TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FALTA DE PLANEJAMENTO

Artigos Científicos: FALTA DE PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado se caracteriza como um estudo de como a falta de planejamento adequado poderá atrapalhar a viabilidade para a abertura de um empreendimento de produtos de limpeza no estado do Mato Grosso do Sul. Esse estudo também procura elucidar o referencial teórico utilizado na elaboração do estudo.

Pesquisa demonstra a importância de se produzir um plano de negócio, pois a grande maioria das falhas encontradas em pequenos negócios que fecharam suas portas poderia ser evitada caso o empreendimento tivesse sido concebido com base em informações que pudesse minimizar os riscos e aumentar as possibilidades de sucesso.

Se estes empreendimentos possuíssem um plano de negócio, certamente seus proprietários poderiam comparar as ações planejadas com as realizadas, priorizando, assim, a correção do caminho que seus negócios estavam tomando.

A importância da abordagem do tema é dada quando se observa o elevado percentual de falência empresarial nos 2 primeiros anos, pois a grande maioria das falhas encontradas em pequenos negócios que fecharam suas portas poderia ser evitada caso o empreendimento tivesse sido concebido com base em informações que pudesse minimizar os riscos e aumentar as possibilidades de sucesso.

Segundo Dornelas (2005), o plano de negócios é peça fundamental do processo empreendedor, os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa.

Para tanto, o estudo apresenta as falhas na elaboração do plano de negócio da empresa Maxbrio Industria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda-EPP e como solucionar as mesmas demonstrando como elaborar corretamente um plano de negócio.

DESENVOLVIMENTO

O presente estudo analisou as falhas na elaboração no plano de negócio da empresa Maxbrio Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda - EPP.

Segue abaixo demonstrativo das falhas:

 Desconhecimento do mercado.

 Falta de qualidade dos produtos/serviços.

 Falta de planejamento operacional e estratégico do negócio.

 Falta de planejamento tributário.

 Falta de controle de custos e gestão financeira.

No estudo poderemos observar que plano de negócio não é uma ferramenta estática, pelo contrário, é uma ferramenta extremamente dinâmica e deve ser atualizado e utilizado periodicamente. Entretanto visando solucionar as falhas pode-se refazer o plano, pois diante dessa análise consideramos positiva a abertura do empreendimento, pois o ramo da atividade propicia a lucratividade da empresa, pois o ramo é de fundamental importância para a sociedade.

Portanto o estudo visa a importância de se produzir um plano de negócio adequado, pois a grande maioria das falhas encontradas em pequenos negócios que fecharam suas portas poderia ser evitada caso o empreendimento tivesse sido concebido com base em informações que pudesse minimizar os riscos e aumentar as possibilidades de sucesso.

Se estes empreendimentos possuíssem um plano de negócio, certamente seus proprietários poderiam comparar as ações planejadas com as realizadas, priorizando, assim, a correção do caminho que seus negócios estavam tomando.

Para Pereira (1995), define Plano de negocio como “um documento escrito que tem o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor deverá avaliar para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada”.

Dornelas (2001), define como “um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustentam a empresa”. (2005), o plano de negócios é peça fundamental do processo empreendedor, os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa.

E, para Dolabela (2000), é um conjunto de definições tais como:

- Uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: aonde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir as incertezas e riscos;

- Descreve um negócio: os motivos da existência da oportunidade de negócio, como o empreendedor pretende agarrá-la e como buscar e gerencias os recursos para aproveitá-la.

- È mais um processo que um produto. É dinâmico, vivo, e deve ser sempre atualizado.

- O Plano de Negócio pode indicar que o empreendimento tem grande potencial de sucesso, mas também pode dar evidências de que o empreendimento é irreal, que existem obstáculos jurídicos ou ilegais, que os riscos são incontroláveis ou que a rentabilidade é aleatória ou insuficiente para garantir a sobrevivência da empresa ou do novo negócio. Pode sugerir também que o empreendimento deve ser adiado.

Ou seja, o plano de negócio é um documento escrito que tem por objetivo demonstrar a viabilidade do sucesso de um empreendimento, englobando seus aspectos operacionais, jurídicos, tributários, financeiros e mercadológicos, tendo prazo de planejamento definido e atualização constante.

Portanto, o Plano de negócios deve ser criado para:

 dar consistência ao objetivo do projeto, o que se pretende fazer;

 identificar o potencial de vendas na região do negócio;

 definir a que tipo de cliente seu produto ou serviço se destina, pesquisando o que o cliente necessita ou deseja comprar e as características que o produto ou serviço deve apresentar;

 dimensionar os recursos financeiros, materiais e humanos (mão-de-obra) que serão necessários para se adequar ao mercado;

 conhecer e avaliar os fornecedores;

 conhecer os concorrentes, o que fazem, o que vendem, onde estão localizados.

Por meio do Plano de negócios é possível planejar e decidir a respeito do futuro da empresa, tendo como base o seu passado, sua situação atual em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência. O plano de negócios serve como um cartão de visitas da empresa e como um instrumento de apresentação do negócio de forma concisa, mas que engloba todas as suas principais características.

1. ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO:

A estrutura do Plano de Negócio é composta de 05 partes principais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com