TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Ciências dos Materiais

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios de Ciências dos Materiais

Profª Cíntia Gonçalves

  1. Diferencie estrutura de composição de um material:

  1. Por que é importante considerar a estrutura de um material ao projetar e produzir materiais de engenharia?
  1. A folha de alumínio utilizada na preservação de alimentos pesa em torno de 0,0465 g/cm2. Quantos elétrons estão contidos em 1 cm2 desta folha?
  1. Sabendo que o cálcio tem densidade 1,550 g/cm3 e massa molar 40,08 g/mol e o ouro tem densidade 19,302 g/cm3 e massa atômica 197 g/mol, diga quantos átomos tem em 1 cm3 de cada um destes metais:
  1. O chumbo exibe estrutura CFC. Qualquer quantidade de chumbo sólido é constituída por pequenos cubos imaginários (células unitárias), com arestas medindo 0,495 nm, onde os átomos desse elemento ocupam vértices e centro das faces. A partir dessas informações, calcule o número de cubos existentes em 1 cm3 de chumbo:
  1. Materiais como o carbeto de silício (SiC) e Si3N4 são empregados como abrasivos em operações de desbaste e polimento. Justifique, em termos de ligações químicas, a escolha destes materiais:
  1. O Nb, na temperatura ambiente tem estrutura CCC e apresenta raio atômico de 0,147 nm. Qual o valor do parâmetro de rede do Nb em nanômetros?

8. O Ni é CFC com uma densidade de 8,9 g/m3 e tem sua M.A. igual a58,71 g/mol.

a. Qual é o volume por célula unitária baseado no valor da densidade ?

b. Calculeo raio atômico do Ni a partir de sua resposta na parte (a).

  1. A 20 °C o nióbio tem estrutura CCC, sendo o parâmetro de rede 0,33007 nm e a densidade 8,60 g/cm3. Calcule o valor da massa atômica do nióbio:

  1. Salto nanotecnológico

Destaca-se, na atuação de engenheiros da área de materiais, a busca de novas estruturas que possam ser aplicadas na fabricação de micro e nanoelementos para a indústria eletrônica. Nesse sentido, o uso de peças de metal, para se controlar o fluxo elétrico em dispositivos bastante específicos poderá, em breve, ser desnecessário.

Pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que o nanotubo de carbono (diâmetro típico de 1nm) poderá também desempenhar o papel de controlador elétrico. Um nanotubo de carbono é uma monocamada de átomos de carbono na forma de rolo de dimensões nanométricas, caracterizado por um certo diâmetro e um certo ângulo de helicidade, características que o definem completamente. Aparentemente, os nanotubos de carbono são gerados a partir de gotas de carbono que aparecem a temperaturas de alguns milhares de graus Celsius quando utilizado o método do arco elétrico. Não há provas da existência da fase líquida do carbono. Como a temperatura de fusão do carbono, em pressão atmosférica, é da ordem de 5.000°C, alguns cientistas acreditam que o carbono evapora antes de fundir. Entretanto, os nanotubos de carbono observados através de microscopia eletrônica revelaram a ocorrência de bolhas que lembram as gotas de orvalho que se formam sobre os fios de uma teia de aranha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com