TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fábrica De Chocolates

Dissertações: Fábrica De Chocolates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 10

Como montar uma fábrica de chocolates

inShare1

X

Bem vindo Googler! Se esta página for útil, você pode querersubscrever nosso RSS feed para atualizações diárias.

O chocolate é uma especiaria de origem européia com excelente vendagem do Brasil. Por mais que existam marcas consagradas já no mercado e consolidadas entre o público, ainda há um nicho a ser conquistado que são os sedentos por novidades. Crianças e adultos gostam de chocolate, mesmo que não sejam unanimidade é uma boa parcela da população e por isso montar uma fábrica de chocolates é uma boa dica de investimento.

Uma forma de atuar com o chocolate é sendo fabricante, que requer um alto investimento, mas pode oferecer também uma boa parcela de lucro anual. Para quem não sabe, uma fábrica de chocolates é um tipo de atuação que vai modificar uma matéria-prima em outros produtos que serão comercializados. Com base na tecnologia usada na produção e no capital, a atividade pode ser artesanal ou fabril. Dessa forma, é uma grande chance de muita gente poder ganhar bastante dinheiro, indo desde o vendedor da matéria-prima até o embalador do produto.

O chocolate é um produto a ser vendido no setor de alimentação e tudo o que está relacionado a este seguimento tem apresentado bons números nos últimos anos. Caso você queira mesmo investir neste setor, veja a seguir algumas informações importantes que não devem ser esquecidas pelo novo empresário de uma fábrica de chocolates.

Quem serão seus clientes na fábrica de chocolates

Um dos pontos mais importantes a se montar uma fábrica de chocolates é saber quem são seus clientes e a resposta a este questionamento é bem positiva quando se fala em montar uma fábrica de chocolates. Este produto é altamente consumido no Brasil entre crianças, adultos e idosos. Mais animador impossível, não é mesmo?

No geral, o chocolate vende bem o ano todo, com picos de vendas em épocas como Páscoa e Natal em embalagens para presente. Mas se tratando de números, podemos dizer que os chocolates vendem bem o ano todo.

Os seus clientes, na verdade, não são os consumidores finais, o comprador de um supermercado, mas o dono do supermercado. Suas vendas serão realizadas em grande quantidade e por isso deve ser estudado um preço bem em conta, para quando o revendedor estipule o seu preço e margem de lucro ainda consiga achar atrativo o seu produto para venda.

Concorrência do mercado em uma fábrica de chocolates

É preciso ter ciência que a concorrência deste mercado é bem alta. As prateleiras de lojas e supermercados estão recheadas de produtos do mesmo seguimento, com sabores diferenciados e com marcas fortes e alto investimento em marketing. Algumas são importadas a venda no Brasil, outras são apenas nacionais com nada menos que 30 a 50 anos de mercado.

O mercado de chocolate não é fácil pela concorrência, mas eventualmente vemos marcas pequenas se sobressaindo no mercado local. Algumas marcas caseiras vendendo em mercadinhos e padarias conseguem um bom lucro em vendas, por isso podemos informar que é um mercado a ser investido.

Localização e estrutura ao montar uma fábrica de chocolates

É preciso saber que existem restrições previstas em lei para o funcionamento da fábrica de chocolates em determinadas localidades, levando em aspectos urbanos, como densidade populacional e ruas capazes de absorver o fluxo de veículos que vão entrar e sair do estabelecimento para levar produtos. Assim, uma fábrica de chocolates precisa ser pensada de tal forma que se planeje também um funcionamento adequado e possível ampliação.

A fábrica de chocolates precisa estar afastada de bairros residenciais e o ideal é que seja distante da zona urbana como um todo e que fique ao menos distante há dois quilômetros da zona urbana, mas que seja de fácil acesso ainda para funcionários. Caso são seja, uma opção é ter transporte fretado para transporte dos funcionários todos os dias.

Quanto à estrutura, é preciso pensar também em alguns pormenores, tais como uma área exclusiva para manipular o chocolate e empacotá-lo, outra para a logística de entrega e outra estanque para sanitários e lavatórios para o corpo funcional. Isso exige uma área de ao menos 100 m² e uma boa divisão, como um pavilhão partilhado com diversas divisórias para fabricação em si, embalagem e estocagem para empacotamento e vendas.

A estrutura industrial vai mesmo precisar de uma consultoria para ser montada e é a parte mais complicada. Você vai ter quer ter uma ajuda para escolher o maquinário que pode ser de consultores específicos ou ainda de fornecedores de tal maquinário que podem fornecer cursos para manuseio e informações técnicas. Tudo isso deve ser estudado antes de investir para saber se vale a pena montar sua fábrica de chocolates.

Você como dono e querendo montar uma fábrica de chocolates vai precisar de matéria-prima e fazer parcerias com fornecedores fará com que os preços e chances de compra sejam mais facilitados. Faça parcerias de compras e vai conseguir prazos facilitados para no caso da necessidade de aumentar a produção e não ter dinheiro em caixa. Parcerias com clientes, fornecedores de matéria-prima e até funcionários é extremamente importante, preze sempre por um bom relacionamento. Lembre-se que atualmente o modelo de gestão bem valorizado no mercado é aquele que usa parcerias.

Uma boa dica para quem quer entrar no ramo de fabricação de chocolates é ver cooperativas ou associação que podem servir de fornecedores de matérias-primas. Existem muitas dessas no mercado e a aliança com elas só facilita os negócios, gera empregos, amplia oportunidades de emprego em comunidades que antes não havia, agrega valor à marca da fábrica de chocolates e muito mais. Em tempos de cooperação, nada melhor do que pensar nisso.

Funcionários que vão trabalhar em uma fábrica de chocolates

O corpo de funcionários varia conforme o tamanho do empreendimento, mas um ponto é certo: ele deve ser treinado e especializado para que a fábrica de chocolates tenha um bom desempenho. Você vai precisar de manipulador de maquinário, empacotadores, administradores, vendedores comerciais, contador, entre outros. Um departamento de controle de qualidade e para desenvolver as receitas é importante, para garantir também um drible na concorrência.

Capital inicial de investimento em uma fábrica de chocolates

O capital inicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com