TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Máquinas Elétricas

Por:   •  14/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  1.614 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA

BAHIA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

DIRETORIA DE ENSINO

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

[pic 11]

ENGV43

SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

LISTA 1: EXERCÍCIOS DE ELETROPNEUMÁTICA

Prof. Dr. Wesley de Almeida Souto wesley@ifba.edu.br

[pic 12]


Exercícios de Eletropneumática – Prof. Wesley de Almeida Souto

2

[pic 13]

Observações importantes:

  1. ADOTAR A NORMA ISO 5599;
  2. OS CIRCUITOS DEVEM SER APRESENTADOS EM FOLHAS DE PAPEL DO TIPO MILIMETRADO;

  1. RECOMENDA-SE O USO DE SIMULADORES PARA OTIMIZAÇÃO DAS SOLUÇÕES;
  2. PARA CADA QUESTÃO, ELABORAR OS CIRCUITOS PNEUMÁTICOS E ELÉTRICOS;
  1. AS QUESTÕES DEVEM SER ACOMPANHADAS DOS ENUNCIADOS;
  2. VALOR: 2,0 PONTOS.
  1. Monte um circuito cujo êmbolo de um cilindro de dupla ação, após alcançar sua posição final, fique parado durante 10 segundos e, em seguida, volte a sua posição inicial. O sinal de partida para acionamento deve ser dado por um botão manual e a válvula a ser considerada é do tipo 5/2 vias com solenóide e retorno por mola.
  1. Ao se acionar um botão de comando, quatro cilindros de simples ação com retorno por mola devem avançar e fixar cantoneiras em um quadro de madeira. Enquanto o botão permanecer acionado, os cilindros deverão permanecer avançados. Ao soltar o botão, o cilindro deve retornar a sua posição inicial, conforme Figura 1.

[pic 14]

Figura 1 – Sistema de fixação de cantoneiras em um quadro de madeira

  1. Dois cilindros de dupla ação (A e B) operam de acordo com a seqüência:

A+B+A-B- sendo que o retorno dos cilindros ocorrem após transcorridos 10 segundos. Esquematize circuito eletropneumático correspondente.

  1. Ao se acionar um botão de comando, quatro cilindros de simples ação com retorno por mola devem avançar e fixar cantoneiras em um quadro de madeira. Enquanto o botão permanecer acionado, os cilindros deverão permanecer avançados. Ao soltar o botão, o cilindro deve retornar a sua posição inicial, conforme Figura 2.

[pic 15]

Figura 2 – Sistema de fixação de cantoneiras em um quadro de madeira

  1. Elabore um circuito onde um cilindro de dupla ação deve ser acionado de dois locais diferentes, como por exemplo, no comando de um elevador de cargas que pode ser acionado tanto do solo como da plataforma superior, conforme Figura 3.


Exercícios de Eletropneumática – Prof. Wesley de Almeida Souto

3

[pic 16]

Figura 3 – Elevador de cargas

  1. Esquematize o circuito eletropneumático para um sistema no qual caixas chegam através de uma esteira e são desviadas para duas posições, um cilindro de dupla ação é acionado por dois botões com intertravamento para proteção da própria válvula. Acionando-se o primeiro botão o cilindro deve avançar e permanecer avançado mesmo que o botão seja desacionado. O retorno deve ser comandado por meio de um pulso no segundo botão. Utilizar uma válvula direcional 5/2 vias acionada por duplo solenóide, conforme Figura 4.

[pic 17]

Figura 4 – Esteira com sistema de seleção de peças

  1. Ao acionar um botão, um cilindro de dupla ação é acionado causando uma tensão na correia de um conjunto moto-ferramenta fazendo girar o eixo de transmissão das ferramentas. Ao ser desacionada, o cilindro recua parando o eixo. No circuito eletropneumático usar uma válvula 5/2 vias acionada por solenóide e retorno por mola. Ligar com um botão e desligar com outro, conforme Figura 5. Encontre uma solução eletropneumática.

