TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faça um estudo do Texto “O conhecimento”

Por:   •  1/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

ORIENTAÇÕES T8

Procedimento:

Faça um estudo do Texto “O conhecimento”, de Maria Lúcia Aranha, disponibilizado no tópico.

 

Responda ao questionário também disponível no tópico de aula. O questionário deve ser respondido NO SIGAA. Não serão aceitos questionários enviados por email.

 

Data limite: O questionário deve ser finalizado no SIGAA, até o dia 12 DE SETEMBRO.

Objetivo: apresentar, por meio de estudo de texto, os conceitos básicos que norteiam a primeira unidade do curso.

Avaliação: o cumprimento da atividade, no prazo, valerá a frequência de 3 horas/aula. Haverá atribuição de nota, com valor a ser definido.

Dica importante:  dedique-se à leitura integral do texto. Procure não se contentar apenas em encontrar as respostas propostas. O questionário tem objetivo de apontar os conceitos mínimos do conteúdo, contudo você deve buscar entender o texto como um conjunto de conceitos que se relacionam em prol de uma reflexão maior: o que caracteriza o pensamento humano.

Diante das ideias abordadas por Maria Lúcia de Arruda Aranha, analisa-se uma perspectiva diferente do que é conhecimento. É abordado que o conhecimento não é obtido em uma forda padrão do saber, e sim pelo buscar, inovar, fugir da mesmice, deve-se estabelecer viínculo entre o sujeito e objeto. A partir disso, é estabelecido que a visão de mundo agregada ao conhecimento passa a ser mais original.

O conceito de "reintrodução do caos" é descrito pelo fato de que se manter numa situação de inércia consigo mesmo, gera perda do senso crítico das coisas. E é esse o ponto que a autora quer relacionar com a dimensão perecível do conhecimento, uma vez que precisa-se "criticar as verdades sedimentadas, abrindo fissuras e fendas no "já conhecido", de modo a alcançar novas interpretações da realidade."

No parágrafo da intuição, analisa-se um olhar do mundo diferente. Como se fosse a essência do ser-humano, o saber intuitivo é inexplicável. Acontece por uma sucessão de fatos que não apresentam uma variável comum, e sim infinitas variáveis que levam ao crer no real. Já no parágrafo da razão ou conhecimento discursivo, o olhar é o oposto da intuição. Enquanto, na intuição, analisa-se o abstrato, a razão vê o concreto. É o pensar mais "chato" de ser, ironicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com