TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO ARMAZENAGEM E ESTOCAGEM

Por:   •  21/2/2017  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento - Professora Dra. Jorgiane Suelen de Sousa

Disciplina Gestão de Estoques

Dados Gerais

Aluno(a):

Denis Junio Reis Silva

Artigo:

 O ENDEREÇAMENTO COMO FERRAMENTA NA ARMAZENAGEM E ESTOCAGEM

Ideias Centrais

O artigo “O endereçamento como ferramenta na armazenagem e estocagem” se fundamentaliza em uma pesquisa bibliográfica para explicar como os conceitos de logística e armazenagem, que foram crescendo ao longo dos anos. A partir daí foi possível fazer uma análise exploratória que confirmou a necessidade de uma melhor gestão de estocagem.

Síntese

Quando se pensa em logística muitos acreditam que ela é mais importante apenas da empresa pra fora, mas o estudo realizado pelo autor do artigo mostra que a logística interna nas empresas é fundamental para otimizar os processos produtivos e que uma boa gestão de estocagem pode ser um diferencial para reduzir tempo e custos produtivos.

É importante identificar se o estoque está atendendo à demanda da cadeia produtiva de uma maneira que ele não se torne um “peso morto”, para isso é importante trabalhar com estoque mínimo, assim a empresa conseguirá reduzir custos e também gerir melhor o espaço dos armazéns. Há diferentes tipos de demandas, como por exemplo, as permanentes e as sazonais, onde a compra de insumos são realizadas em quantidades diferentes.

Para a localização dos materiais que suprem a cadeia produtiva, é necessário uma simbologia que geralmente é alfanumérica, abrangendo desde o maior espaço até o menor. A pesquisa bibliográfica mostra que há dois tipos de sistemas de estocagem: fixo ou livre. A decisão do sistema de estocagem vai depender de uma análise, pois ambos têm seus prós e contras. Por exemplo, no sistema fixo pode acontecer desperdício de espaço, pois aquele lugar estará reservado para um produto que tem uma demanda sazonal ou em declínio, já no sistema livre, pelo fato de não haver espaços fixos para cada tipo de produto, fica mais difícil ter controle e agilidade na hora de localizar esse insumo. Tudo vai depender se o armazém em questão se trata de um supermercado (onde há variações de insumos) ou de uma fábrica, onde a variação dos insumos é menor.

O endereçamento facilita a localização dos itens no estoque, pois foi pensado de maneira para facilitar no momento da busca de determinado item.

O presente artigo fez um estudo de caso em uma empresa que não geria de maneira eficiente a estocagem dos insumos da cadeira produtiva. De acordo com o autor não havia endereçamento e poderia faltar estoque na produção devido à falta de controle, isso acarretaria na falta do produto final, que por fim atingiria os clientes finais da empresa.

Foram aplicados os conceitos de controle de estoque na empresa estudada, colocando em prática a funcionalidade de endereçamento e armazenagem fixa. Os resultados foram positivos, a empresa conseguiu otimizar o processo, beneficiando os clientes finais.

Glossário

Robôs Kiva, a tecnologia dos armazéns da Amazon

https://www.youtube.com/watch?v=ez7P4a7-ock

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com