TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Analítico do Texto Conhecimento Técnico e Cientifico

Por:   •  7/11/2018  •  Resenha  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS DRA. JOSEFINA DEMES

BACHARELADO EM DIREITO

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

PROF. ME. NONATO FERREIRA

ÂNGELA RAFAELA MARQUES DE OLIVEIRA           MAT:1069505

De acordo com o texto Conhecimento e Método Científico, ele aborda a relação e diferenciação do homem para com o animal, uma vez que, mesmo com ambos apresentando pontos em comum, como a inteligência, o uso dela se distingue. O homem, ser dotado de racionalidade, visa um objetivo e possui consciência e capacidade para analisar seus atos, diferente dos animais que são seres considerados irracionais, eles realizam seus atos impelidos pelas suas sensações, também são providos de inteligência, porém são seres que agem de acordo com seus instintos. Já que os animais são providos de instintos que os ajudam a sobreviver, por outro lado o homem tem a capacidade de pensar e dessa forma criar formas que facilitem sua forma de viver.

Para Álvaro Vieira Pinto (1985), existem três etapas no processo de conhecimento, a fase dos reflexos primordiais, a fase do saber e a fase da ciência; todas elas abordam uma forma em que o ser humano se relaciona com o meio em que vive. A fase da ciência está ligada ao saber metódico, no qual o ser procura o porquê das coisas, no qual possibilita a transformação da natureza. Método é o caminho ou a maneira para chegar a determinado fim ou objetivo, diferenciando-se da metodologia que são os procedimentos e regras utilizadas por um determinado método. Dessa forma existe uma estrutura relacionada com a metodologia em que agrupa cinco elementos que são: metas, modelos, dados, avaliação e revisão; que permitirão entender o uso e as limitações desse método.

Seguindo o pensamento de Álvaro Vieira, qualquer pessoa pode pensar e agir como cientista, se pensar de forma crítica sobre a realidade, usar a evidencia empírica, ter um raciocínio lógico e ter uma atitude cética. Com isso existem etapas que tem que estar presentes no uso do método científico, que são: observação (questionar sobre os fenômenos que nos rodeiam e todos os nossos sentidos), formulação de um problema (fazer indagações a todo tipo de questionamento que surgir), informações referenciais (procura de informação sobre um fenômeno), hipóteses (resposta possível de ser testada e fundamentada), predição (anteceder o resultado do teste de uma hipótese), experimentação (manipulação e comparação dos resultados), análises (aceitação ou rejeição da hipótese).

Com o decorrer dos anos as ciências sociais foi perdendo seu significado principal, que é o estudo das origens e do desenvolvimento humano e da sociedade. Dessa maneira surgem vários pesquisadores, contudo se dá destaque a Pedro Demo que faz um resumo das características das ciências sociais, como: o homem é um ser racional e considero o mais complexo dentre os já existentes, o objeto das ciências sociais é histórico e passa por várias modificações ao passar dos anos, ao realizar uma pesquisa deve-se ter uma correlação entre o sujeito e o objeto, ocorre uma sobreposição entre a teoria e a prática (práxis). Essas características se diferem quando sujeitas a mais de uma ciência, como entre as ciências biológicas e as ciências sociais.

As três principais correntes das Ciências Sociais no século XX que contribuem para o estudo científico são o positivismo lógico, o estruturalismo e o materialismo dialético. O positivismo lógico é uma teoria que se desenvolveu a partir do positivismo, que afirma que as afirmações são analíticas ou verificáveis, já o positivismo é uma teoria que diz que o conhecimento é baseado em fenômenos naturais e são verificadas através das ciências empíricas. De acordo com o positivismo lógico o único método que pode ser utilizado para obter uma verificação sobre uma proposição é o método indutivo, que fundamenta-se a partir de premissas para chegar a um resultado partindo de um raciocínio do cotidiano, por exemplo, infere-se do particular para o geral. Ao contrário do que acontece com o método dedutivo que caminha do geral para obter um resultado particular. O positivismo lógico tem sido alvo de críticas como: ele não se atenta aos processos e sim apenas os resultados, no estudo de fatos isolados esquece de analisar sua relação com os demais fenômenos, não é possível aplicar modelos das ciências exatas e da natureza aos fenômenos sociais, dentre outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com