TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabricação Com Impressão Tridimensional

Por:   •  10/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        COMPUTER-AIDED DESIGN (CAD)        4

2.1        FIGURAS CONSTRUÍDAS EM CAD 2D        5

2.2        FIGURAS CONSTRUÍDAS EM CAD 3D        5

2.2.1        Exemplo caso precise        5

3        CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS SÓLIDAS A PARTIR DE ARQUIVOS EM CAD        5

3.1        MODELOS VIRTUAIS        6

3.2        REPRODUÇÕES REAIS        6

4        MATERIAIS POSSÍVEIS PARA FORMAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS        6

4.1        PROCESSO DE DEPOSIÇÃO EM CAMADAS        6

5        FABRICAÇÃO EM LARGA ESCALA        6

5.1        ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECÔNOMICA E AMBIENTAL        6

5.2        FABRICAÇÃO REMOTA        6

6        APLICAÇÕES PRÁTICAS        6

7        PAÍSES MAIS AVANÇADOS        6

8        SITUAÇÃO DO BRASIL        6

9        CONCLUSÃO        6

10        BIBLIOGRAFIA        7

  1. INTRODUÇÃO

A impressão 3D está revolucionando diversos setores da economia, sendo utilizada para criar instrumentos musicais, próteses humanas, chocolates, brinquedos e até casas.

O custo de fabricação e o avanço nos métodos de impressão vêm barateando cada vez mais essas impressoras. Na década de 90 era preciso desembolsar em torno de um milhão de dólares por uma delas. Vinte anos depois, existem modelos que podem ser adquiridos por até mil dólares, apenas, se comparado ao inicial. Em um futuro não muito distante, a tecnologia estará disponível para grande parte da população, como a impressora normal, podendo ser utilizada no dia a dia.

  1. COMPUTER-AIDED DESIGN (CAD)

Computer-Aided Design (CAD), ou desenho auxiliado por computador, é o nome genérico de softwares utilizados pela engenharia, geologia, arquitetura, e design para facilitar projetos e desenhos técnicos.

Estes sistemas consistem em uma série de ferramentas para construção de entidades geométricas planas como linhas, curvas e polígonos, ou mesmo objetos tridimensionais como cubos e esferas. Também possuem ferramentas para relacionar esses objetos, por exemplo: criar um arredondamento entre duas linhas ou subtrair as formas de dois objetos tridimensionais para obter um terceiro.

Uma divisão básica entre os softwares CAD é feita com base na capacidade do programa em desenhar apenas em duas dimensões ou criar modelos tridimensionais, sendo estes subdivididos ainda em relação a que tecnologia utilizam como modelador 3D.

Existem basicamente dois tipos de modelagem 3D: por polígonos e por NURBS podendo haver intercâmbio entre o modelo 3D e o desenho 2D.

Há modelos de CAD específicos que simulam as condições de fabricação, ou seja, as ferramentas usadas no desenho são as mesmas disponíveis no chão de fábrica (estes são geralmente chamados programas CAM). Também na arquitetura existem CADs específicos que desenham paredes, telhados e outras construções automaticamente.

Os softwares mais avançados de CAD usam a chamada modelagem paramétrica, que permite modificações do desenho pela simples entrada de números indicando dimensões e relações entre as entidades ou objetos desenhados.

O principal software CAD para indústrias pequenas, arquitetos e treinamento é o AutoCAD, produzido pela empresa Autodesk. Seu formato de armazenamento de arquivo, o DWG (Drawing), é muito difundido no mercado. Para grandes indústrias e projetos mais complexos, alguns softwares mais usados são: SolidWorks, Catia, Pro-Engineer, Inventor e Microstation.

  1. FIGURAS CONSTRUÍDAS EM CAD 2D

[pic 1]Imagem 01 (Fonte: http://4.bp.blogspot.com)

[pic 2]

Imagem 02 (Fonte: http://www.sinfic.pt/autodesk/docs/34368.jpg)

[pic 3]

Imagem 03 (Fonte: http://aulascad.blogspot.com.br/)

  1. FIGURAS CONSTRUÍDAS EM CAD 3D

[pic 4]

Imagem 04 (Fonte: http://shoker.com.br/wp-content/uploads/2014/10/pm004.jpg)

[pic 5]

Imagem 05 (Fonte: http://tksedu.com.br/wp-content/gallery/galeria-inventor_1/5.jpg)

[pic 6]

Imagem 06 (Fonte: http://blog.render.com.br/solidworks)

  1. CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS SÓLIDAS A PARTIR DE ARQUIVOS EM CAD

A criação de estruturas sólidas por impressoras 3D é feita a partir de modelos virtuais criados em softwares específicos como o SolidWorks e o AutoCAD, citados no item anterior.

Existem dezenas de métodos diferentes de impressão 3D, e cada um trabalha de uma maneira distinta utilizando materiais próprios, que podem variar de simples ligas plásticas até tecidos humanos e alimentos.

  1. MODELAGEM POR FUSÃO E DEPÓSITO

Este modelo, que é o mais comum entre impressoras 3D, funciona de maneira surpreendentemente simples. O primeiro passo da criação é o desenvolvimento do objeto no computador. Após isto o arquivo é enviado para o software da impressora, onde são definidas as características principais como as dimensões e a “resolução” da imagem, que é medida pela espessura das camadas sobrepostas no momento da impressão. Quanto mais detalhes, melhor será a qualidade do objeto, porém maior será o tempo de impressão. Depois de configurar as características principais, o software de impressão compila todos os dados e “fatia” o objeto em centenas de camadas e então envia esses dados para a impressora, que inicia o processo de criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com