TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibra Óptica

Monografias: Fibra Óptica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

1 FIBRA ÓPTICA

1.1 Um pouco da história

Em 1870 o físico inglês Jonh Tyndall, demostrou o princípio de guiamento da luz através de uma experiência, utilizando um recipiente furado com água, um balde e uma fonte de luz, Jonh observou que o feixe de água que saia iluminando através do furo de recipiente, assim tivemos a primeira aparição de transmissão por luz.

Depois da descoberta do físico Jonh a fibra passou a ser usada quando surgiu o primeiro cabo submarino de fibra óptica intercontinental, começou a operar em 1988. Os cabos que cortam os oceanos do nosso planeta hoje têm a capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos, e tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação de vários comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits por segundo em um único par de fibra.

Em 1956 o termo Fibra Óptica foi empregado pela primeira vez, pelo Dr. N. S. Kapany que fazia parte de uma equipe do laboratório Bell (USA), Kapany e os doutores que faziam parte do laboratório Bell apresentaram os planos para a construção do primeiro laser a ser usado em sistemas de telecomunicação.

2 POR DENTRO DA FIBRA

Fibra óptica é composta por um filamento de vidro ou plástico com capacidade de transmitir luz, tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação. O vidro é mais utilizado porque absorve menos as ondas eletromagnéticas A luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão elevadíssimas, da ordem de 109 a 1010 bits por segundo, porem, essa velocidade de transmissão não foi alcançada pelas tecnologias existentes no mercado.

2.1 Funcionamentos

A infraestrutura em fibra necessita de equipamentos especiais que contenham um foto emissor, ou seja, um aparelho que transforme sinais elétricos em pulsos de luz, sendo assim, os pulsos de luz consegue representar valores binários que correspondem aos dados a serem transmitidos. A luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado, é lançado um feixe de luz na extremidade da fibra, a fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo e o revestimento. É no núcleo que passam os pulsos de luz.

3 CABOS SUBMARINOS

Cabos fibra óptica atravessam oceanos por meio de cabos submarinos, é preciso instalar um cabo com milhares de quilómetros de extensão sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas.

A partir dos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo fibra óptica intercontinental, tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Grande parte dos cabos que atravessam o oceano tem capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.

4 ALGUMAS VANTAGENS

 Dimensões Reduzidas.

 Capacidade para transportar grandes quantidades de informação.

 Segurança no sinal.

 Facilidade na instalação.

 Menos deterioração com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com