TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FALCUDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  25/5/2019  •  Monografia  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

FALCUDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU

ENGENHARIA CIVIL

MARIAM MAKKI

JOSÉ CARLOS SUSSEKIND

UNIÃO DA VITÓRIA – PR

2018

SUMÁRIO

1.ENGENHEIRO(A) CIVIL JOSÉ SUSSEKIND                                     3

1.1 VIDA DO ENGENHEIRO                                                                   3

1.2 OBRAS IMPORTANTES                                                                     3

1.3 FATOS MARCANTES E CURIOSOS                                                  5

2. CONCLUSÃO

3 REFERÊNCIAS

            1.ENGENHEIRO CIVIL JOSÉ CARLOS SUSSEKIND

Neste trabalho será abordado a história do Engenheiro calculista José Carlos Sussekind, que foi o profissional responsável pelos cálculos que viabilizaram e ajudaram a pôr de pé muitas das obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

1.1.VIDA DO ENGENHEIRO JOSÉ CARLOS SUSSEKIND

Nascido no Rio de Janeiro em 1947, Sussekind se formou em engenharia estrutural aos 22 anos pela PUC-RG, e um ano depois (1970) se especializou como mestre de estruturas e fundações na mesma universidade. No seu ultimo ano de faculdade, ele conheceu o arquiteto Oscar Niemeyer em um estágio. Após se conhecerem, Niemeyer fez-lhe uma consulta sobre um projeto, e o estagiário pediu um dia para apresentar a solução. A partir daí a relação amadureceu e cinco anos depois Sussekind tornou-se responsável pelo cálculo de todas as obras do arquiteto. Sussekind trabalhou como professor na PUC-RJ (1970-1978) e IME-RJ (1977-1987), escreveu cinco livros sobre cálculo estrutural, e também trabalhou nas empresas Projectum, empresa cuja foi comprada pela Promon, e então diretor geral até hoje.

           1.2. OBRAS IMPORTANTES

  • a Procuradoria Geral da República: foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tem características da arquitetura modernista, com formas arredondadas e concreto aparente. Na prática, a sede da PGR é um conjunto de seis blocos, interligados por passarelas e pelo subsolo. Possui uma área total de 71.873,73m². Contribuição Social: o antigo prédio ocupado não comportava mais todos os membros, e então foi construído um novo prédio localizado próximo do STE, STF, STJ, TCU.

[pic 1]

  • Museu Nacional Honestino Guimarães: Além do salão de exposições, o edifício de 13.653 m² de área construída ainda conta com dois auditórios, um para 700 e outro para 80 lugares; um mezanino com formas irregulares, suspenso e sustentado no teto da cúpula por meio de tirantes. Contribuição Social: o museu contribui para eternizar as obras de Oscar Niemeyer e de outros artistas, que terão suas artes expostas.

     

[pic 2]

  • Linha Vermelha: É uma via que liga os municípios de Rio de Janeiro, São João de Meriti e Duque de Caxias, foi feita em três etapas totalizando 26,2 km. Contribuições Social: A via facilita o deslocamento entre a baixada fluminense até o centro da cidade.

[pic 3]

  • Sambódromo Marquês de Sapucaí: Nela ocorre o desfile de carnaval do Rio de Janeiro, e tem capacidade para aproximadamente 60.000 pessoas. A pista tem 200 metros de comprimento e 13 metros de largura. Contribuição Social: nela acontece uma das maiores festas de carnaval do mundo.

[pic 4]

       1.3. FATOS MARCANTES E CURIOSOS

 José Carlos Sussekind não é somente um engenheiro que fez inúmeras     obras extraordinária, mas também é escritor, ele escreveu cinco livros e é amante de artes, filosofia, literatura e história. E suas obras não só chamaram atenção no Brasil, mas sim no mundo inteiro, principalmente a Procuradoria geral da República e o Museu Nacional Honestino Guimarães.

       2. Conclusão

O engenheiro José Carlos Sussekind foi necessário para pôr de pé muitas das obras do arquiteto Oscar Niemeyer. E suas obras ficaram conhecidas internacionalmente, e contribuíram muito para a melhoria da comunidade, por exemplo seu projeto a Linha Vermelha que facilitou o deslocamento e diminui o transito no Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (382.7 Kb)   docx (464.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com