TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento II - Aplicação da Lei de Ohm

Por:   •  11/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

Experimento II - Aplicação da Lei de Ohm

                                                                  [pic 2]

        

Componentes:

Cárlison Antônio Vasconcelos Nogueira Júnior - 11328846

José Judeilton Bento Temoteo Segundo - 11328205

João pessoa

2016

  1. OBJETIVOS

O principal objetivo do experimento é verificar na prática a validade da lei de ohm, para isso foi necessário montar circuitos com corrente e resistências, e nele implantar um multímetro (voltímetro e amperímetro) e fazer estudos através das medições.  

  1. INTRODUÇÃO TEORICA

O estudo da lei de Ohm é algo muito importante para a física, na primeira metade do século XIX, George Simon Ohm analisou características de materiais que eram submetidos a diferenças de potenciais e analisou as correntes geradas nesses mesmos materiais.

A lei de Ohm diz que qualquer condutor, mantido em temperatura constante, a razão entre a diferença de tensão nas suas extremidades e a corrente elétrica é uma constante, denominada resistência elétrica. Os condutores que permanecem sempre com sua resistência constante são denominados resistores ôhmicos, e aqueles condutores que tem a sua resistência variante são chamados de resistores não ôhmicos.

Da lei de Ohm temos: ·.[pic 3]

A unidade para a resistência (volts/ampere) chama-se ohm, a qual é representada pelo símbolo grego Ω. A resistência tem como significado a capacidade do condutor de se opor a passagem da corrente.

II. I- Resistores Ôhmicos

        Os resistores que obedecem a 1ª Lei De Ohm são denominados por resistores ôhmicos. Para estes resistores a corrente elétrica (i) que os percorrem é diretamente proporcional à voltagem ou ddp (V) aplicada. Consequentemente o gráfico V versus i é uma linha reta, cuja inclinação é igual o valor da resistência elétrica do material, como mostra o gráfico abaixo,

[pic 4]

Figura 1- Comportamento de resistores ôhmicos.

II. II- Resistores não Ôhmicos

            Observa-se, em uma grande família de condutores que, alterando-se a ddp (V) nas extremidades destes materiais altera-se a intensidade da corrente elétrica i, mas a duas grandezas não variam proporcionalmente, isto é, o gráfico de V versus i não é uma reta e, portanto eles não obedecem à lei de Ôhm, veja gráfico abaixo. Estes resistores são denominados de resistores não ôhmicos. Em geral, nos cursos básicos de Física, trata-se apenas dos resistores ôhmicos.

                                               [pic 5]

Figura 2 -   Comportamento de resistores não ôhmicos

  1. MATERIAL UTILIZADO

Para a realização da experiência foram necessários:

  • Resistências de 98,8 Ω, 67,5 Ω, 9,78 KΩ e 4,69 K.
  • Conectores para o circuito
  • Fonte de corrente e tensão
  • Chave de circuitos
  • Dois multímetros

  1. PROCEDIMENTOS E RESULTADOS OBTIDOS

Com uso do multímetro para determinar a tensão e corrente entre dois pontos, foram montados quatro circuitos diferentes. Utilizando os cabos para fazer as conexões

Circuito I

No primeiro circuito (Figura 3), ligou-se a fonte de tensão na chave e a chave na resistência de 98,8Ω (cuja resistência nominal era de 100 Ω) e a resistência no amperímetro (um multímetro), colou-se o voltímetro (um multímetro) nas extremidades da resistência para se determinar a tensão, e finalizou-se com a conexão do amperímetro na fonte de tensão, alterando de 0 v até aproximadamente 12V.[pic 6]

Figura 3- Modelo do Circuito I

Circuito II

O Segundo circuito (figura 4), ligou-se a fonte de tensão na chave e a chave na resistência de 98,8Ω e de 67,5Ω deixando-os em série com resistência equivalente de 166,3Ω (Cálculo abaixo). Depois foi conectado o resistor de 67,5Ω no amperímetro (um multímetro), colou-se o voltímetro (um multímetro) na extremidade inicial do resistor de 98,8Ω e na extremidade final do de 67,5Ω, para se determinar a tensão, e finalizou-se com a conexão do amperímetro na fonte de tensão, alterando de 0V até aproximadamente 12V.

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

                       [pic 13][pic 14]

                          [pic 15]

                      R1: 98,8Ω                 [pic 16][pic 17]

[pic 18]

                      R2: 67,5Ω                                            Figura 4- Modelo do Circuito II[pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

Em relação á resistência equivalente no circuito II, temos:

Circuito II: Resistores em série[pic 23]

REQ = R1 + R2  

REQ = 98,8Ω + 67,5Ω = 166,3Ω.

Circuito III

O Terceiro circuito (Figura 5) ligou-se a fonte de tensão na chave, a chave na resistência de 9,78KΩ e de 4,69KΩ deixando-os em paralelo com resistência equivalente de aproximadamente 3,17KΩ (Calculo a seguir), depois se conectou os resistores em paralelo no amperímetro (um multímetro), colou-se o voltímetro (um multímetro) na extremidade de qualquer um dos resistores, para se determinar a tensão, e finalizou-se com a conexão do amperímetro na fonte de tensão, alterando de 0V até aproximadamente 12V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com