[pic 18]

Figura 5 – Conjunto moto-ferramenta


Exercícios de Eletropneumática – Prof. Wesley de Almeida Souto

4

[pic 19]

  1. Um botão é acionado e um cilindro hidro-pneumático avança acionando o mangote de uma furadeira que inicia um avanço lento e um retorno rápido e automático. No circuito eletropneumático usar uma válvula 5/2 vias acionada por solenóide e retorno por mola, conforme Figura 6.

[pic 20]

Figura 6 – Furadeira com controle de velocidade

  1. Para acionar uma prensa de estampar, o cilindro de dupla ação só avançará se um botão com trava for acionado e ainda forem pressionados outros dois botões (bi-manual). O retorno se dará automaticamente através de um rolete. No circuito eletropneumático usar uma válvula 5/2 vias acionada por duplo solenóide, conforme Figura 7.

[pic 21]

Figura 7 – Prensa de estampar

  1. Ao acionar um botão, um atuador de dupla ação recua suspendendo a colher de fundição lentamente. Ao chegar no fim de curso, o cilindro deverá avançar automaticamente a posição inicial sem o auxilio de um fim de curso. No circuito eletropneumático usar uma válvula 5/2 vias acionada por solenóide e retorno por mola, conforme Figura 8.

[pic 22]

Figura 8 – Colher de fundição


Exercícios de Eletropneumática – Prof. Wesley de Almeida Souto

5

[pic 23]

  1. Dez cilindros de ação dupla foram instalados em uma prensa de montagem de escadas, ao acionar um botão de partida, os cilindros avançam, e devem permanecer por 15 segundos prensando para secar a cola dos degraus e o retorno deve ser automático através de um rolete de fim de curso. Um botão de emergência deve encerrar instantaneamente o ciclo e fazer com que os cilindros voltem imediatamente ao ponto de partida, conforme Figura 9.

[pic 24]

Figura 9 – Prensa de montagem de escadas

  1. Uma máquina de teste de resistência e fadiga em cadeiras é movimentada por um cilindro de dupla ação que deve avançar e retornar automaticamente. O circuito deve possuir ciclo único ou ciclo continuo e ainda uma parada para inspeção. No circuito eletropneumático usar uma válvula 5/2 vias acionada por solenóide e retorno por mola, conforme Figura 10.

[pic 25]

Figura 10 – Máquina de teste de resistência e fadiga

  1. Um transportador de chapas deve alimentar uma esteira continuamente até o momento que houver chapas, quando esta acabar, um sinal sonoro deverá indicar o ocorrido e a máquina corta o seu ciclo e só volta a funcionar se o magazine for cheio novamente. O circuito deve possuir ciclo único, ciclo continuo e indicador de magazine. No circuito eletropneumático usar uma válvula 5/2 vias acionada por solenóide e retorno por mola, conforme Figura 11.

[pic 26]

Figura 11 – Transportador de chapas


Exercícios de Eletropneumática – Prof. Wesley de Almeida Souto

6

[pic 27]

  1. Um cesto contendo discos de aço deverá ser mergulhado em ácido sulfúrico. O cesto será movimentado apenas 10 vezes por um cilindro de dupla ação que deve parar e esperar um reset para continuar novamente. O circuito deve possuir ciclo único, ciclo continuo, parada de emergência e eliminação da parada de emergência. No circuito eletropneumático usar uma válvula 5/2 vias acionada por solenóide e retorno por mola, conforme Figura 12.

[pic 28]

Figura 12 – Cesto de mergulho de discos de aço

  1. Uma prensa somente deverá avançar quando seus dois botões de partida forem acionados simultaneamente (comando bi-manual). Se a diferença de tempo entre os acionamentos dos dois botões for maior do que 0,3 segundos, o cilindro não deve partir. O retorno deve ocorrer automaticamente através de um rolete fim de curso. Um botão de emergência, quando acionado deve permitir que o cilindro volte imediatamente a posição inicial, conforme Figura 13.

[pic 29]

Figura 13 – Prensa de comando bi-manual


Exercícios de Eletropneumática – Prof. Wesley de Almeida Souto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (460.7 Kb)   docx (643.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com