TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONTES ENERGÉTICAS: ENERGÍA EÓLICA

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.417 Palavras (14 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROAC

 CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

 Recursos Energéticos

FONTES ENERGÉTICAS: ENERGÍA EÓLICA





Professor (a): Klerton Rodrigues Forte Xavier.

Alunos: Amanda Ferreira Xavier, Erick Gonçalves da Silva, Kaualy David Silva Luz, Mayara Candida, Tákeo Pontes.


João Pessoa

2019


AMANDA FERREIRA XAVIER

ERICK GONÇALVES DA SILVA

KAUALY DAVID SILVA LUZ

MAYARA CÂNDIDA

TÁKEO

 

 

 

 

  

FONTES ENERGÉTICAS: EÓLICA

 

      

               O trabalho se refere a um estudo realizado pelos quatro integrantes do grupo, graduandos dos cursos Engenharia Civil e Arquitetura com o intuito de averiguar o uso da energia eólica ,  apresentado ao curso de Gestão Ambiental da faculdade UNIPÊ para avaliação somatória da primeira nota referente a disciplina Recursos Energéticos.

 

 

Professor: Klerton Rodrigues Forte Xavier.

 

 

   

João Pessoa

2019

SUMÁRIO




1.  INTRODUÇÃO…………………………………......……...………………………1

2. OBJETIVO…………………………………………………...……………......……2

3. METODOLOGIA…………………………………………....……………………...2

4. DESENVOLVIMENTO………………………………………....………………….3

  4.1 VANTAGENS…………………………………………………...……………….6

  4.2 DESVANTAGENS………………………………………………...…………….6

5. APLICAÇÕES…………………………………………………………..……….....8

6.CONCLUSÃO…………………………………………………………….…………9

7. REFERÊNCIAS…………………………………………………………………...10










  1. INTRODUÇÃO

Tendo em vista o cenário energético atual e o futuro, é necessário pensar em recursos renováveis para a diminuição e substituição de energias que dependem de material natural finito e que tem um ressarcimento a longo prazo. Com base nessa afirmação, utilizar de fontes energéticas renováveis e infinitas da natureza se tornam saídas para um avanço, gradativo, mundial em relação ao meio ambiente. Fontes como energia hídrica, eólica, das marés, geotérmica, solar e de biomassa são alternativas.

Na década de 1970 a região da Europa sofreu com a escassez de petróleo, o que culminou na procura de outros recursos energéticos, “surgindo” assim a energia eólica. A origem da utilização dessa fonte é mais antiga, pois era utilizada para impulsionar os barcos através das velas e mover moinhos. A energia eólica se dá pela transformação da força dos ventos em energia elétrica por meio de aerogeradores, é uma forma limpa de produzir energia, uma vez que, não produz poluentes e é uma alternativa aos combustíveis fósseis, estando permanentemente disponível em qualquer região do mundo. Esse recurso natural se apresenta em grande potencial no Brasil tendo maior relevância nas regiões nordeste, sudeste e sul do país. No entanto, o aproveitamento do potencial ainda é pequeno, mas se apresenta como um reforço a energia hidroelétrica que é a principal fonte brasileira.
   Sendo assim é notório a importância do estudo sobre as variadas matrizes energéticas. Considerando o que foi explanado, este trabalho procura um aprofundamento a respeito desta matriz energética, o vento, trazendo assim benefícios a natureza devido à não emissão de gases e por ser um recurso natural infinito.




  1. OBJETIVO

Visando a utilização de uma matriz renovável, o presente trabalho busca demonstrar as características e a importância da implementação da energia eólica no mundo e potencializando-a no Brasil, onde se tem regiões favoráveis para a instalação de parques eólicos.


  1. METODOLOGIA

O método aplicado no presente trabalho se dá pela análise de artigos, revistas e sites referentes a recursos energéticos renováveis integrado com o método 5W2H, que é utilizado para organizar ações, assim como por quem, quando, onde, porquê, como e quanto.
























  1. DESENVOLVIMENTO

A energia dos ventos é a energia cinética reservada nas massas de ar, vento, que é aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica, por meio da indução eletromagnética, e para trabalhos mecânicos. O processo para aproveitamento da energia eólica depende dos aerogeradores, que são os equipamentos utilizados para rotacionarem através do contato com o vento podendo assim gerar energia.

Esses aerogeradores possuem, em média, cerca de 80 metros de altura e produzem cerca de 1,87 MWh. Sua estrutura conta com uma torre que é fixa, e três pás que são rotacionadas pela força do vento, com um rotor na ponta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com