TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta De Planejamento Urbano No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: A Falta De Planejamento Urbano No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo:

A ocupação desordenada nas cidades acabou sendo o principal causador de desastres naturais em decorrência das chuvas, locais impróprios para construção como topos de morros e margens de rios estão sendo usados para construção de casas sem nenhum tipo de planejamento. Entretanto, a decisão de construir moradias nesses locais por parte da população é motiva por vários fatores tendo como principal, o fator socioeconômico, sem dinheiro para comprar um lote em local com infra-estrutura, essas pessoas invadem áreas particulares ou publicas para construir suas casas, contribuído para o aparecimento aglomerado e favelas. O governo federal visualizando essa situação iniciou através de programas habitacionais e criação de leis como o “Estatuto das Cidades” criada em 2001, forma de poder tentar retirar as famílias das áreas de risco, e ao mesmo tempo obrigar os municípios a fiscalizar obras e loteamentos irregulares.

Palavra chave: ocupação desordenada, influência socioeconômico, participação do governo.

ABSTRACT

The disordered occupation in the cities ended up being the main cause of natural disasters due to rain, places unsuitable for building as tops of hills and river banks are being used for construction houses without any planning. However, the decision to build houses in these parts of the population is motivated by several factors with the primary, the socioeconomic factor, no money to buy a lot in local infrastructure, these people invade private or public areas to build their homes contributed to the emergence and crowded slums. The federal government began viewing this situation through housing programs and the creation of laws such as the "Statute of the City" created in 2001, so you can try to remove the families of high-risk areas, while requiring municipalities to monitor works and allotments irregular.

1. Introdução

A falta de planejamento urbano nas principais cidades brasileiras mudou muito mais que as aparências físicas das metrópoles. O crescimento desordenado trouxe junto com as casas construídas sem nenhum tipo de projeto, um grande pesadelo para os moradores e um enorme problema a ser resolvido por engenheiros e governantes.

Isso tudo é resultado da falta de observância dos estados que durante muito tempo deixou de fiscalizar essas obras que foram feitas de forma irregular e principalmente o fator sócio econômico envolvido diretamente na escolha das pessoas ao optarem por escolher determinando local para construção de moradia.

O governo federal juntamente com os estados depois que verem os grandes problemas causados pelo crescimento desordenado, vem através de programas habitacionais e leis como “Estatuto das Cidades”, tentar resolver os problemas criados nas áreas ocupadas e coibir o avanço desse crescimento.

2. Desenvolvimento:

O Brasil tem atualmente um grande problema enfrentado por varias de suas cidades, que são os desastres naturais que ocorrem principalmente no período chuvoso, ficou comum entre os meses de novembro a fevereiro, ver em revistas e jornais matérias sobre enchentes e deslizamentos de terra que tem causado como consequência a perda de bens materiais e principalmente de vidas. Para muitas famílias o período de chuva se tornou um grande pesadelo, são noites sem dormir com medo de que a água invada sua casa ou mesmo que encostas venham a desabar sobre suas moradias.

Vários estudos realizados por diversos especialistas apontam à causa das enchentes e deslizamentos de terra como sendo consequência de uma ocupação irregular de áreas de risco por pessoas na grande maioria de classe baixa, são inúmeros os locais encontrados em quase todas as cidades brasileiras onde moradias são construídas em locais muito acidentados ou as margens dos rios sem planejamento algum, onde deveria ser preservado como área de preservação permanente (APP). Porém culpar somente a população, por ocupar esses locais, acaba sendo uma grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com