TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Ensaio de bombas

Por:   •  2/5/2017  •  Ensaio  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Ensaio de bombas

Camila Maria Federice 151321991

Helena Ramos Campiotto 151323569

342

Disciplina Hidráulica Geral

Prof. Regina Paulino

Guaratinguetá

13/04/2017

1) APRESENTAÇÃO

        O objetivo deste procedimento experimental consiste em conhecer quando utilizar e como realizar a associação de bombas em série e em paralelo. Além disso, o experimento visa obter dados experimentais para a construção das curvas características de bombas associadas em série e posteriormente operando em paralelo. Ele foi realizado no dia 13 de abril de 2017 no laboratório de Mecânica dos fluidos.

2) MATERIAIS UTILIZADOS

3) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 

        O experimento foi realizado no laboratório de mecânica dos fluidos e, foi utilizada a bancada de ensaio de bomba associada em série e em paralelo. Ela é em um equipamento que pode deixar as bombas em série ou em paralelo através da abertura e fechamento dos registros.

        A participação dos alunos foi solicitada para a leitura dos valores da a pressão de entrada, pressão de saída, rotação e vazão. Após isso, seria possível construir as curvas de cada arranjo.

        Em um primeiro momento, o motor elétrico acoplado ao sistema foi ligado criando sucção, PS1 e PS2. As alunas Jéssica e Amanda fizeram a medição dos valores de pressão da bomba 1 e da bomba 2, enquanto a aluna Taynara media a corrente que passava pelo sistema. Matheus cronometrou o tempo que o reservatório demorava para completar 40 l de água, possibilitando o cálculo da vazão.  

        Feita a primeira leitura do sistema, varia-se a abertura do registro principal para obtenção de cinco valores até a sua vazão total para cada arranjo. Para a realização do experimento em série, deixa-se a válvula 2 aberta e a válvula 4 fechada para as cinco medições. Já em paralelo ambas bombas estão puxando a agua, com válvula 2 fechada.

4) MEMORIAL DE CÁLCULO

Formulário

5) Resultados e discussões

6) Conclusão

         

Plotou-se os dados experimentais obtidos com duas associações de bombas distintas: em série e em paralelo. Pôde-se concluir que com uma associação em série de bombas obteve-se uma altura manométrica resultante alta e a vazão permaneceu praticamente constante entre a vazão resultante e a vazão das duas bombas. Associando as bombas em paralelo por sua vez, verificou-se que a altura manométrica em cada caso não resultou em uma altura manométrica resultante muito distinta, mas a vazão resultante teve um valor muito maior que as vazões parciais de cada bomba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (94.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com