TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÕES SOBRE ATERROS DE SOLOS MOLES

Por:   •  25/3/2017  •  Artigo  •  3.351 Palavras (14 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 14

FUNDAÇÕES SOBRE ATERROS DE SOLOS MOLES

FOUNDATIONS OVER LANDFILLS OF SOFT SOILS

Bruno Possobom Molina

Douglas Campana Hilario

Eloyse Piovezana Fernandes

Gustavo Lazari

Marcus Vinicius Belon de Oliveira

RESUMO:

O objetivo deste trabalho visa mostrar algumas técnicas para a estabilização nas fundações para aterros sobre solos moles (nomenclatura atribuída à consistência de solo predominantemente argiloso, com o valor do N - SPT entre três e cinco, segundo a NBR 7250), assim mostrando algumas dificuldades encontradas neste tipo de fundação. Para a fundação em aterros de solos moles exige um pouco mais do engenheiro, como uma serie de conhecimentos técnicos que envolvem desde as fases de investigação do terreno e da primeira elaboração do projeto geotécnico. São utilizadas fundações bem profundas para aterros sobre solos moles, ao contrario de fundações rasas que provocariam recalques excessivamente fatais, dessa maneira as estacas pré-moldadas de concreto geralmente são as mais utilizadas neste tipo de caso, trazendo uma maior confiabilidade no seu desempenho quando sujeita ao trabalho. Deste modo neste trabalho sobre as fundações em aterros sobre solos moles percebem-se os mais diversos fatores que podem levar a escolha do tipo da fundação profunda, que são sempre técnicos, mas outro fator pode ser o econômico.

Palavras Chave: Fundações, solos moles, aterros, recalques.


ABSTRACT:

This study aims to show some techniques to stabilize the foundations for soft soils on landfills (nomenclature given to predominantly clay soil consistency, with the value of N - SPT between three and five, according to the NBR 7250), showing some difficulties found in this type of foundation. For the foundation in soft soils landfill requires a bit more of an engineer, as a series of technical skills involved since the terrain research phases and the first preparation of geotechnical design. and deep foundations are used for embankments on soft soils, unlike shallow foundations that would cause excessively fatal settlements, thus pre-cast piles of concrete are generally the most used in this type of case, bringing greater reliability in performance when subjected to work. Thus this work on the foundations of embankments on soft soils realize is the most diverse factors that can lead to choosing the type of deep foundation, which are always technical, but another factor may be economic.

Keywords: Foundations, soft soils, landfills, repressions.

INTRODUÇÃO

No passado, a presença de solos moles, que são formados por argilas moles ou areias argilosas fofas, onde possuem baixa resistência a penetração (definida pelo ensaio SPT inferior a 4 golpes, ou seja, ≤4), eram suficientes para tornar a área ou terreno improprio para receber qualquer tipo de construção. Mas com nossa evolução em tecnologias geotécnicas, agora temos possibilidade de realizar essas construções, aproveitando essas áreas que eram consideradas improprias.

Hoje, há várias soluções utilizadas para reforço dos solos que possibilitam o aproveitamento dessas áreas. Mas também contamos com inúmeros problemas como a estabilidade de uma fundação em solos moles, ou o recalque que um aterro sofre, entre outros.

Com isso apresentamos no artigo a como surge esses solos, chamados de solos moles, e quais suas principais dificuldades, e seus modos de solução em uma execução de fundação sobre aterro, nesse tipo de solo.                                                                                  


O QUE SÃO SOLOS MOLES

Solos moles são solos sedimentares com baixa resistência à penetração (SPT≤ 4) em que a fração argila imprime as características de solo coesivo e compressível. São em geral, argilas moles ou areias argilosas fofas de deposição recente (formadas durante o Quaternário).

ORIGENS DE SOLOS MOLES (DEPOSIÇÃO)

Os meios de deposição de agua nos solos são por agua doce, agua salgada e agua salobra. Seus locais de deposição são em várzeas, praias, planícies inundadas e etc.

Também existem fatores que dificultam a deposição: Velocidade das águas, Quantidade e composição da matéria em suspensão na água Salinidade e floculação das partículas Presença de matéria orgânica, tais como, húmos, detritos vegetais, conchas, etc.

Os solos moles também têm suas origens, são duas origens (processos de deposição), os de origem fluviais e os de origem marinha.

Solos de origem fluviais são os que se formam por deposição de sedimentos nas planícies de inundações ou várzeas de rios. Os solos de origem fluviais são de heterogeneidade vertical e horizontal:

  • Heterogeneidade vertical - Nas partes mais baixas da planície, que quase não são drenadas, ocorre a decantação de sedimentos mais finos como argila e siltes, podendo haver  intercalações com areias finas.
  • Heterogeneidade horizontal - é vista em rios com curvas acentuadas, onde a variações de energia e cargas fluviais durante as estacoes, com escavações na margem côncava e deposição na convexa, co predominância de materiais finos tanto no leito dos rios quanto na carga.

Exemplo de londrina: proximidades do lago igapó

Os solos de origem marinhos que não temos em londrina obviamente. Mas possuímos dois casos estudados no Brasil, Transgressão Cananéia que ocorreu há 120.000 anos (Pleistoceno) Nível marinho mais elevado (8 +- 2m) e Transgressão Santos, iniciada há 7000 anos (Holoceno) de nível marinho mais baixo (4+-2m) que deram origem a dois tipos diferentes de sedimentos.

Exemplo: Cidade de Santos

FATORES QUE AFETAM A DEPOSIÇÃO OU SEDIMENTAÇÃO

  • Velocidade das águas;
  • Quantidade e composição da matéria em suspensão na água;
  • Salinidade e floculação das partículas;
  • Presença de matéria orgânica (húmus, detritos vegetais, conchas, ...).

PROBLEMAS CARACTERÍSTICOS DE OBRAS EM REGIÃO DE SOLOS MOLES

  • Falta de estabilidade - Geralmente encontrada nos aterros de lagos após a construção. As análises de estabilidade correntes de aterros sobre argila mole saturada admitem o comportamento não drenado da argila e são realizadas com base em tensões totais, visto que não se sabe as poropressões geradas na camada de argila mole.
  • Os recalques - que são vistos ao longo do tempo Os recalques são divididos em recalques imediatos, recalques por adensamento primário e recalques por compressão secundária.

PREOCUPAÇÕES NA FUNDAÇÃO

  • Estabilidade das fundações – A fundação por conta da não firmeza do solo pode apresentar baixa estabilidade.
  • Ruptura da fundação - O problema é devido à capacidade de carga, com isso, o aterro participa apenas como carregamento, ou seja, não é considerado a sua resistência.

PREOCUPAÇÃO DURANTE A CONSTRUÇÃO

  • Ao trafego dos equipamentos de construção;
  • Escavação de túneis;
  • Fundações em solos moles;
  • Efeitos colaterais no estaqueamento (empuxos de terra e atrito negativo).

TRATAMENTO DE SOLOS MOLES E EXECUÇÃO DE FUNDAÇÃO E ATERRO

Desde que compactados adequadamente, os solos apresentam geralmente boa resistência à compressão e ao cisalhamento. Porém, a resistência à tração é baixa. Por esse motivo, é utilizada a técnica de reforçar o solo, que tem por objetivo incorporar ao solo materiais que absorvam os esforços e as cargas, aumentando a resistência do solo. Alguns exemplos de uso dessa técnica são os taludes, muros e aterros reforçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (289.6 Kb)   docx (337.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com