TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS

CAROLINA CONTI DAHER

CAROLINA MANFREDINI DOS SANTOS

IGOR VIDAL S. NASCIMENTO

JÚLIA PIGATTO FAÉ

YASMIN GRECO RAJAB

Medidas e erros

 

Pirassununga

2020

CAROLINA CONTI DAHER

CAROLINA MANFREDINI DOS SANTOS

IGOR VIDAL S. NASCIMENTO

JÚLIA PIGATTO FAÉ

YASMIN GRECO RAJAB

Medidas e erros

[pic 1]

Pirassununga

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .................................................................................... 3
  2. OBJETIVOS ......................................................................................... 4
  3. MATERIAIS E MÉTODOS ................................................................ 4
  4. RESULTADOS E DISCUSSÃO ......................................................... 5

4.1 RESULTADOS ..................................................................................... 5

4.2 DISCUSSÃO ....................................................................................... 13

  1. CONCLUSÃO ..................................................................................... 14
  2. BIBLIOGRAFIA .................................................................................. 15

  1. INTRODUÇÃO

A medição, na física, é um dos passos fundamentais e serve de base para qualquer experimento, seja ele teórico e/ou experimental. As medidas de grandezas físicas podem ser classificadas como uma medida direta de uma grandeza que é o resultado da leitura de uma magnitude fazendo uso de instrumento de medida, como utilizar uma régua ou uma balança ou pode ser classificada como uma medida indireta que é a que se obtém resultados através da aplicação de uma relação matemática que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensuráveis como calcular a velocidade de um objeto (DOMICIANO; J. B.; JURALTIS K. R.; 2003). Porém, todo ato de medir envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida, etc) e são necessários inúmeras repetições para se obter exatamente a medida do objeto ou grandeza correspondente.

               Quanto maior a exatidão de um instrumento utilizado, menor é a distância do valor encontrado no instrumento para o valor real da medida e quanto maior a precisão de um instrumento, mais suas medidas estão próximas umas das outras. Portanto, ao apresentar altos níveis de exatidão e precisão, significa que o instrumento possui uma baixa tendência a erros e em consequência, é considerado ideal para realizar estas medidas.

               Neste experimento pretendemos determinar experimentalmente o volume de uma moeda de 5 centavos utilizando 3 instrumentos de medida: uma régua (física), um paquímetro e um micrômetro virtuais e de uma esfera de zircônia também utilizando os mesmos instrumentos, para no final, comparar as medidas encontradas com as medidas de volume e densidade teóricas de ambos os objetos previamente estabelecidos a fim de medir a precisão e a exatidão destes instrumentos de medida. Começando pela moeda, as medidas para determinar o diâmetro e a espessura serão realizadas 5 vezes, em seguida será realizado o cálculo médio entre as medidas encontradas utilizando a fórmula:            

           

[pic 2]Fórmula para cálculo da média aritmética.                                                                                         Fonte: Dados da pesquisa (2015).

3                

Em seguida será realizado o cálculo para encontrar o desvio padrão de ambas as medidas encontradas para o diâmetro e para a espessura da moeda utilizando a fórmula:

.                                      [pic 3]  Fórmula para cálculo do desvio padrão

                                                                                  Fonte: Dados da pesquisa (2015).

               O mesmo procedimento do cálculo da média das medidas e do desvio padrão realizados para a moeda serão feitos posteriormente para a esfera de zircônia, com base na observação das imagens disponibilizadas previamente pela professora responsável pela atividade, onde mostram a esfera sendo mensurada com os mesmo três instrumentos (régua, um paquímetro e um micrômetro).

Após os cálculos iniciais e sabendo a massa (previamente apresentada pela professora) de cada um dos objetos, será feito os cálculos para saber a densidade de cada um dos objetos, e finalmente será feita a comparação dos dados encontrados com os dados de volume e densidade teóricos previamente apresentados para que possa determinar qual o instrumento com a maior precisão e exatidão dentre os três utilizados no experimento.

2. OBJETIVOS

Analisar a precisão e exatidão de instrumentos de medição como régua, paquímetro e micrômetro através de cálculos de média e desvio padrão.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Cada integrante do grupo mediu o diâmetro e a espessura de uma moeda de 5 centavos com três tipos de instrumentos: uma régua (física), um paquímetro e um micrômetro virtuais. Foram feitas leituras das dimensões de uma esfera zircônia a partir de figuras disponibilizadas pela professora, as quais mostravam valores encontrados a partir de um paquímetro, um micrômetro e uma régua.

4

Após isso, com os valores obtidos para os objetos (moeda e esfera), foram calculados o valor médio e o desvio padrão das medidas encontradas para cada instrumento (régua, paquímetro e micrômetro) dentre todas as medidas realizadas pelo grupo.

Em seguida, cada um do grupo realizou a medição do volume médio e do desvio padrão a partir de seus valores encontrados.

Dadas as massas para a moeda de 5 centavos e para a esfera de zircônia (4,0511 g e 0,4150 g, respectivamente) e com os valores encontrados dos volumes foi possível realizar o cálculo da densidade média e do desvio padrão dos objetos por meio da relação massa/volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (308.3 Kb)   docx (827.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com