TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE COELT ENGENHARIA ELÉTRICA

Por:   •  7/2/2020  •  Resenha  •  5.317 Palavras (22 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COELT

ENGENHARIA ELÉTRICA

NOHARTI AFONSO DE OLIVEIRA

PEDRO ANDRADE DE ROSSI

RODRIGO ALVES LO TURCO

THIAGO INACIO CARETTA

ATIVIDADE 1

CORNÉLIO PROCÓPIO

2012

QUESTÕES

1. a) Religioso.

b) Cientifico.

c) Filosófico.

d) Popular.

e) Cientifico.

f) Filosófico.

g) Popular.

h) Cientifico.

i) Filosófico.

j) Popular.

l) Cientifico.

m) Cientifico.

n) Cientifico.

o) Religioso.

p) Filosófico.

q) Filosófico.

r) Cientifico.

2. a) O conhecimento popular se baseia em mitos e histórias contadas por pessoas, o que nem sempre é verdade pode ser usado como uma forma de intimidação. O conhecimento cientifico é baseado em experimentos e fatos provados pela ciência, e representam a verdade.

b) O conhecimento científico é obtido através da ciência, do estudo sobre algo. O conhecimento teológico é obtido através de crenças e é mantido através da fé.

c) O conhecimento filosófico é constituído de raciocínio, reflexão humana, não tem um embasamento cientifico, é formado por pensadores que chegam a uma conclusão sobre determinado assunto.

3. Para tratar gastrite e úlcera além de cuidados alimentares é recomendado o uso de chá de espinheira santa, que tem comprovado efeito analgésico e ação cicatrizante.

4. Realmente a ciência não é o único caminho de acesso, a filosofia também é um caminho de acesso ao conhecimento que condiz com a verdade.

5. Padre:

Foi a vontade divina, chegou a hora de ele estar junto de deus.

Filósofo:

Ninguém sabe o que é a morte, nem se, porventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não sabe?

Inculto:

Morreu de morte morrida, um dia nóis tudo tem que morre mesmo, num é?

Médico:

Este homem teve um agravamento do seu quadro clínico após sofrer um AVC, e infelizmente não resistiu.

6. Capítulo 1

Ciência é a sistematização da aquisição de conhecimentos sobre a natureza biológica, social e tecnológica, no intuito de melhorar as condições de vida, intelectualidade e materiais.

Toda matéria é objeto de estudo. Pode-se então concluir que todos os fenômenos naturais biológicos, sociais e tecnológicos são objetos.

A doutrina empirista, baseada na afirmação de que a única maneira de se obter conhecimento é através da experiência. Na razão, racionalista, afirma que única forma de conhecimento é o pensar do homem, que o conhecimento através da experimentação pode gerar enganos, sem expressar a exatidão do conhecimento.

Já a intuição, acredita na percepção natural dos fenômenos independente da formação científica, todo ser humano possui, e que o conhecimento cientifico e empírico impedem este tipo de aquisição de conhecimento.

A intuição é o pressuposto inicial de ideias, experimentação vem em seguida na manipulação experimental adicionando novos dados, e a razão por sua vez determina através da logica como os resultados  foram obtidos.

Na área educacional a ciência é indispensável, expondo novos conhecimentos científicos, transformando o processo científico em algo cíclico. Devido a isso atividades de ensino e pesquisa são essenciais para o complemento uma da outra.

Na indústria, comércio e derivados a ciência eh vital, influencia em uma maior competitividade na melhoria dos produtos. Dessa maneira novos produtos e processos beneficiam toda a humanidade.

A ciência utiliza métodos e técnicas para obtenção de novos conhecimentos sobre fenômenos em estudo.

A utilização de protocolos para obtenção do conhecimento proporciona a objetividade e a imparcialidade.

A maneira objetiva de analise de dados tem o objetivo de conduzir a pesquisa de forma imparcial, sistemática e criteriosa, que permitindo a realização e obtenção de trabalhos padronizados.

Conhecimento científico nunca é absoluto. Pois leis teóricas ou leis científicas podem ser substituídas a qualquer momento por novas descobertas.

Todo conhecimento aceito com grande aprovação, pode ser aceito como uma nova lei cientifica, substituindo uma lei anterior defasada.

Na área tecnológica nenhum conhecimento é definitivo, avanços proporcionam mudanças rápidas no que possuímos.

A ciência descreve os fenômenos através de modelos/protocolos. Maneira necessária para entendimento do conhecimento ao redor do mundo.

A junção de vários conhecimentos na área tecnológica faz com que coexistam protocolos científicos.

É necessário simular um sistema para ser viabilizado, testado e otimizado em laboratório.

A precisão de um conhecimento é feita através de modelos sucessivos e cada vez mais próximos. A repetição de ensaios em laboratórios permite resultados cada vez mais precisos, aperfeiçoando o sistema, pois toda experiência possui erros devido a precisão dos instrumentos de medição.

Objetivo da ciência é estabelecer conceitos, definições e parâmetros através de novas descobertas materiais, componentes e sistemas, visando novos produtos e processos.

A principal função da ciência é o aperfeiçoamento das habilidades humanas, buscando o aperfeiçoamento do mesmo. A ciência pode estar em prol de um pequeno grupo de pessoas, mas o contrario também é válido. A evolução da ciência é essencial na evolução humana.

A prática da ciência, esta diretamente relacionada em colocar em pratica os métodos e objetivos presentes em todo trabalho cientifico, pois a objetividade expõe com maior exatidão.

A ciência pura parte de enunciados passiveis da razão analítica como a matemática e a filosofia. É através destas linguagens que são descritos os fenômenos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (564.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com