TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ligação Estrela Triângulo

Por:   •  19/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral

Disciplina: Controle e Automação Industrial

Prática 3

Curso: Engenharia Elétrica

Professor: Douglas Aquino

Data: 17/09/18

Aluno: Carlos Emanuel Rodrigues da Silva

Matrícula: 356749

  • Comentários referentes as simulações da Prática 3
  1. Partida Estrela - Delta

O objetivo do circuito é acionar um motor trifásico inicialmente na ligação Estrela e após um período de tempo determinado, realizar a comutação para o acionamento em Dela. Para isso utilizaram-se 3 contatoras.

A contatora 1 é responsável por alimentar os terminais superiores do motor trifásico, U1 V1 W1, conectando-os as 3 fases do sistema, passando pelos devidos componentes de proteção.

A contatora 2 é responsável pelo acionamento do motor na ligação estrela, recebendo as três saídas do motor trifásico, W2 U2 V2, em seus terminais inferiores e curto circuitando seus terminais superiores, fechando assim o circuito do acionamento em estrela.

A contatora 3 é responsável por acionar o motor na ligação Delta, para isso recebe as saídas do motor trifásico, W2 U2 V2, em seus terminais inferiores e por meio de seus terminais superiores conecta cada uma das saídas a sua respectiva entrada, sendo conectadas acima dos contatos superiores da contatora 1, ou seja, W2 na fase da entrada U1, U2 na fase da entrada V1 e V2 na fase da entrada W1, finalizando assim o circuito da ligação em Delta.

A contatora 1 deve ser acionada logo ao início da ligação e permanecer ligada até que a botoeira responsável por desligar todo o circuito seja acionada. As contatoras 2 e 3 não podem ser acionadas conjuntamente, sendo necessário um circuito de intertravamento entre elas. Uma contatora temporizada deve ser inserida ao circuito a fim de realizar a comutação entre as duas ligações no tempo desejado.

Seguindo essas condições o circuito de controle foi montado. Primeiramente a fase passa pelo disjuntor termomagnético monofásico e logo após passa pelo fusível até chegar ao contato NC do relé térmico, que está conectado antes do motor trifásico. Concluindo o circuito de proteção, o contato NC do relé térmico é conectado a botoeira NC, responsável por desligar todo o circuito ao ser pressionada. A partir dessa botoeira o circuito se ramifica em três partes.

Na primeira parte, a botoeira NO, responsável por acionar o circuito ao ser pressionada, é conectada em paralelo com o contato NO da contatora 2, responsável por manter a bobina da contatora 2 alimentada após a botoeira NO ser pressionada, selando a contatora 2. Em seguida o contato NC da contatora 3 é conectado, para impedir que a contatora 2 seja acionada quando a contatora 3 estiver acionada, para seguir as condições antes explicadas. Em seguida é conectada a bobina da contatora 2 juntamente com o circuito temporizador, onde o contato normalmente fechado da contatora temporizada é conectado em série com a bobina da contatora 2, sendo a ligação de ambas conectada em paralelo com a bobina da contatora temporizada. Sendo assim quando se passar o tempo determinado, o contato da contatora temporizada será aberto, interrompendo a alimentação da bobina 2, desligando a contatora 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com