TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressões Regulares

Trabalho Escolar: Expressões Regulares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  3.311 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 14

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Bauru

Curso de Ciência da Computação

Paulo Ricardo Ishu,

Marco Antonio Izac,

José Augusto Claus

e Jose Augusto Rosa Magalhães

Aplicações de Expressões

Professor(a): Adriana Fatima Andrade

Bauru

2014

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Lista de Caracteres.. 09

Figura 2 – Exemplo de Metacaracteres Representante 10

Figura 3 – Lista de Quantificadores 10

Figura 4 – Lista dos Agrupadores. 11

Figura 5 – Lista dos Âncoras. 11

Figura 6 – Lista dos Martacarectere. 12

Figura 7 – Correspondência de Nome de Usuário. 18

Figura 8 – Correspondência de URL. 19

Figura 9 – Correspondência de E-mail. 20

LISTA DE SIGLAS

PCRE Perl Compatible Regular Expressions

POSIX Portable Operating System Interface

REGEX Regular Expression

ER Regular Expression

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS 1

LISTA DE SIGLAS 2

1. Introdução 4

1.1 Objetivos da Pesquisa........ 4

2. História 5

3. Utilidades 7

3.1 Proposito das Expressões Regulares 8

4. Metacaracteres 9

4.1 Definição de Metacaracteres 9

4.2 Metacaracteres do Tipo Representante 10

4.3 Metacaracteres do Tipo Quantificador 10

4.4 Agrupadores. 11

4.5 Âncoras.................. 11

4.6 Lista de Matacarecteres 12

4.7 Sináis, Gula x Moderação 13

5. Método Matches 14

6. Elaborando Expressões Regulares 15

7. Exemplos de Expressões Regulares 17

8. Perl.............. 21

9. PHP.................. 22

9.1 Ereg() e Eregi() 22

9.2 Elaborando Expressões Regulares em PHP 23

Referências 24

1. Introdução

1.1 Objetivos da Pesquisa

É mostrar que as Expressões Regulares podem ser aplicadas em mais variadas áreas com: editores de texto, planilhas, bancos de dados e linguagens de programação, em sistemas Unix, Linux, Windows e Mac. Qualquer usuário de computador pode usufruir dos seus benefícios. Profissionais que manipulam texto e dados economizarão horas de serviço braçal: escritores, revisores, tradutores, programadores e administradores de sistema.

2. História

A origem das expressões regulares está na teoria dos autômatos e na teoria das linguagens formais, e ambas faz parte da teoria da computação. Esses campos estudam modelos de computação (autômatos) e formas de descrição e classificação de linguagens formais. Na década de 1950, o matemático Stephen Cole Kleene descreveu tais modelos usando sua notação matemática chamada de "conjuntos regulares", formando a álgebra de Kleene. Seu trabalho foi a base para os primeiros algoritmos computacionais de busca e para algumas das mais antigas ferramentas de tratamento de texto em ambientes UNIX.

Atualmente as Expressões Regulares são aplicadas na busca e substituição de palavras em editores de texto, em linguagem de programação, validação de formatos de texto (ou protocolos), filtragem de informação e etc.

Expressões Regulares são padrões de procura definidos para caracteres e cadeias de caracteres (Strings). Com a ajuda destes padrões pode-se pesquisar e processar o conteúdo de variáveis

A linguagem SNOBOL foi uma implementação pioneira de casamento de padrões, mas não era idêntica às expressões regulares. Ken Thompson construiu a notação de Kleene no editor de texto QED como uma forma de casamento de padrões em arquivos de texto.

Posteriormente, ele adicionou essa funcionalidade no editor de texto Unix ed, que resultou no uso de expressões regulares na popular ferramenta de busca grep. Desde então, diversas variações da adaptação original de Thompson foram usadas em Unix e derivados, incluindo expr, AWK, Emacs, vi e lex. As expressões regulares de Perl e Tcl foram derivadas da biblioteca escrita por Henry Spencer, e no Perl a funcionalidade foi expandida posteriormente.[1] Philip Hazel desenvolveu a PCRE (Perl Compatible Regular Expressions), uma biblioteca usada por diversas ferramentas modernas como PHP e o servidor Apache.

Parte do desenvolvimento do Perl 6 foi melhorar a integração das expressões regulares de Perl, e aumentar seu escopo e funcionalidade para permitir a definição de gramáticas de expressão de analisadores sintáticos.[2] O resultado foi uma mini-linguagem, as regras do Perl 6, usada para definir a gramática do Perl 6 assim como fornecer uma ferramenta para programadores da linguagem.

Tais regras mantiveram as funcionalidades de expressões regulares do Perl 5.x, mas também permitiram uma definição BNF de um analisador sintático descendente recursivo. O uso de expressões regulares em normas de informação estruturada para a modelagem de documentos e bancos de dados começou na década de 1960, e expandiu na década de 1980 quando normas como a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com