TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios resolvidos de mecânica dos fluídos

Por:   •  25/5/2016  •  Abstract  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

        O encruamentto compensa a redução da seção do CP na região de deformação

Uniforme, entretanto ocorre uma concentração de deformação plastifica que resultara numa redução de área (esttriicção). A forma usual de se quantificar o encruamento é através do coeficiente de encruamentto “n”,, conforme definido pela equação:σ = k εn ,onde “n” é o coeficiente de encruamentto e “K” é o coeficiente de resistência correspondente tensão real para deformação real igual a um..

– Resiliência

Capacidade de absorver energia quando deformado elasticamente (energia//vol.) e definida conforme mostrado na equação (I..11).. A resiliência é uma propriedade importante em aplicações em que se deve evitar a deformação permanente.. U = ½ σε

Coeficiente de encruamento (“n”)

O encruamento pode ser estudado pelo modelamento matemático da curva tensãox deformação real mostrado na equação - σReal = K εn Real). A norma brasileira que trata da

Medição deste parâmetro n = ln (1+εReall máx)

Índice de anisotropia (“R”)

Também conhecido como coeficiente de Lankford, é definido como sendo a relação entre as deformações reais segundo a largura (W) e segundo a espessura (t),, conforme

Definido pela equação. Este parâmetro mede a resistência do material à redução de espessura quando deformado plasticamente..

Módulo de elasticidade (E): fornece uma indicação da rigidez do material,sendo inversamente proporcional à temperatura e pouco dependente de pequenas variações na composição química de elementos cristalinos (como por exemplo nos aços)..  E=δ/e

Coeficiente de Poisson (n): o coeficiente de Poisson mede a rigidez do material na direção perpendicular àquela em que a carga está sendoaplicada.

TENSÃO E DEFORMAÇÃO EFETIVA

- São parâmetros matemáticos para considerar o efeito das diferentes fprmas de aplicação de tensões e deformação nas características de um material sendo plasticamente conformado  em relação as tensões e deformação de um estado de referência.

ESTADO DE TENSÃO-tensões de tração provocam a ruptura antes que tensões de compressão, assim a capacidade de deformação máxima aumenta quanto maiores forem as componentes de compressão ou quanto mais compressiva a tensão efetiva aplicada ao componente.

LUBRIFICANTES = água, ceras, sólidos metálicos, sabão, vidros, plásticos óleos ácidos graxos, sólidos minerais, materiais sintéticos.

δYS = é o limite de escoamento do metal quando a taxa de deformação for igual a unidade , este valor depende da temp. e está tabelado.

n=  coeficiente de encruamento é a taxa de aumento da resistência a deformação plástica e quantificada pelo exp. “ n “

k = é o valor do limite de escoamento quando o material  sofreu ξ = 1 de def. plástica  a frio.

INCREMENTO  no limite de escoamento segue a equação de HOLLOMON considerando a deformação uniforme e o seu correspondente valor efetivo ( Eef

EQUAÇÃO DE DILATAÇÃO = ∆L = L.ά.∆T

ENSAIOS MECÃNICOS – Visam caracterizar o material obtendo-se resultados que caracterizam as variáveis como limite de escoamento δYS (normal) ou τys( cisalhamento), porém  podemos obter outras variáveis  que caracterizam  plasticamente o material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com