TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPROCESSAMENTO NO PLANEJAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIO NA TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  24/5/2017  •  Artigo  •  4.473 Palavras (18 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 18

III-022 - GEOPROCESSAMENTO NO PLANEJAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIO NA TOMADA DE DECISÃO

Fabíola Esquerdo de Souza(1)

Graduanda do curso de Engenharia Ambiental – Centro Universitário do Norte (Uninorte) e estagiária do Centro Gestor e Operação do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam)

Solange dos Santos Costa(2)

Geóloga, Doutora em Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto. Gerente Substituta do Centro Regional de Manaus do Sistema de Proteção da Amazônia

Kemislani de Souza Lima(3)

Engenheira Ambiental

Endereço(1): Rua dos Cristais, 3A /Apartamento 4– Crespo - Manaus - Amazonas - CEP: 69073-184 - Brasil - Tel: +55 (92) 99295-0173  - e-mail: fabiolaesquerdodesouza@gmail.com

RESUMO

O geoprocessamento vem expandindo-se entre os gestores de limpeza publica, como no caso do planejamento das rotas de coletas, onde podem ser analisadas as condições econômicas e sociais. Com base em resultados confiáveis, os gestores da limpeza pública utilizam as informações como auxílio na tomada de decisão, por meio do mapeamento dos dados de campo e propostas de planejamentos que são obtidos a partir do uso de geoprocessamento. Considerando a quantidade de resíduos retirados dos igarapés da cidade de Manaus e o investimento das verbas públicas utilizado para este serviço, esta pesquisa tem como objetivo propor a utilização de geoprocessamento como uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisões quanto ao planejamento de resíduos sólidos da área urbana de Manaus. Os procedimentos metodológicos empregados nesta pesquisa foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e processamento dos dados. A partir do geoprocessamento, foram obtidos mapas temáticos que podem auxiliar na tomada de decisões quanto ao o planejamento, gestão e monitoramento da área de estudo. A zona oeste foi a região com maior quantidade de resíduos recolhidos dos igarapés. Esta zona possui bairros com pouca concentração de habitações e áreas verdes preservadas na porção norte e também bairros populosos e ambientalmente degradado na porção s Apesar da sociedade ter o conhecimento da existência e os problemas causados pelo descarte indevido de resíduos sólidos no sistema de drenagem, existem poucas pesquisas que quantifiquem este tipo de problema, ou seja, que relatem a quantificação dos resíduos retirados da drenagem urbana das grandes cidades. Neste trabalho foi constatado que por meio de técnicas de geoprocessamento é possível contribuir para a elaboração de diagnósticos ambientais, subsidiando o desenvolvimento do município e consequentemente ofertar melhores condições de vida para a população.

PALAVRAS-CHAVE: SIG, resíduos sólidos, igarapés, degradação ambiental, Manaus.

INTRODUÇÃO

A degradação da qualidade ambiental urbana surge à medida que há um crescimento populacional nas cidades, sobretudo a população da zona rural que migra para as capitais em busca de trabalho e melhores condições de vida, propiciando dessa forma uma problemática nas cidades brasileiras, como a falta de moradia, escolas, empregos, saneamento básico e saúde de forma equilibrada a população, como rege o Art. 225 da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 2010), sendo dessa forma, os principais fatores de impactos negativos para o meio ambiente.  

O crescimento das cidades tem aumentado significativamente no decorrer dos anos, e isso tem exigido cada vez mais a ampliação dos conhecimentos sobre geoprocessamento dos gestores, possibilitando desta forma, a integração de um maior número de informações, aperfeiçoando a gestão do território. Considerando o aumento da população do município e os valores gastos pela prefeitura mensalmente, quanto a coleta e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, o uso de técnicas de geoprocessamento proporciona uma melhor visão do território e da gestão de resíduos sólidos, auxiliando os gestores na tomada de decisão (MEDEIROS et al., 2012).

O geoprocessamento vem expandindo-se entre os gestores de limpeza publica, como por exemplo, no caso do planejamento das rotas de coletas, levando em consideração nas analises diversos parâmetros, tais como, as condições econômicas e sociais (BRAGA, 2009). Com base em resultados confiáveis, os gestores da limpeza pública utilizam as informações como auxílio na tomada de decisão, por meio do mapeamento dos dados de campo e propostas de planejamentos que são obtidos a partir do uso de geoprocessamento (BRAGA et al., 2008).

A utilização de técnica de geoprocessamento nos processos de tomada de decisão podem possibilitar economia ou até mesmo aumento de recursos financeiros. Dependendo do planejamento, o uso de verbas pode não trazer retorno financeiro, porém, pode proporcionar outros tipos de benefícios, tal como, oferecer melhores serviços à população e melhor imagem à organização (SOARES e MORAVIA, 2015). Os estudos urbanos que utilizam técnicas de geoprocessamento facilitam a geração de banco de dados que auxilia na solução de problemas relacionados à urbanização e suas constantes transformações (FONSECA et al., 2013).

Para Donha et al., (2006), a tecnologia atrelada ao Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) tem sido utilizada em vários setores como uma ferramenta importante para o planejamento ambiental, visto que a avaliação integrada de um grande número de variáveis torna-se mais simples e mais fácil com o uso deste tipo de sistema; permitindo desta forma, a geração de informações intermediarias e conclusivas, além de possibilitar novas inclusões e interações de variáveis a qualquer tempo. Segundo Gough e Waer (1996), as decisões referentes às questões ambientais requerem de seus decisores uma tomada de decisão mais coerente e comprometida com o atendimento de vários aspectos, tais como, defesa, economia e técnicas. Por isso, o grau de incerteza é uma das características frequentemente relacionada às decisões ambientais.

Considerando a quantidade de resíduos retirados dos igarapés da cidade de Manaus e o investimento das verbas públicas utilizado para este serviço, esta pesquisa tem como objetivo utilizar o geoprocessamento como uma ferramenta auxiliar na tomada de decisões, quanto ao planejamento de resíduos sólidos nos igarapés da área urbana de Manaus.

MATERIAIS E MÉTODOS

Área de estudo

O Estudo ocorreu na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, está localizada na microrregião

denominada Médio Amazonas, sua posição geográfica é de 03º 06’07” de latitude Sul e 60º 01’30” de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (398 Kb)   docx (735.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com