TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLOCULAÇÃO OU MISTURA LENTA

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

FLOCULAÇÃO OU MISTURA LENTA

As etapas de clarificação consistem em desestabilizar as partículas (processo de coagulação ou mistura rápida), formação de flocos (floculação ou mistura lenta) e decantação, como mostra o fluxograma. Nosso trabalho focará no processo de mistura lenta ou floculação.

Após passarem pelo processo de coagulação, já desestabilizadas as partículas coloidais, O processo de floculação tem como objetivo reuni-las umas às outras, formando os flocos (que possuem aspecto gelatinoso). Para tanto, deve-se manter a água em agitação durante certo tempo, de forma que as partículas desestabilizadas se choquem, formando flocos para que na etapa posterior possam ser decantados.

A mistura deve ser suficientemente lenta para permitir o contato entre partículas e impedir a sedimentação dos flocos, e suficientemente moderada para que os flocos não sejam destruídos.

O processo de floculação tem 3 principais parâmetros que podem/devem ser alterados de acordo com cada situação, esses parâmetros são o tempo de retenção hidráulica, o gradiente de velocidade, e a velocidade de escoamento.

O tempo de retenção hidráulica (ou tempo de retenção) é o tempo em que uma molécula leva para entrar e sair do tanque. Nesse momento que o movimento Browniano é importante (movimento Browniano define o movimento das partículas como aleatório). Uma maneira de se aumentar o tempo de retenção é utilizando chicanas.

[pic 1]

O gradiente de velocidade (G) é um parâmetro da equação da tensão de cisalhamento, que está em função da potência, viscosidade e volume de água.

      [pic 2][pic 3]

O último parâmetro importante é a velocidade de escoamento, que deve ser controlada durante todo o processo de floculação para que não seja muito alta (quebrando os flocos), ou muito baixa (sedimentando os flocos e não aumentando o contato entre as partículas). Dentre as maneiras de aumentar a velocidade de escoamento, recomenda-se a utilização de vertedouros, calha parshall, malha difusora, ou ainda agitadores mecânicos. (QUERIA TIRAR ISSO)

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Parâmetros

Valores

Distância entre chicanas

>0,45m

Distância livre entre chicanas e paredes

1,5 vezes a distância entre chicanas

Profundidade da água

>1m

Velocidade do fluido

0,15 – 0,45m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (103.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com