uma lavagem periódica com água, São auto extinguíveis, têm boa capacidade de manutenção da temperatura interna dos ambientes, ótima estanqueidade e são resistente aos ataques de agentes biológicos.

b) ALUMÍNIO: Material que possui um custo elevado comparado aos outros, sua aparência relacionada aos materiais, como a madeira deixa a desejar, tendo sua grande vantagem relacionada a resistência, podendo ter uma vida útil muito maior que a madeira, pois resiste melhor as intempéries.

c) MADEIRA: Esquadrias de madeira possuem um ótimo isolante termo acústico, material mais tradicional e de efeito estético mais sofisticado é a madeira. A principal vantagem da madeira é permitir a utilização de técnicas de pintura em seu acabamento. Quando tratadas corretamente apresentam boa resistência à intempéries. O tratamento recebido pela madeira é de fundamental importância para determinar a opção pelo produto.
O custo, desde que sejam empregados modelos padronizados, costuma ser menor quando comparado às outras opções de materiais. No entanto, se a opção for por produzir algo original, dependendo do tipo de madeira escolhida, o custo tende a subir muito, visto que, além dos custos de marcenaria, a madeira de lei, ou seja, aquela de qualidade excepcional, é rara.

O tipo de madeira também deve ser observado, já que algumas são mais resistentes a micro-organismos que outras, não necessitando sequer de tratamento.

d) AÇO: Esquadrias de aço são extremamente duráveis e suportam o impacto do vento e da chuva.
O ferro é um dos materiais mais antigos usados na construção, portanto, sempre há um modelo que combina perfeitamente com um projeto. Esquadrias de ferro também dão um toque de tradicionalismo e elegância ao ambiente.
Produtos fabricados em ferro ainda têm a vantagens de serem alguns dos mais baratos do mercado de arquitetura e construção.
Mais como todo o material tem as suas desvantagens, um dos pontos negativos do ferro é a baixa capacidade de se manter intacto ao tempo e variações climáticas, como a maresia, que enferruja o material. Esquadrias de ferro também são pesadas, exigindo mais trabalho na hora da instalação, necessita de mais manutenção do que outros tipos de esquadrias, e são péssimos isolantes termo acústicos.
 

2. Para as esquadrias de Aço, Alumínio, Madeira e PVC, a partir da bibliografia pesquisada (anexe a bibliografia utilizada, inclusive o material dos sites de internet), responda as questões abaixo:

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2006/inic/inic/07/INIC0001047ok.pdf

http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/152/janelas-de-conforto-aumento-da-oferta-de-esquadrias-de-287701-1.aspx

http://buttenbender.com.br/site/produtos_pvc.html

http://187.17.2.135/orse/esp/ES00113.pdf

http://www.dcc.ufpr.br/mediawiki/images/c/c2/TC025_Esquadrias_parte_1_x.pd

f

http://187.17.2.135/orse/esp/ES00114.pdf

http://www.uepg.br/denge/aulas/esquadrias/Esquadrias.pdf

http://187.17.2.135/orse/esp/ES00115.pdf

  1. Quais as principais características das matérias primas utilizadas na confecção?

a) PVC: Material que por sua vez não necessitam de pinturas, dificilmente possuem manchas, de fácil limpeza e não perdem o brilho ao longo da vida. Com a vantagem desse tipo de material, não irão enferrujar e nem apodrecer, são resistentes aos agentes biológicos, baixo coeficiente de transmissão de calor.

b) ALUMÍNIO: Possuem alta durabilidade e não exigem manutenção. Mais um material de preço elevado.

c) AÇO: Material resistente a ações de ventos e chuvas, sendo altamente duráveis, mais exigem manutenção com pintura para evitar corrosão.

d) MADEIRA: Ótimo isolante termo acústico, permiti a utilização de técnicas de pintura em seu acabamento. Quando tratadas corretamente apresentam boa resistência à intempéries, para tipos nobres de madeira, é necessário a manutenção permanente com pintura ou verniz.

  1. Quais tipos de acabamentos são disponíveis?

a) ALUMÍNIO: alumínio anodizado e pintura eletrostática.

b) PVC: pintura.

c) AÇO: Pintura e galvanização.

d) MADEIRA: verniz incolor, impregnante, tratamentos, tinta esmalte sintético, laqueação em poliuretano.

  1. Quais os tipos dos perfis empregados na fabricação?

a) ALUMÍNIO: U, T, I, L, Quadrados, chatos etc.

b) PVC: Tipo emenda H, tipo F, tipo moldura.

c) MADEIRA: tipo muldura, tipo vista, tipo L.

d) AÇO: Chapa dobrada ou perfilados.

  1. Quais aspectos caracterizam a instalação / fixação nas vedações verticais?

Parafusamento; Colagem; Com silicone, espuma de poliuretano.

Chumbamento: Com contramarco e sem contramarco.

  1. Quais aspectos caracterizam a fixação dos vidros?

Para a instalação de vidros em esquadrias de aço, cuidar para que antes da colocação dos vidros a esquadria seja protegida com uma tinta base zarcão e pintada na parte interna para evitar posterior defeito estético. Nas esquadrias e caixilhos, é recomendado usar massa dupla na colocação dos vidros, ou seja, a utilização de massa na parte interna e externa do caixilho. Usar sempre massa de vidraceiro mesmo com a utilização de baguetes. Depois de assentadas, as placas de vidro devem ser pintadas com X bem visível com tinta látex, devendo permanecer assim sinalizadas até a limpeza final da obra. Na limpeza final, evitar o uso de produtos químicos, devendo-se utilizar água limpa, detergente neutro e pano seco ou produto limpa vidros apropriado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com