TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMATO DE PAPEL

Seminário: FORMATO DE PAPEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 16

FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

Disponibilizamos nesta página uma série de especificações de ordem técnica sobre os passos para a elaboração de um Trabalho Científico.

Muito longe de ser a palavra final sobre o assunto, é preciso salientar a importância de que o aluno atente sempre para as indicações prestadas pelo seu Orientador do trabalho ou pela Instituição de Ensino, uma vez que não há uma uniformidade inquestionável quanto ao modelo ideal de apresentação técnica de trabalhos científicos.

O padrão oficial seguido no Brasil é o que aqui se divulga, buscando demonstrar, embora, como já referido, sem a pretensão de esgotar o estudo das normas técnicas, passo a passo, como se deve proceder para formatar em seu computador o trabalho científico a partir das regras da ABNT.

A digitação (ou a datilografia) será feita em uma face apenas do papel (ofício), que deve ter o tamanho A4, ou seja, 29,7 x 21 cm (297mm x 210mm), em espaço duplo e impresso, de preferência, na cor preta. O tamanho da fonte (pitch) que recomenda a norma ABNT é 12 para o corpo do texto e 10 para as citações longas e notas de rodapé (NBR 14724:2001), podendo que haja uma certa oscilação entre 11 e 14, conforme o tipo de letra escolhido pelo aluno, o quanto mais próximo possível do tamanho indicado.

Não há nas normas da ABNT uma definição exata quanto ao tipo de letra que se deve usar na confecção do trabalho científico, ou seja, não há rigor quanto a isso, por se tratar de uma recomendação, não de uma obrigação.

Recomenda-se que o aluno utilize as fontes Arial, ou Times New Roman, de preferência, entre outras possíveis (Bookman Old Style, Courier new, Garamond, Tahoma, etc), desde que não haja oposição por parte do Orientador do trabalho ou da Instituição de Ensino (devendo-se ter o cuidado de observar, caso ocorra variação no tamanho da fonte, que seja o mais próximo possível do padrão Arial ou Times New Roman).

Outras dicas:

Siglas - Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa precede a sigla colocada entre parênteses. Ex. Associação Brasileira de Normas tècnicas (ABNT).

Ilustrações - Devem ser identificadas na parte inferior, precedida da palavra designativa (desenho; esquema; fotografia; gráfico; organograma; planta; quadro, etc) seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara.

Breves definições

MONOGRAFIA é o documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecido que se complementam (NBR 6023:2000).

PROJETO DE PESQUISA é o tipo de documento que apresenta um plano prévio ao desenvolvimento do trabalho até seu final. Não possui capítulos, sendo composto de folha de rosto, sumário e do projeto propriamente dito, com numeração seqüencial única.

TESE é o documento resultante de um trabalho de cunho experimental ou a exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado, devendo ser confeccionado a partir de investigação original, sob a coordenação de um Orientador (um Doutor), buscando a titulação de Doutor ou similar (NBR 14724:2001).

DISSERTAÇÃO é o documento que contém o resultado de um trabalho experimental ou de uma exposição de estudo científico de tema único e bem delimitado na sua extensão, visando a reunião, a análise e a pertinente interpretação de informações. Deve evidenciar o conhecimento do aluno a respeito da literatura existente sobre o tema e sua capacidade de sistematização. É feita sob a coordenação de um orientador (um Doutor), buscando a titulação de Mestre (NBR 14724:2001).

TRABALHO ACADÊMICO (Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, etc) é o documento representativo do resultado de um estudo, que expresse conhecimento sobre o assunto escolhido, que tem obrigatoriamente que desprender-se da disciplina ou curso em andamento, sob a coordenação de um orientador.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO é o documento que apresenta o relato completo e objetivo do período de estágio cumprido pelo aluno em atendimento a exigência da Instituição de Ensino, contendo as experiências, os programas desenvolvidos e os objetivos propostos e alcançados, as observações técnicas e outras informações exigidas.

No computador

Para configurar todas as páginas:

1) vá em Editar/Selecionar tudo

2) entre em Arquivo/Configurar página/Margens, alterando como segue:

superior: 3 inferior: 2 esquerda: 3 direita: 2 medianiz: 0

cabeçalho: 1,25 rodapé: 1,25 aplicar: no documento inteiro

margens espelho

3) em Tamanho do papel alterar para: A4 retrato aplicar: no documento inteiro

4) em Layout alterar para: início de seção: contínua

alinhamento vertical: superior aplicar: no documento inteiro

*Quanto ao alinhamento da margem no lado direito da folha, não é de caráter obrigatório, conforme aparece no último parágrafo do modelo (em cinza).

* Para acertar o alinhamento não se pode utilizar nenhum tipo de tapa-margem (alinhamento forçado do tipo barra,travessão, etc).

* Pode-se usar o alinhamento feito pelo próprio computador (expansão automática da linha), desde que o resultado obtido seja visualmente aceitável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com