TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas do Geoprocessamento

Por:   •  28/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.916 Palavras (16 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ENGENHARIA CIVIL

UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTOS DO GEOPROCESSAMENTO PELA CODESAL PARA A GESTÃO DE RISCOS GEOLÓGICOS EM SALVADOR

Geoprocessamento 

SALVADOR, BAHIA

 Novembro de 2015

  1. OBJETIVO

  1. INTRODUÇÃO

         O Geoprocessamento consiste no conjunto multidisciplinar de ferramentas para aquisição, tratamento, armazenamento, uso e disseminação de informações espaciais georreferenciadas (como por exemplo, coordenadas), visando análise espacial.  Utilizam-se diversas tecnologias para o tratamento e a aquisição de dados, atualmente, o uso de programas computacionais são os mais utilizados. Entre eles: o sensoriamento remoto, a digitalização de dados, a automação de tarefas cartográficas, a utilização do GNSS (Sistema de Posicionamento Global) e o SIG (Sistemas de Informações Geográficas).

Os SIGs são sistemas para tratamento computacional de dados geográficos que recuperam informações baseando-se em características alfanuméricas e localização espacial. Quaisquer informações disponíveis sobre um determinado assunto ficam ao alcance do usuário, podendo ser interrelacionados com base na localização geográfica. Pode-se ainda ser definido como a combinação de cartografia computadorizada, gerenciamento de base de dados e um instrumento de análise espacial.

Dentre as funções do SIG, umas das mais importantes são as consultas espaciais, que consistem no cruzamento de informações que estão presentes em cada camada do mesmo; essas consultas podem possuir resultados textuais, gráficos ou mistos. A partir dos fenômenos identificados na consulta espacial, pode-se empregar métodos (presentes como ferramentas do sistema) e assim descrever ou explicar o comportamento desses fenômenos ou relacionar diferentes fenômenos; esses métodos empregados são denominados de análises espaciais.

Os Sistemas de Informações Geográficas utilizam softwares como o ArcGis, Spring, MapInfo e o QuantumGIS, sendo este último o software utilizado durante todo o curso.

O QGis é um programa de informação geográfica com a vantagem de ser livre e aberto. Pode ser utilizado tanto para dados vetoriais quanto formatos matriciais e apresenta diversas funcionalidades.        Fornece um número crescente de recursos fornecidos por funções básicas e “plugins”. No programa, você pode: visualizar, criar, editar, analisar dados e compor mapas imprimíveis.

        

3. PLANO DE INFORMAÇÕES

         Plano de Informação é a camada de dados com informações geográficas, ou seja, que são caracterizadas por apresentar uma geometria e conter atributos. Um plano pode ser importado ou criado para o banco ativo. Por exemplo, um arquivo shapefile é um tipo de dado que pode ser enquadrado através da Categoria Temático ou Cadastral.

Durante o curso utilizamos uma série de planos de informações, dentre os quais podemos destacar:

  • Histórico Codesal
  • Plano Diretor de Encostar (PDE)
  • Bairros
  • Setor Censitário
  • Declividade
  • Altitude
  • Limites Salvador UTM
  • Logradouros

 

4. ANÁLISE GERAIS DAS TENDÊNCIAS DE RISCO NA CIDADE DE SALVADOR – Análise Macroscópica

4.1 MAPA DE RISCO X RENDA

         Publicar mapas interativos na internet tem sido um meio cada vez mais utilizado para disponibilizar dados geográficos de forma rápida e atraente. Plataformas de mapas são ferramentas poderosas e fácil de serem manipuladas por serem, geralmente, bastante intuitivas. Para a construção desse mapa foi utilizada uma plataforma online: o cartoDB. A CartoDB foi criada para tornar mais fácil e mais rápido trabalhar com dados geoespaciais e dados grandes. A ferramenta permite que você arraste e solte os dados ou envie um conjunto de dados, utilize o estilo avançado com CartoCSS, realize consultas com SQL e insira o mapa em seu site ou blog de WordPress. O carto DB é um grande compositor de mapas temáticos, como algumas ferramentas básicas de análise espacial como SQL e filtragem, mas que tem sua maior capacidade na visualização de dados, e não especificamente na análise, que foi o foco concentrado das aulas no QGis.

         Durante o procedimento dessa atividade, foram utilizados dois planos de informação. O primeiro deles foram os dados de ocorrência da Codesal. A geometria característica desse plano de informação é o ponto. Esse plano foi criado em sala de aula, a partir das ocorrências registradas pela Codesal. O segundo plano de informação utilizado foram os dados dos setores censitários do municípios de Salvador. A geometria característica desse plano de informação é o polígono, sendo que cada polígono apresenta significado próprio, contendo atributos que os definem de forma qualitativa.

4.1.1. Mapa temático da série temporal dos históricos de ocorrências de desastres em salvador

        [pic 2]

Nota1: Para criação desse mapa foi selecionado no campo wizard a opção “category”, a fim de identificar os eventos de risco com o ano de sua ocorrência.

Nota2: Para a publicação do mapa foi selecionado no campo wizard a opção “torque”, a fim de criar uma escala temporal. O resultado para esse processo está disponível em: https://tiagoeh10.cartodb.com/viz/b999cba0-9267-11e5-b901-0e787de82d45/embed_map

 

4.1.2 Procedimento

         Para a execução dessa atividade, primeiramente, foi necessário associar uma conta do google à plataforma online CartoDB e fazer o login. Foram utilizados os dados de ocorrência da Codesal (shapefile) e dos setores censitários do município de Salvador (shapefile) durante o processo de formação do mapa online.

         Inicialmente foi adicionado a camada dos setores censitários. Foi selecionada a opção “data file”, pois é através dela que foi possível fazer o upload do shapefile em questão. Após clicar em “connect dataset”, fomos direcionado ao compositor de mapas. Observa-se que apesar dos setores censitários terem sido corretamente carregados, estavam sem simbologia nenhuma, com apenas uma cor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (551 Kb)   docx (892.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com