TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício De Gestão De Tecnologia De Informação

Dissertações: Exercício De Gestão De Tecnologia De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 4

Perguntas

I. O que é um sistema de informação? Como ele funciona? Quais são seus componentes?

II. Como os sistemas de informação estão transformando os negócios e qual sua relação com a globalização?

III. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras e quais competências e conhecimentos em sistemas de informação são essenciais?

1- Contextualizando

Em um mercado de trabalho tão competitivo como o atual, é importante que a organização disponha-se a mostrar seu valor, bem como o do seu cliente também, estreitando cada vez mais seu relacionamento com este e garantindo grande produtividade, seja qual for seu objetivo. O Sistema de Informação (SI) é um elemento que auxiliar ao ambiente empresarial, facilitando principalmente seu fornecimento da informação. O SI organiza, processa e armazena dados, transformando-os nas informações que serão úteis à organização, de forma a apoiar suas funções e processos. Organizar dados é uma atividade que se tornou essencial para todas as empresas e quando bem executada, o SI torna-se um conjunto organizado de procedimentos, que, produzem informação para apoio à tomada de decisão e ao controlo das organizações.

Basicamente o SI é composto por tecnologias, organizações e pessoas. Em meio a essa composição, e de acordo com cada função específica, a tecnologia de informação, generalizadamente funciona como o procedimento de todo e qualquer sistema já conhecido, sendo este funcionando através da entrada (input) de dados ou informações, sejam eles de dentro ou fora da empresa. Logo após tem-se o processamento, que é a transformação dessas entradas ou seu controle, dependendo do objetivo específico, finalizando seu processo assim na saída os resultados para dar um suporte na tomada de decisões gerenciais da empresa, sendo estes, relatórios, estratégias da empresa, cálculos, entre outros, este envolve a transferência de informação processada às pessoas ou atividades que a usarão.

Em se tratando de um sistema automatizado, o SI conta com a composição de Hardware, que são computadores e periféricos e que juntos, eles aceitam dados e informações, processando-os e nos permitindo, assim sua visualização; Os softwares, conjunto de programas que permite esse processamento de dados realizado pelo hardware; As pessoas são aqueles indivíduos que trabalham com esse sistema e utilizam suas saídas, são elas que operam e usam os hardwares e os softwares; há também a utilização de banco de dados que armazenam dados, informações e respectivas associações; Redes, pela qual se permite o compartilhamento, através de computadores, dos recursos necessários e utilizados; e, por fim, os procedimentos, que são as instruções sobre como combinar os elementos mencionados de forma a processar as informações e gerar saídas desejadas.

O crescente conhecimento da tecnologia favorece o uso de equipamentos cada vez mais sofisticados e o crescente avanço da internet, ficou mais fácil das empresas estarem conectados quase instantaneamente com o que vem acontecendo ao seu redor. Sabendo disso elas estão sempre querendo saber como vai o seu produto no mercado e o que fazer para que este se destaque em relação aos seus concorrentes. Os Sistemas de Informação agilizam na produção, elaboração, confecção, distribuição, marketing e vendas de produtos. Agilizam também no fornecimento de serviços aos clientes. Compreender como os sistemas de informação ajudam as empresas a atingir os objetivos organizacionais mais importantes, a noção do papel central dos bancos de dados, conhecimento sobre analise da informação e inteligência empresarial, sensibilidades as questões éticas, sociais e legais levantadas pelos sistemas, e capacidade de trabalhar com especialistas em tecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com