TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Líquido - Líquido

Por:   •  28/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Escola de Engenharia

Departamento de Engenharia Química

EQM040 - Operações Unitárias B

 

 

Estêvão Andrade

  Gabriela Couto

Leandro Salgado  

Luísa Comelli

Wenderson Carvalho

 

Extração Líquido - Líquido

 

 

 

 

 

Belo Horizonte

26 de junho de 2017

SUMÁRIO

     RESUMO……………………………………………….....................………………..3

  1. INTRODUÇÃO……………………………………………………........…………4
  2. OBJETIVOS……………………………………………………………........….…8
  3. METODOLOGIA………………………………………………………....….…….9

            3.1 Materiais…………………………………………………………....…………9

            3.2 Métodos……………………………………………………………….…....…9

     4. RESULTADOS E DISCUSSÃO……………………………………...........……..11

     5. CONCLUSÃO…………………………………………………………..…………..15

     REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA………………………………………..………….16

     ANEXO A………………………………………………………………………...........17

 

RESUMO

        

  1. INTRODUÇÃO

        

2. OBJETIVO

        

        .

3.  METODOLOGIA

3.1. MATERIAIS

        

3.2. MÉTODOS

        

4. RESULTADOS

Os dados obtidos durante o experimento da curva binodal estão presentes nas tabelas X1, X2, X3 e X4, localizada no Anexo. Esses resultados foram alcançados pela observação da turbidez da solução composta por  água e acetato de etila e, em seguida, pela desturvação com a dição de ácido acético. Com os dados fornecidos sobre as densidades e pesos moleculares de cada componente e ainda, considerando que cada solução inicial se encontrava na forma pura e ainda, levando em consideração as equações abaixo, foi possível determinar as frações molares e mássicas em diversos pontos.

  (Eq. A)[pic 2]

  (Eq. B)[pic 3]

  (Eq. C)[pic 4]

 (Eq. D)[pic 5]

Além dos dados experimentas, foram fornecidos também dados teóricos das frações molares das duas fases, aquosa e orgânica, da solução. A partir dos dados teóricos, a curva binodal teórica, representada na figura W a seguir, foi traçada através de uma regressão polinomial.

[pic 6]

Figura W. Curva binodal teórico da mistura Ácido acético – Acetato de etila – água.

Analisando o gráfico acima e o valor de R² obtido pela regressão polinomial de terceiro grau, percebe-se que a correlação de equilíbrio na solução pode ser bem representada por essa função, uma vez que o R² está próximo da unidade. O mesmo tratamento de dados realizado com os dados teóricos fornecidos, foi feito para os dados experimentais obtidos pelo experimento da curva binodal, realizado por um dos grupos. O gráfico obtido está na figura Z.

[pic 7]

Figura Z. Curva binodal experimental da mistura Ácido acético – Acetato de etila – água.

Para os dados experimentais, realizou-se o mesmo tratamento de dados elucidado anteriormente. Como podemos ver na Figura Z, o valor de R² também está próximo da unidade, mas é menor que o valor obtido pela regressão com os dados teóricos.

Além dos gráficos em fração molar. Foram elaborados também gráficos de frações mássicas levando em consideração os dados experimentais obtidos. Esse gráfico está representado na Figura R a seguir.

[pic 8]

Figura R. Gráfico binodal experimental em frações mássicas.

Para construir as linhas de amarrações, é preciso determinar a fração mássica de ácido acético nas fases aquosa e orgânica da solução preparada. Isso será feito através dos dados obtidos pela titulação com NaOH de ambas as fases. A reação entre o hidróxido de sódio e o ácido acético procede da seguinte maneira:

 (Eq. X)[pic 9]

 (Eq. W)[pic 10]

 (Eq. V)[pic 11]

 (Eq. Y)[pic 12]

Tendo como base a Equação X, um mol de ácido acético reage com um mol de hidróxido de sódio, assim, sabendo a quantidade de NaOH necessária para titular as soluções, é possível determinar a concentração de ácido acético em cada alíquota. As equações utilizadas para obtermos a fração mássica de ácido acético, estão mostradas abaixo.

  (Eq. A)[pic 13]

  (Eq. B)[pic 14]

 (Eq. C)[pic 15]

Em que  é o número de mols de ácido acético, é o número de mols de hidróxido de sódio,  e  são a concentração e o volume de NaOH utilizados na titulação, e são a fração e a massa molar de ácido e é a massa total. Os valores obtidos para a fração molar de ácido acético em ambas as fases de cada solução estão apresentados na Tabela X, presente no Anexo.  [pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

 A partir dos valores das frações mássicas do ácido acético para as fases aquosa e orgânica, é possível determinar os valores das frações mássicas de acetato de etila para ambas as fases. Esses valores foram determinados levando em consideração o polinômio de terceiro grau, resultado da regressão polinomial realizada com os dados experimentais de frações molares de ácido e acetato, representado na Figura R. Para obter os valores das frações mássicas da água em ambas as fases, considerou-se que a soma das frações mássicas dos três componentes em cada fase teria que ser igual a 1.  Os valores alcançados a partir da função polinomial estão representados na tabela X7 presente no Anexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (105.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com