TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabricação de cerâmica

Tese: Fabricação de cerâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Tese  •  3.436 Palavras (14 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 14

A produção de cerâmica é algo presente na humanidade desde a antiguidade, alguns achados na Palestina e Anatólia datam de cerca de 10000 a.C.

A palavra cerâmica deriva da palavra grega “Keramos” que significa “terra queimada” ou “argila queimada” é um material de grande resistência que freqüentemente é encontrado em escavações arqueológicas.

Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisariam de vasilhas para armazenar a água, os alimentos colhidos e as sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Estas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã.

No Brasil, 2000 anos antes de sua “descoberta” pelos portugueses, já existia a fabricação de cerâmica, representada por potes, baixelas e outros artefatos cerâmicos. A cerâmica mais elaborada foi encontrada na Ilha de Marajó; do tipo marajoara, tem sua origem na avançada cultura indígena da Ilha. Entretanto, estudos arqueológicos indicam que a presença de uma cerâmica mais simples ocorreu na região amazônica, há mais de 5000 anos atrás.

A partir de 1549, com a chegada de Tomé de Sousa ao país, foi estimulada a fabricação de material de construção para o desenvolvimento das cidades. A primeira grande fábrica de produtos cerâmicos do Brasil foi fundada em São Paulo, em 1893, por quatro irmãos franceses, naturais de Marselha, com o nome de “Estabelecimentos Sacoman Frères”, posteriormente alterado para “Cerâmica Sacoman S.A.”, a qual encerrou suas atividades em 1956. O nome das telhas conhecidas por “francesas” ou “marselhesas” é devido à origem destes empresários.

Introdução

As indústrias cerâmicas tradicionais são algumas vezes denominadas de indústrias de produtos de argila ou indústrias de silicatos, são indústrias que têm como produto final materiais que são essencialmente silicatos que são compostos formados por silício e oxigênio (SixOy), podendo também apresentar metais e hidrogênio.

A indústria cerâmica desempenha um importante papel na economia do país com uma participação estimada de 1% no PIB (Produto Interno Bruto), entre os fatores que contribuem para este dado podem ser citados a abundância de matérias primas naturais, fontes de energia e disponibilidade de tecnologias que fez com que diversos tipos de produtos do setor atingissem um patamar de importação bastante considerável.

O setor cerâmico pode ser subdividido em função da matéria prima empregada, propriedades e utilização dos produtos, podendo então ser classificados da seguinte forma:

Cerâmica branca: produtos obtidos a partir da massa de coloração branca, dentre os quais é possível citar, louça de mesa, louça sanitária.

Cerâmica de revestimentos: produtos na forma de placas tais como piso, azulejo, porcelanato entre outros.

Cerâmica vermelha: são os materiais com coloração avermelhada usados da construção civil, como exemplos estão tijolos, blocos, telhas, tubos cerâmicos etc.

Materiais refratários: são os produtos com finalidade de suportar temperaturas elevadas em condições especificas de processo ou operação.

Cerâmica de alta tecnologia/cerâmica avançada: produtos desenvolvidos a partir de matérias-primas sintéticas de altíssima pureza, por meio de processos rigorosamente controlados e classificados, de acordo com suas funções. São usados em diversas aplicações como naves espaciais, satélites, usinas nucleares, implantes, aparelhos de som e de vídeo e suporte de catalisadores para automóveis.

Desta forma este trabalho busca traçar um perfil da indústria cerâmica, abordando de forma setorial suas características de produção o mercado e os insumos do processo, para isso foi utilizado publicações especializadas em periódicos de representações empresariais da indústria de cerâmica.

Matéria Prima

As três matérias-primas básicas usadas na fabricação dos produtos clássicos de cerâmica são a argila, o feldspato e a areia.

Argilas são silicatos de alumínio hidratados, resultantes da alteração provocados pelo intemperismo, das rochas ígneas, em que o feldspato era um mineral inicial importante, pode ser encontrada próxima as rios, muitas vezes formando barrancos nas margens, pertence a família dos minerais filossilicáticos hidratados, aluminosos de baixa cristalinidade sua dimensões no geral são partículas menores do que 1/256 mm ou 4 µm de diâmetro.

A argila divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama.

A reação que ocorre formando a caulinita (tipo de argila) é apresentada a seguir:

K2O.Al2O3.6SiO2 + CO2 + 2H2O.K2CO3 + Al2O3.2SiO2.2H2O + 4SiO2 =

Feldspato potássico Caulinita Sílica

Na argila usada na indústria de cerâmica o mineral básico é a caulinita, mas dependendo do produto desejado pode-se usar outra matéria-prima como a bentonita quando é necessário obter uma plasticidade mais elevada.

As argilas são escolhidas pelas propriedades particulares a que se visam e muitas vezes são misturadas para se ter o melhor resultado, é necessário também na maioria das vezes melhorá-las mediante processos de beneficiamento como separação granulométrica por peneiramento ou decantação seletiva, filtração, secagem ou purificação química.

Os feldspatos são de três tipos, os potássicos (K2O.Al2O3.6SiO2), os sódicos (Na2O.Al2O3.6SiO2) e os cálcicos (CaO.Al2O3.6SiO2), os quais em maior ou menor quantidade, são usados nos produtos cerâmicos atuando como fundente.

O terceiro constituinte principal das cerâmicas é a areia que atua como matéria-prima não plástica e refratária. Quando se deseja obter cerâmica de cor clara, é necessário usar areia com baixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com