TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existem inúmeras aplicações relacionadas com a Nanotecnologia

Pesquisas Acadêmicas: Existem inúmeras aplicações relacionadas com a Nanotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

NANO TÉCNOLOGIAS

Nanotecnologia é a possibilidade de manipular átomos e moléculas, ou seja, colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado, permitindo criar novas utilidades para insumos. Em outras palavras, é a possibilidade de manipular a matéria conscientemente ao nível nano, ou seja, de zero a cem nanômetros (um bilionésimo de metro chama-se “nanômetro”,”Nano” é um prefixo que vem do grego antigo e significa “anão”). Um bilionésimo de metro é muito pequeno, imagine uma praia começando em Salvador, na Bahia, e indo até Natal, no Rio Grande do Norte. Pegue um grão de areia nesta praia. Pois bem, a dimensão desse grão de areia está para o comprimento destas praias, como o nanômetro está para o metro.

Nanotecnologia não é uma tecnologia específica, mas todo um conjunto de técnicas, baseadas na Física, na Química, na Biologia, na Ciência, Engenharia de Materiais e na Computação, todas elas trabalham juntas em novos materiais que são aplicados em produtos que já consumimos e que ganham novas características. As aplicações possíveis incluem: aumentar espetacularmente a capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores; criar materiais mais leves e mais resistentes do que metais e plásticos para prédios, automóveis, aviões; criar formulas de isolamento térmico, acústico, anti-fogo e muitas outras inovações em desenvolvimento ou que ainda não foram sequer imaginadas. Um exemplo é que através da nanotecnologia, a Nasa desenvolveu a fórmula de vitrocerâmica de alta qualidade, essa fórmula consiste em microesferas cerâmicas ocas a vácuo. Essa tecnologia protege os veículos espaciais contra acidentes térmicos e desintegração causada pelo extremo calor gerado na penetração orbital.

A nanotecnologia está crescendo para todos os lados. A discussão acontece ao mesmo tempo em que empresas e universidades investem nesse novo processo. Investimentos que giram em torno de US$ 9 bilhões, se somarmos os investimentos dos Estados Unidos, Japão e União Européia. Estima-se que empresas e universidades apliquem de três a quatro vezes mais a cada ano.

A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, por que a indústria brasileira terá de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia do país se recupere e retome o crescimento econômico. Esta competição somente será bem sucedida com produtos e processos inovadores, que se comparem aos melhores que a indústria internacional oferece. Isto significa que o conteúdo tecnológico dos produtos ofertados pela indústria brasileira terá de crescer substancialmente nos próximos anos e que a força de trabalho do país terá de receber um nível de educação em ciência e tecnologia muito mais elevada do que o de hoje. Este é um grande desafio para todos nós.

Aplicações

Existem inúmeras aplicações relacionadas com a Nanotecnologia…

Hoje já são mais de 600 produtos desenvolvidos com nanotecnologia, todos eles compostos, em maior ou menor grau, de partículas tão minúsculas quanto 1 bilionésimo de metro. A escala tão reduzida oferece uma vantagem fundamental: ela viabiliza o rearranjo de átomos de modo a que formem materiais com novas e diferentes funções. Também propicia a criação de aparelhos mais leves e com maior capacidade de memória – uma vez que, em proporções nano, passam a caber mais recursos no mesmo lugar.

Têxteis

A aplicação da nanotecnologia na indústria têxtil ainda é muito recente. Fóruns mundiais ainda são realizados para esclarecer entre os próprios produtores as finalidades deste tipo de tecnologia e a forma que ela é aplicada. A nanotecnologia (ou qualquer outra tecnologia criada) não diz respeito apenas à mecânica e à informática.

Nos têxteis, a nanotecnologia serve para dar novas características a fibras, fios e tecidos.

De que forma a nanotecnologia actua na indústria têxtil?

Através de materiais nano, muitíssimo pequenos, os fabricantes podem conferir novas propriedades aos tecidos dando-lhes, assim, uma nova funcionalidade. A nanotecnologia permite que os tecidos tenham características especiais como antibactericida à base de prata, minúsculas cápsulas de agentes hidratantes, desodorizantes,repelentes de insectos e anti-tabaco, anti-humidade. Sem ananotecnologia não seriam possíveis tais aplicações pois estas ficam entre as fibras dos tecidos. Em escala maior, as partículas maiores de prata (que é anti-bactericida e anti-microbiana) fossem aplicadas nos tecidos acabariam por influenciar a textura e o toque do tecido, deixando-o áspero.

Roupas

Efeito dananotecnologia: acrescenta funções aos tecidos. Estes podem-se tornarbacteriostáticos,repelentes a insectos ou impermeáveis.

Como funciona: asnanopartículas são adicionadas às fibras durante a fabricação do tecido. Nessas partículas ficam as substâncias encarregadas das diferentes propriedades. Proporcionam assim o efeito esperado, mas desaparecem depois de cinquenta lavagens.

Diferença no rótulo:

"acção bacteriostática" ou "iões de prata" Impacto no preço: as roupas ficam, em média, 30% mais caras.

Militar

Outro sector que promete usufruir bastante da Nanotecnologia é o sector militar.

Milhões de dólares são investidos anualmente nesta área e alguns protótipos já se encontram em funcionamento demonstram todo o potencial dessas aplicações. Segundo informações da CNN, o exército dos Estados Unidos está a desenvolver uma nova versão de um uniforme de combate utilizando a nanotecnologia. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) recebeu uma verba de 50 milhões de dólares para desenvolver a próxima geração de fatos de combate para as forças armadas americanas.

Este uniforme "inteligente" que foi desenvolvido no Instituto deNanotecnologia para os Soldados do MIT, seria feito com fibras cujo no seu interior há um fluído que pode tornar-se sólido como uma tala de gesso, todas as vez que o tecido é perfurado por um projétil, permitindo ainda o engessamentoimediato de uma perna ou de um braço fracturados em combate. Estaria equipado com um sistema de sensores aplicados no tecido da roupa, que além de bloquear toxinas e realizar o controlo dos sinais vitais, permitem ainda que os soldados fiquem camuflados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com