TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Nº 9 – Partida Estrela Triangulo do MIT

Por:   •  7/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE BÁSICA-LEB

(Código ENE0002)

Ensino Remoto 2/2020 - Prof. Alcides Leandro

PRÉ-RELATÓRIO

Turmas T03A

Experimento: Partida estrela-triangulo do MIT

LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE BÁSICA-LEB (ENE0002) Ensino Remoto 2/2020 - Prof. Alcides Leandro

Aluno: Leticia Helem Mosinho de Lima

Matrícula: 180065777

Turma: T03A

Curso: Engenharia (Civil, Mecânica etc)

Data: 04/05/2021

Experimento Nº 9 – Partida estrela-triangulo do MIT

1-INTRODUÇÃO

O experimento possui como objetivo permitir a pratica e a teoria da partida estrela-triangulo do motor de indução trifásica. A partida estrela triangulo funciona com a partida inicialmente em estrela e após alguns segundos comuta para o modelo triangulo.

2-PRINCIPAIS COMPONENTES

Um relé térmico é um dispositivo de proteção usualmente utilizado para proteger motores elétricos contra sobrecargas. O relé térmico possui contatos lâminas bimetálicas de coeficientes de dilatação diferentes, assim, quando a temperatura dos contatos aumenta o suficiente, as lâminas abrem os contatos do relé, interrompendo o circuito A quantidade de corrente que o relé térmico suporta pode ser ajustada manualmente através de um disco, além disso, os relés são capazes também de sinalizar seu disparo por meio de sinaleiros, alarmes ou enviando um sinal de desarmamento de um disjuntor. Vale ressaltar que o relé térmico possui um intervalo entre a sobrecarga e o desarme necessária para produzir o aumento da temperatura e a dilatação das lâminas.

Um contator é um dispositivo de comando utilizado e aplicações industriais onde a alta potência de cargas impedem que sejam usados interruptores comuns, já que as correntes podem alcançar centenas ou milhares de amperes, e a abertura dos contatos de interruptores comuns forma arcos voltaicos, os quais danificam os interruptores em pouco tempo. Os contatores possuem vários contatos: os contatos auxiliares não possuem funcionamento especial. Os contatos tipo NA e NF permitem que o controle das cargas ligadas e ele seja mais versátil.

3-ESTUDO COMPLEMTAR

Dependendo da maneira como são conectados os terminais das bobinas dos enrolamentos do estator, o motor pode ser ligado às redes de alimentação com diferentes valores de tensão. A maioria dos motores é fabricada para operar em circuitos trifásicos supridos por tensões de 220 V, 380 V e 440 V.

Quando o motor é especificado para operar em tensões múltiplas, por exemplo, 220/380/440 V, a menor tensão, no caso 220 V, caracteriza a tensão nominal da bobina do motor e que não pode ser ultrapassada em qualquer tipo de ligação, para não danificar o motor.

Os motores que podem ser ligados em estrela ou triângulo dispõem de seis terminais acessíveis, ou seja, dois terminais para cada bobina. Quando a ligação é feita em estrela, cada bobina fica submetida a uma tensão √3 vezes menor que a tensão da alimentação. Quando a alimentação estiver em triângulo, cada bobina ficará submetida à tensão da rede. A Figura 1 destaca como são numerados os terminais das bobinas.

Conforme mostrado na Figura 1, a ligação é escolhida (estrela ou triângulo) para adequar a tensão nominal da bobina à tensão da rede de alimentação do motor. Nesse exemplo, na ligação em Y o motor está sendo alimentado em 380 V e na ligação em ∆ o mesmo motor está sendo alimentado em 220 V. Em ambos os casos, cada bobina, independentemente do tipo de ligação, fica submetida à mesma tensão de 220 V, considerando ser essa a sua tensão nominal.

Em uma instalação no mundo real, no entanto, teremos normalmente apenas uma tensão de alimentação para o motor, seja 220 V, 380 V ou 440

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com